Branding
No mundo moderno as empresas são reconhecidas pelos produtos que criam e vendem, pela contribuição que geram e pela marca que desenvolvem. Essa marca, para quem trabalha com marketing tem um sentido amplo e é designada como branding.
Mas afinal, o que é branding? Branding é marca de uma empresa perante um mercado específico. Com ela a empresa desenvolve sua reputação e cria uma identidade para conversar com seus mais diversos públicos.
O consumidor escolhe, sob parâmetros sociais, psicológicos e emocionais as marcas que irá utilizar e assim se reconhecem como integrantes de um círculo social. O branding marketing é a utilização da marca como ferramenta de marketing para criar reputação, aumentar as vendas e instigar o consumidor a escolher determinada marca em proveito de outras.
Quando nos perguntamos o que é branding, devemos ir um pouco além e pensar na estrutura de marketing desenvolvida pelas empresas. Um setor primordial de uma empresa é o marketing, ele guia as ações da empresa e estrutura diversas áreas.
Dentre as estratégias de uma empresa o setor de marketing cuida das estratégias de branding, de produto, de relacionamento e outras. O branding cuida de uma parte essencial da organização, sua reputação e presença, e com ele desenvolve ações de relacionamento com o mercado e consumidores.
Os estudos em branding vão além, hoje já existem cursos específicos sobre está área e profissionais que trabalham unicamente com a marca da organização. Muitas destas ações são institucionais, referentes à forma como a empresa quer ser reconhecida e se perpetuar no mercado.
Para quem estuda marketing, o branding é uma estratégia que está atrelada ao posicionamento da marca e vem perpetuar a identidade organizacional para o público interno e externo.
Estratégias de brading vão de ações em redes sociais, criando uma brand persona para ser a voz e a identidade da empresa perante seus públicos, até presença em eventos, parcerias estratégicas e relacionamento com fornecedores.
A forma como a empresa será reconhecida depende da forma como ela decide se comunicar com o mercado e seu público-alvo. Para isso é essencial estudar branding e compreender a importância de ações estruturadas para fortalecer o valor da marca e posicioná-la frente aos concorrentes.
Ações estratégicas de branding trabalham com contenção de crises de imagem, assessoria de imprensa, relacionamento com parceiros para fortificar relacionamento. Outras importantes estratégias de comunicação estão atreladas a identidade visual da marca, que deve ter uma presença e significação que firme na mente do consumidor a marca desejada.
Ações que apenas comunicam promoções, produtos ou uma empresa sem que tenham continuidade e posicionamento não podem ser ditas de branding.
Agora se você imagina que branding é algo simples de ser realizado e construído, está enganado. Para o marketing criar uma identidade que represente a empresa e sua cultura organizacional e que construa no imaginário do consumidor a marca que a empresa desenvolve é algo difícil de ser realizado.
Tanto que diversas empresas que estão há anos no mercado ainda não tem marcas fortes e consumidores fiéis, apenas permanecem por preço ou produtos específicos.
O que não quer dizer que não trabalham o branding, mas o trabalham aliado a outros pontos do marketing, como produto ou promoção e não como formação de marca.
Quem deseja estudar mais sobre branding ou criar sua empresa, precisa ter em mente que branding é construído diariamente na forma como sua empresa se relaciona, se comunica e se apresenta para os mais diversos públicos. As marcas são construídas ao longo do tempo, mas necessitam de continuidade e posicionamento para serem compreendidas e desejas.