Ideias de Negócios

Como fazer brinquedos – Montar fábrica de brinquedos de madeira

Saiba como montar fábrica de  brinquedos de madeira lucrativa, gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo brinquedos, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de Brinquedos de Madeira

Ficha Técnica
Setor: Indústria (secundário).
Tipo de Negócio: Fabricação de Brinquedos de Madeira.

Brinquedos de madeira

Tão importante quanto o carinho e o alimento, as brincadeiras exercem poder excepcional sobre a educação de uma criança. Brincar é atividade essencial. É através dos brinquedos e orientações adequadas, que a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes do desenvolvimento sadio, tais como: motricidade ampla e fina, raciocínio lógico, percepção visual e tátil, socialização, comunicação e criatividade.

Com o auxílio de atividades lúdicas, a criança exterioriza seu pensamento e suas emoções construídos com base nas situações que vivencia, o que facilita a identificação de seus conflitos, satisfações e o seu estágio de desenvolvimento emocional, intelectual e psicomotor. Como instrumento maior dessa atividade, os brinquedos reinam absolutos no imaginário infantil. Com os brinquedos de madeira não poderia ser diferente. Na verdade, existem até aspectos que o valorizam mais que aos brinquedos convencionais.

Em função de sua durabilidade e exclusividade, esses brinquedos muitas vezes passam da categoria brinquedo a objetos cobiça de colecionadores.

Oportunidade – Fabricação de Brinquedos de Madeira

Brinquedo Madeira

O brinquedo que embala os sonhos de meninas do mundo todo não desfila sozinho na esteira das exportações. Junto com as bonecas estão os jogos que exploram temas ecológicos e brinquedos de madeira que retratam a cultura brasileira. “Nossos fabricantes têm competência para fazer brinquedos de excelente qualidade”, garante o presidente da Abrinq. Nem mesmo as exigências do mercado internacional para que os produtos sejam adaptados às normas técnicas de fabricação do país importador provocam embaraços à indústria brasileira. “Dá um pouco de trabalho, mas não atrapalha”, afirma Synésio Costa.

O Processo de fabricação

Na fabricação de brinquedos de madeira utiliza-se vários processos, como serramento, torneamento, planagem, furação, lixamento etc. Apesar de razoavelmente simples, cada uma dessas operações requer uma habilidade direta do operador pois não são máquinas de fácil operação. Além disso, existem alguns detalhes dos brinquedos que só poderão ser feitos com ferramentas manuais como: grosna, formão, lixa, serrote, arco de serra, plaina manual etc. Após a fabricação das peças é feita a montagem e fixação, operações que poderão ser executadas com parafusos auto-atarrachantes, pregos, cola líquida ou sólida especial para madeiras. Por último, efetua-se o lixamento (para retirada das rebarbas) e a pintura (quando necessária).

Matéria prima:

Madeira (pinho, eucalipto, compensado), Cola de Madeira, Verniz, Tinta para Madeira, folha de Lixa, Parafusos, Pregos.

Ferramentas:

Formão, Grosna, Serrote, Arco de Serra, Plaina Manual, Topia, Serra de Fita Vertical, Torno Horizontal, Bancada.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: Cada tipo de brinquedo ou peça dos brinquedos vai necessitar de um tipo de operação. Descrevemos a seguir algumas das operações básicas:

Fabricando peças planas

Para a fabricação de peças planas utiliza-se uma máquina- ferramenta conhecida popularmente como “topia”( Plaina para madeira) que consiste em uma ferramenta de corte rotativa que trabalha sob uma mesa metálica, a regulagem da altura definirá a profundidade do passo a ser dado. A madeira que empurrada manualmente passa sobre o corte e fica com o acabamento liso. Um exemplo prático para a utilização da plaina seria a base, as laterais e o teto de um caminhão de madeira.

Cortando chapas de madeiras

Para fazer cortes em chapas de madeira utiliza-se uma máquina conhecida como Serra de Fita vertical que consiste em duas polias sendo uma acionada que acionam uma lâmina de serra semelhante e coroa e a corrente da bicicleta sendo a corrente a serra e a coroa as polias. Exemplo da utilização da Serra de Fita: a lateral da cabine de um caminhão de madeira.

Fabricando peças cilíndricas – Brinquedos de madeira

Para fabricação de peças cilíndricas, utiliza-se máquinas e ferramentas muito utilizadas na indústria metalúrgica, conhecida como o torno horizontal, diferenciando-se apenas no tipo de material a ser torneado e o tipo de ferramenta. O torno horizontal realiza um movimento de rotação na peça a ser torneada que é cortada por uma ferramenta que avança lentamente retirando o material até a obtenção de um diâmetro desejado. Na fabricação de peças de madeira utiliza-se normalmente um torno manual ou seja o avanço da ferramenta é feito pelo operador que segura com a mão um formão especial apoiado sobre uma base fixa, o avanço deverá ser determinado pelo operador de forma que se consiga um bom índice de segurança. Exemplo de peças torneadas: rodas, eixos de caminhão, peão, etc.

Furando peças de madeira

Para furar peças de madeira pode-se utilizar dois tipos de máquinas. Arco de Pua ( um tipo de furadeira manual de rápido aperto e utilizada em furos de maior diâmetro e em furos com rebaixos etc.) Furadeira elétrica que poderá ser manual (furadeira comum) ou bancada (contêm uma coluna que sustenta o motor e proporciona uma maior força sobre a peça. Exemplo de peças com furação: peças fixadas por parafusos ou por pino de madeira.

Lixando e rebarbando – Brinquedos de madeira

A madeira por ser de baixa dureza tem uma propriedade que facilita muito na fabricação, ela pode ser facilmente lixada e para isso utiliza-se a lixadeira, consiste em duas polias e uma lixa em forma de correia que quando acionada realiza um movimento retílinio em relação a mesa. Para lixar a peça o operador deverá segurar a peça com auxílio de luvas para sua maior segurança e flexioná-las sobre a lixa até que se atinja o objetivo proposto. Exemplo: quase todas as peças planas e cantos arredondados são lixados.

OPERAÇÕES MANUAIS. Dentre elas existem as que requerem utilização de ferramentas tais como a grosa, o formão, folha de lixa, plaina manual e chave de fenda.

. GROSNA: Ferramenta parecida com a lima usada para dar acabamento em superfícies diversas.

. FORMÃO: Ferramenta parecida com a talhadeira usada para abrir rasgos diversos em furos e ou superfícies diversas.

. FOLHA DE LIXA: Lixa comum utilizada para regulamentação e alisamento de superfícies diversas.

. PLAINA MANUAL: Ferramenta utilizada para aplainar madeiras de porte menor e para chanfrar cantos vivos de tábuas e vigas etc.

. PINTURA DOS BRINQUEDOS DE MADEIRA: A pintura dos brinquedos será feita com tinta esmalte sintético (a mesma utilizada em pintura de portas, janelas de madeira etc). Para aplicar a tinta a peça deverá estar limpa e livre de pó (serragem) evitando assim que a tinta solte da madeira após a secagem.

PROCESSOS DE PINTURA: O processo de pintura variará de acordo com a produção e poderá ser

a) ARTESANAL: Consiste na aplicação da tinta manualmente com pincel ou rolo para pintura em espuma, além das técnicas de pintura em Silk Screen.

Esta última técnica, a de Silk Screen, é muito utilizada para pintura de letras e desenhos e é aplicada como nos processos de pintura de roupas, plásticos e madeiras. O princípio básico do processo de Silk caracteriza-se pela utilização de uma tela de nylon que contém o inverso do desenho tapado com uma solução especial conhecida como emulsão.

b) INDUSTRIAL: É semelhante ao da pintura automobilística. Baseia-se num compressor de ar que pulveriza a tinta e facilita a pintura homogeneizando o acabamento. Para realizar a pintura industrial utiliza-se uma máquina ferramenta conhecida como compressor de Ar (máquina que utiliza processo eletromecânico de armazenagem de ar em reservatório de aço). Nele, o ar quando liberado sai com pressão acima do normal. Para pintura pode-se usar o compressor comum “de borracheiro”.

Produtos – Brinquedos de madeira

Brinquedo de Madeira

Para fabricá-los, vários processos são utilizados, dentre eles o serramento, o torneamento, a planagem, a furação e o lixamento. A operação de cada um desses processos requer uma habilidade direta do operador, já que são executadas por equipamentos relativamente simples mas de difícil operação.

OPERAÇÕES DO PROCESSO. Cada parte do brinquedo ou peça dos brinquedos vai necessitar de um tipo de operação. Por exemplo:

NA FABRICAÇÃO DE PEÇAS PLANAS. Utiliza-se uma plaina para madeira (ferramenta conhecida popularmente como “topia”), que consiste num equipamento de corte, rotativo, que trabalha sob uma mesa metálica (onde a regulagem da altura definirá a profundidade do passo a ser dado). É na plaina que a madeira – empurrada manualmente sobre o corte – recebe o acabamento liso. Um exemplo prático para a utilização da plaina seria a base, as laterais e o teto de um caminhão de madeira.

.NA FABRICAÇÃO DE PEÇAS CILÍNDRICAS. Utilizam-se máquinas e ferramentas de uso frequente na indústria metalúrgica. Dentre elas podemos citar o torno horizontal, máquina que ao realizar um movimento de rotação na peça a ser torneada, corta-a através de uma ferramenta que avança lentamente retirando o material até a obtenção do diâmetro desejado. Na fabricação de peças de madeira utiliza-se normalmente um torno manual. Isto quer dizer que o avanço da ferramenta é controlado pelo operador, que deverá estar atento aos bons níveis de segurança. Exemplo de peças torneadas: rodas, eixos de caminhão, peão, etc.

NO CORTE DE CHAPAS DE MADEIRA. Utiliza-se uma máquina conhecida como serra de fita vertical que consiste em duas polias. Exemplo da utilização da Serra de Fita: a lateral da cabine de um caminhão de madeira.

NA FURAÇÃO DE PEÇAS DE MADEIRA. Nesta operação, pode-se utilizar dois tipos de máquinas:

a) Arco de Pua (tipo de furadeira manual de rápido aperto utilizada em furos de maior diâmetro e em furos com rebaixos etc.);

b) Furadeira elétrica que poderá ser manual (furadeira comum) ou de bancada (contêm uma coluna que sustenta o motor e proporciona uma maior força sobre a peça).
Exemplo de peças com furação: peças fixadas por parafusos ou por pino de madeira.

LIXAMENTO E REBARBAÇÃO. O fato de ser material de baixa dureza confere à madeira a propriedade de fácil manejo na fabricação de quaisquer produtos. Nessa operação em especial a madeira mostra-se bastante dócil e pode ser facilmente lixada utilizando-se a lixadeira. Exemplo: quase todas as peças planas e cantos arrendondados são lixados.

PINTURA DOS BONECOS DE MADEIRA. Realizada com tinta esmalte sintético (a mesma utilizada em pintura de esquadrias de madeira). Lembrando sempre que antes aplicar a tinta, deve-se verificar se a peça está limpa e livre de pó (serragem). Esse cuidado evita que a tinta solte da madeira após a secagem. Também é importante não aplicar quantidades excessivas de tinta, porque resultam em escorridos e rugas na pintura. Artesanalmente, a tinta pode ser aplicada com pincel ou rolo para pintura em espuma.

FERRAMENTAS.

GROSNA: Ferramenta parecida com a lima, a grosna é utilizada para dar acabamento a superfícies diversas.

FORMÃO: Ferramenta semelhante à talhadeira, o formão é empregado na abertura de rasgos diversos.

FOLHA DE LIXA: Lixa comum utilizada para regulamentação e alisamento de superfícies diversas.

PLAINA MANUAL: Ferramenta utilizada para aplainar madeiras de porte menor e para chanfrar cantos vivos de tábuas e vigas etc.

Somente através de experiências e cursos que o solicitante poderá realizar é que terá alguma noção da dificuldade ou não deste empreendimento. Cabe ao solicitante escolher qual das melhores técnicas irá realizar.

Armazenamento da madeira – Fabricação de Brinquedos de Madeira

A madeira usada na fabricação, normalmente já vem tratada para resistir ao calor e a umidade mas é aconselhável que no armazenamento esta seja protegida contra possíveis ações do tempo como rachaduras provocadas pelo sol, empenamento, formação de fungos e apodrecimento. Para fazer este armazenamento deve-se guardar as tábuas, vigotas e ripas no sentido horizontal em ambiente arejado e livre de umidade excessiva. Além das possíveis ações do tempo a também o risco do ataque de cupins.

OUTROS BRINQUEDOS E SUAS UTILIDADES.

QUEBRA-CABEÇA. As peças de cada quebra-cabeça podem seu usadas como gabaritos (colocando-os sobre uma folha de papel) para exercícios gráficos e exercícios de corte e colagem. Estimulam o desenvolvimento da percepção de formas e figuras.

BRINQUEDOS DE ALINHAVO. São aquelas peças com furos por onde a criança pode passar fios ou cordões.Estimulam a motricidade fina e movimentos prensores através da manipulação de cordões. A Borboleta, a Joaninha, o Peixe QC e o Roedor de Queijo podem ser utilizados como gabarito para riscar o contorno destas peças sobre uma folha de papel ou cartolina.

JOGOS CONSTRUTIVOS. São formados por blocos de madeira de tamanhos adequados aos movimentos prensores da criança. Permitem que a criança monte, desmonte, crie, construa e reconstrua seu brinquedo. Estimulam o desenvolvimento de habilidades motoras, a percepção e o raciocínio lógico. Alguns desses jogos são formados por blocos que, acoplados de forma tridimensional, compõem a própria embalagem em forma de mala.

JOGOS DE ARREMESSO. Consistem em figuras de madeira são envolvidas por argolas arremessadas pelo jogador. Os Jogos de Arremesso de Argolas e de Bolas estimulam o exercício de habilidades motoras, desenvolvem a memória visual, o espírito de competição e a recreação. Cada jogo mede aproximadamente 40 cm de altura e vem acompanhado de 2 argolas ou de 2 bolas para arremesso.

CASO DE SUCESSO.

CASQUINHA. A Artefatos de Madeira Casquinha Ltda. foi fundada em 1979 com o objetivo de produzir brinquedos que desenvolvessem na criança a coordenação viso-motora: noções de cor, forma, tamanho e espessura, proporcionando atividades lúdicas e educativas. Logo, passou a dedicar-se também à produção de material didático para motricidade ampla, motricidade fina, para alfabetização e para o aprendizado lógico-matemático. Assim, desenvolveu material para operações básicas, MMC, MDC, frações, potenciação, área, volume, produtos notáveis, entre outros. Com material estruturado em madeira, a empresa se empenha em oferecer produtos que possibilitem a aquisição do conhecimento através de situações concretas, de acordo com as necessidades didático-pedagógicas. Atualmente, a Casquinha está instalada em uma edificação de 800 m2, onde possui maquinário moderno para transformação de madeira, o que lhe permite um sistema operacional seriado, que atende à demanda de seus produtos.

Cursos para trabalhos em madeira:

ATELIÊ da Madeira
Cursos marcenaria profis./ hobby. Horário flexível.
Peça folheto. Fone: (0**11) 3872-0334/3865-8342

Curso de Marcenaria
Peça Folheto. Fone: (0**11) 261-7017

1. Fornecedores De Máquinas:
. LEO EM MADEIRA
Fax: (0**11) 838-2129

. CEMOT-PROJETOS DESENVOLVIMENTO

Endereços na Internet:

  • http://www.casquinha.cbj.net
  • http://www.leomadeiras.com.br
  • http://www.sfiec.org.br
  • http://www.iis.com.br/~ogbrinq
  • http://www.toys-n-things.com/index.htm
  • http://www.galaxymall.com/toys/wood
  • http://www.wood-n-toys.com/index.html
  • http://www.toysandjoys.com

 

Referências:
Sebrae, IBGE, DIEESE, IPT, Instituto Datafolha, Instituto IBOPE, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

One thought on “Como fazer brinquedos – Montar fábrica de brinquedos de madeira

  • Oiii boa tarde meu nome italo preciso fazer detalhes arredondados por fora na madeira queria uma ideia como modela um carrinho no caibro com detalhes por fora

Comentários estão fechados.