Sebrae
Nesta luta pela independência profissional e financeira, especialmente para quem foi afetado pela crise econômica, perdeu o emprego e pretende abrir o próprio negócio, é preciso se dedicar ao planejamento correto. Durante esta jornada, uma das melhores fontes de informação é o SEBRAE.
O SEBRAE é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ele é uma entidade privada que contribui para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável de pequenos e médios empreendimentos, onde se enquadram empreendimentos com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.
O papel e a importância do SEBRAE
No mercado há mais de 40 anos, suas ações se concentram no fortalecimento do empreendedorismo e em projetos que permitem a aceleração da formatização da encomia.
Suas ações são desenvolvidas muitas vezes com a ajuda de parcerias aliadas a setores públicos e privados, programas de facilitação do acesso ao crédito, projetos de incentivo à inovação, programas de capacitação, rodadas de negócios e estímulo o associativismo.
Todas estas soluções ofertadas pelo SEBRAE atendem tanto a empreendedores iniciantes quanto a pequenas e médias empresas que já estão em funcionamento e buscam reposicionamento no mercado ou aprimoramento do seu modelo de negócios.
Formação e cursos do Sebrae
Uma das formas de disponibilizar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de empreendedores e o sucesso de negócios é através dos programas de cursos do SEBRAE. A instituição possui um acervo gratuito e online para ajudar na formação de empresários de sucesso.
Há cursos e materiais didáticos direcionados para cada fase do desenvolvimento de negócios, que compreendem: Os cursos online (EAD); dicas para quem deseja se tornar um MEI (Micro empreendedor Individual); Serviços de consultorias para quem pretende alavancar um negócio já em desenvolvimento; dicas para a criação e planejamento de uma franquia, além de um apanhado geral de temas interessantes para pequenos negócios.
Os interessados em começar a experiência empreendedora, se tornando um empresário após o desemprego, podem começar a se especializar pelos cursos do SEBRAE começando por opções como:
- Aprender a empreender;
- Análise e Planejamento Financeiro;
- SEI Planejar;
- Kart 11 habilidades (vendas);
- Conquistar, encantar e surpreender clientes;
- Gestão da Qualidade: Visão Estratégica;
- Compras Governamentais.
Estas formações online estão disponíveis neste link e são uma ótima forma de começar planejando um negócio com segurança e eficiência, minimizando as chances de erro e de fracasso.
Dicas de links do portal SEBRAE
Além da formação com os cursos à distância fornecidos pelo portal SEBRAE, também é possível acessar a diversos outros serviços dinâmicos e úteis como:
77 opções de cursos – Formações para auxiliar em todas as fases de desenvolvimento dos negócios, de forma rápida e prática, acessível pela internet.
Programa com 6 dicas educacionais – Material explicativo que auxilia desde a descoberta do perfil empreendedor, até a efetivação de planejamentos profissionais e consistentes sobre as principais dúvidas dos empreendedores iniciantes.
1 Minicurso – Material exclusivo, desenvolvido com uma relação de dicas importantes para aplicação no dia a dia do negócio. Este material oferece bons produtos e serviços, com o propósito de superar as expectativas dos clientes.
9 oficinas pelo celular – Oficinas didáticas e dinâmicas com dicas sobre os principais pontos de desenvolvimento de um negócio, que compreende pontos como o planejamento, estruturação de vendas, desenvolvimento de parcerias, controle financeiro, formação de preços, desenvolvimento de negócios, entre outros.
7 jogos dinâmicos ligados ao empreendedorismo – Um aprendizado em formato de jogos que auxilia empresários iniciantes ou já em atuação a aprimorar habilidades pessoais, profissionais, conhecimento sobre o cliente e realização de pesquisa de mercado.
Vídeos explicativos – Vídeos com dicas de especialistas para auxiliar na melhora da gestão financeira e no alcance do ponto de equilíbrio.