Empreendedorismo

Marketing Pessoal

Não podemos falar do marketing pessoal sem antes entender o marketing. Você já parou para pensar de que forma propagandas funcionam? É uma fórmula bem reconhecível.

Você recebe um estímulo – seja ele visual ou não – e conhece o produto vendido através daquela perspectiva. Ou seja, não importa qual seja o produto, ele vai ser apresentado a você da melhor maneira possível e, por isso, você vai se sentir inclinado a comprá-lo. Isso é publicidade, mas, mais do que isso, as grandes marcas seguem toda uma estratégia de ação que pode durar anos, com a intenção de gravar o nome delas na mente do consumidor e se tornar referência em mais de um setor. Isso, caros leitores, é marketing.

O que você talvez não saiba é que esse processo não é restrito a objetos. Qualquer pessoa pode adaptar esses passos para o que chamamos de marketing pessoal: uma série de ações organizadas e planejadas para tornar a sua imagem tão atraente quanto o daquela marca que não falta na sua casa. Claro que algumas diferenças básicas existem para que você não se venda como um produto e sim como uma pessoa produtiva, de qualidade, profissional e criativa. Não é tão simples chegar a essa ponto, mas acredite, você pode acabar tornando sua imagem melhor do que você jamais imaginou.

Marketing pessoal e profissional

É claro que você já imagina porque é uma boa ideia criar um marketing pessoal – além disso, o marketing pessoal e profissional se complementam para dar mais motivos ainda. Qualquer líder ou empreendedor que você pensar agora (qualquer um mesmo) teve sua cota de marketing pessoal para chegar onde chegou. É de uma importância – e sutileza! – enorme conseguir ser notado sem se tornar prepotente, e as pessoas notam isso.

Lembre-se que ao pensar no que é marketing pessoal, você também deve pensar em uma marca pessoal; e essa vai muito além do seu nome e aparência. Suas ações, por menores que sejam, fazem parte do pacote, e não é só em entrevistas de emprego ou lugares formais. Até o que você posta em redes sociais e fala com conhecidos pode e vai ser atribuído à sua imagem, o que te dá uma variedade enorme de formas com que o seu público irá te notar.

Desde que, claro, você tome cuidado para não atrair atenção negativa. Não coloque tudo a perder sendo agressivo desnecessariamente, atacando alguém que pode vir a ser necessário na sua carreira ou fazendo qualquer besteira em escala viral. O seu marketing pessoal e profissional se constrói lentamente, mas tem resultados permanentes.

Curso de marketing pessoal

Para chegar ao nível mais funcional desse processo, é recomendável que você faça um curso de marketing pessoal. Existem diversos formatos de curso atualmente, você pode procurar por marketing pessoal pdf e nem precisará sair de casa. E não digo isso como publicidade! Um curso de marketing pessoal ajuda, e muito, na hora de definir seu público alvo, de planejar suas ações, de ressaltar suas qualidades, de usar ferramentas on e offlines e de criar um networking (uma rede de contatos úteis).

Por mais que você tenha uma ideia do que quer passar, pode ser difícil saber como. Aproveite quem sabe sobre o assunto e faça com que seu marketing pessoal empurre sua vida e carreira para frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *