Ideias de Negócios

Como abrir seu próprio negócio sem cometer erros

Ganhe muito dinheiro abrindo seu próprio negócio com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais.

Como abrir seu próprio negócio

Com um pouco de inventividade, um investimento em geral pequeno, muito bom senso e trabalho duro, você poderá se juntar à classe dos empresários de sucesso dos dias de hoje.

O caminho para o sucesso empresarial não será fácil, mas você pode obter êxito como milhares de outras pessoas que abriram suas próprias empresas.

Com uma ideia comercializável, um pouco de sorte e trabalho físico, você pode ser proprietário de um negócio muito interessante, como aqueles ligados á área de catering, processamento de texto e datilografia, biscoitos caseiros, vendas de balões, imóveis, viagens, computadores, importações e exportações, cosméticos, locação de carros, processamento de informações, cópias e uma variedade de outras opções.

Vamos analisar como criar seu próprio negócio, etapa por etapa.

Como montar seu próprio negócio: Criando uma ideia comercial infalível e visando clientes em potencial

Pensar em uma ideia comercializável é o primeiro passo na direção do empreendimento. Todos os dias, alguém aparece com boas idéias comerciais. Pense em alguma coisa que lhe interessou ou em alguma coisa que você possa fazer bem. Exemplos;

  • Você tem facilidade de relacionar-se com o público? Em caso afirmativo, abra uma firma de relações públicas.
  • Você tem facilidade para redigir currículos? Porque não abre um serviço de elaboração de currículos?
  • Se você sabe coordenar e planejar conferências, abra uma firma de consultoria e planejamento de conferências.
  • Se você é um excelente angariador de fundos, então abra uma empresa de consultoria na área de angariação de fundos.
  • Você sabe como obter sucesso na mudança de carreira? Então mostre às pessoas como fazer isso, em sua própria empresa de consultoria profissional.

O ideal é abrir um negócio de aceitação no mercado, que incorpore alguma coisa que você goste ou saiba fazer bem.

Você acha que a sua ideia é boa e será bem aceita; mas o público, o que acha dela? É hora de descobrir isso fazendo uma pesquisa de mercado. Se você tiver dinheiro, poderá contratar uma empresa especializada. No entanto, a maioria dos empresários em início de carreira não pode se dar ao luxo de contratar serviços de outras firmas e devem eles mesmo fazer o trabalho. Isto pode ser conseguido através de questionários enviados em sistema de mala-direta ou testando-se o produto através da internet ou colocação de anúncios em jornais ou revistas. Por exemplo, você pode colocar um pequeno anúncio no seu jornal de bairro e medir a resposta, ou pode ir de porta em porta colhendo opiniões ou então fazendo entrevistas em centros comerciais para determinar as preferências dos consumidores. Muitos empresários iniciantes tiveram sucesso com esse método.

Independente do método que você usar, não se esqueça de fazer algum tipo de pesquisa de mercado. Isto lhe poupará tempo e dinheiro.

Administrando seu próprio negócio

Depois que você tiver a sua empresa, certifique-se de ter a competência administrativa necessária para mantê-la forte e viva. Muitas empresas falem por causa da incapacidade de seus proprietários de tocar um negócio.

Para ajudar, familiarize-se com os procedimentos básicos de contabilidade, ordens de compra, inventários, manutenção de registros rotatividade de estoque, acúmulo de estoque, remarcações, balanços, lucros e perdas, ou então obtenha a assistência de um contador.

Faça nas escolas ou universidades locais, cursos comerciais nas áreas de contabilidade, administração comercial, vendas, legislação, etc.

Habilidades necessárias para ser um empresário de sucesso

  • Comunicar-se bem oralmente e por escrito;
  • Administrar a empresa;
  • Conhecer o negócio, o produto e o mercado;
  • Vender;
  • Supervisionar pessoas;
  • Delegar responsabilidade;
  • Organizar;
  • Administrar o tempo;
  • Executar procedimentos básicos de contabilidade;
  • Estabelecer prioridades;
  • Ser um bom administrador;
  • Analisar;
  • Avaliar situações;
  • Tomar decisões sólidas;
  • Solucionar problemas;
  • Detectar problemas;
  • Manter registros;
  • Persuadir;
  • Lidar com reclamações;
  • Fazer trabalho detalhado;
  • Ser imaginativo;
  • Ter visão;
  • Elaborar propostas;
  • Entrevistar;
  • Lidar com pressão;
  • Trabalhar durante longas horas;
  • Negociar.

Informações adicionais

Depois que estiver escolhido o tipo de atividade com que vai trabalhar, você precisará tomar outras importantes decisões:

  • Vai trabalhar sozinho?
  • Vai ter algum sócio?
  • Vai pagar algumas pessoas para trabalhar com você?
  • Vai criar uma empresa domiciliar?

Há vantagens e desvantagens em trabalhar sozinho. Leve-as em consideração antes de se decidir.

Vantagens de trabalhar sozinho

  • Os lucros serão todos seus;
  • Você poderá fazer alterações na sua atividade, sem depender de ninguém;
  • Você poderá empregar quem desejar;
  • Você poderá expandir ou reduzir os seus negócios a vontade;
  • Você poderá tomar decisões imediatas, sem ter de esperar por reuniões.

Desvantagens de trabalhar sozinho

  • Você terá de conseguir todo capital inicial;
  • Se você ficar impedido de trabalhar, todo o negócio parará;
  • Em caso de prejuízo, ele será totalmente seu;
  • Você terá de executar e controlar muitas atividades diferentes, tais como: levantar dinheiro em banco, fazer pagamentos, fazer encomendas, solicitar demonstrações, verificar preços, cuidar de escrituras, etc.

Sites afins

Sebrae Nacional: Sebrae
Tenha seu Próprio Negócio Nextel:
Abra uma Franquia‎: http://www.midiapane.com.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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