Criatividade e inovação conectam e se somam
Criatividade e inovação são dois ingredientes fantásticos para o empreendedor que possibilitam a transformação da realidade. Juntas elas simbolizam olhares que se cruzam e agregam valor, seja para a vida pessoal ou para os negócios.
John Howkins, autor e pesquisador inglês de economia criativa, falou algo interessante sobre o tema em uma entrevista para a Revista Época Negócios…
Para ele, um dos desafios para o desenvolvimento de ideias e negócios no Brasil vai muito além de problemas como gestão e finanças.
A falha em enxergar a conexão entre criatividade e inovação pode desencadear dificuldades para alcançar melhores resultados.
“Criatividade é uma ferramenta de sobrevivência”, comenta o autor. Mas afinal, como é isso na prática?
Talvez agora seja o momento ideal de conhecer alguns conceitos e aplicá-los para alcançar melhores resultados em seus projetos!
Entenda nas próximas linhas como a criatividade e inovação, juntas, são olhares que se conectam e se somam.
Os processos criativos
Ao longo da história, diversos pesquisadores vêm trabalhando a questão da criatividade e inovação como ferramentas de desenvolvimento humano.
A criatividade pode ser definida como uma competência para formular novas soluções a um problema específico.
Inovação se refere ao processo em que uma nova ideia é adotada para solucionar determinado problema.
Dessa forma, uma ideia é gerada a partir da criatividade, mas para concretizar essa ideia você precisa da inovação. Ou seja: o homem cria e a empresa inova.
De modo geral, os processos criativos são pessoais e intransferíveis. De acordo com Fernando Viana, presidente da Fundação Brasil Criativo, a criatividade humana é um talento que não pode ser transferido para outras pessoas.
E de acordo com Joseph Schumpeter, um importante economista e cientista político austríaco, existem 5 diferentes perspectivas de inovação, que são:
- Novos produtos;
- Novos métodos para produzir;
- Novas fontes para matéria-prima;
- Exploração de novos mercados;
- Novas maneiras de organizar as empresas.
Para conectar criatividade e inovação, você pode usar de alguns conceitos interessantes, como o yin-yang e o pensamento lateral. Confira-os a seguir:
Processos divergentes e convergentes
Com origem no taoísmo, o yin-yang apresenta duas forças fundamentais existentes em todas as coisas, as quais são opostas e se complementam.
Yin significa a intuição, a criatividade, enquanto Yang está relacionado a parte intelectual, racional.
Nesta concepção, o processo criativo é formado por essas duas forças: o Yin (pensamento divergente) e o Yan (pensamento convergente).
Ao passo que o Yin cria e explora novas ideias, o Yang avalia e identifica as ideias mais promissoras.
Essa é uma linha de raciocínio que segmenta a criatividade e inovação em duas fases que se completam e são decisivas para os bons resultados.
Pensamento Lateral
Edward de Bono, psicólogo e escritor, criou o pensamento lateral em 1967. Este conceito se refere a resolução de problemas a partir de uma abordagem criativa e indireta, utilizando uma base lógica.
Desse modo, o pensamento lateral busca a geração de ideias diferentes para quebrar os pensamentos críticos da rotina, focando em novas ideias e ampliando as antigas.
Assim é possível ver o que é realmente relevante e somar valor frente aos desafios e problemas com novas ideias.
Ambos os conceitos de pensamento lateral e yin-yang colaboram para o desenvolvimento da criatividade e inovação, na esfera de resolução de problemas e criação de novas oportunidades.
Além deles, você pode criar e inovar sob a ótica de uma metodologia interessante descrita abaixo!
Criatividade e inovação como parte de um legado
“Se você pode sonhar, você pode fazer.” Walt Disney
Walt Disney (1901 – 1966) foi um homem que entendeu como a criatividade e inovação eram olhares que se conectavam e somavam bons frutos em seu tempo.
Afinal, foi o pioneiro no ramo de animações, símbolo da cultura popular e deixou um vasto legado de entretenimento no mundo, bem como uma estratégia para desenvolver a criatividade.
Estratégica Disney
A metodologia Disney organiza o processo criativo em três perspectivas distintas: sonhador, realista e crítico.
O sonhador é aquele que concebe novas ideias, o realista transforma as ideias em algo concreto e o crítico avalia os efeitos alcançados, filtrando o propósito final.
A criatividade é utilizada em todas essas perspectivas, seja para conceber uma ideia, transformá-la em realidade ou avaliar os resultados obtidos com ela.
A estratégica do ciclo
A metodologia Disney é pensada tecnicamente para ser um ciclo. Após o 3º passo (crítico), deve-se voltar ao 2º (realista) para revisar os seus planos.
Se encontrar muitas dificuldades que te afastem do seu sonho, volte ao 1º passo (sonhador) e inicie novamente o processo.
Esse exercício acompanha alguns insights trabalhados na PNL programação nerolinguística . Tal ferramenta desempenha um papel importante no desenvolvimento da criatividade e inovação, facilitando as tomadas de decisões e a superação de limitações pessoais.
Inserir como proposta de ferramenta, o Mapa Mental
Criatividade e inovação são olhares que quando se conectam, se somam e o resultado tende a ser positivo.
Portanto, procure investir nessas ferramentas de forma conjunta para alavancar as suas ideias, projetos e negócios!
JORGE CABRAL Administrador (CRA 2166-01), Palestrante, Educador, Empreendedor, Estrategista, Coach (comportamental, executivo e de carreira), Mestre pela UFPE, Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Docência Universitária, Master Practitioner em PNL AV*NLP/EUA. Possui mais de 30 anos de experiência em Gestão, Estratégia, Liderança e Educação. Conselheiro Efetivo e Diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração de Sergipe. |