Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de ensino fundamental, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série
- Jornada de trabalho: 31h
- Piso salarial: R$1.308,03
- Salário médio: R$1.842,30
- Maior salário: R$2.784,13
- Salário hora: R$12,01
- Código da Profissão: CBO 2312
Atribuições do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série
Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas; efetuam registros burocráticos e pedagógicos; participam na elaboração do projeto pedagógico; planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas; organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.
Formação e experiência Professor de nível superior do ensino fundamental 1ª a 4ª série
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Código internacional CIUO88
2332 – Maestros de nivel superior de la enseñanza preescolar
2359 – Otros profesionales de la enseñanza, no clasificados bajo otros epígrafes
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
MINISTRAR AULAS
1 – Relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
2 – Orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
3 – Orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
4 – Orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
5 – Orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
6 – Iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
7 – Orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
8 – Orientar o aluno para atitudes de convívio social;
9 – Convencionar regras de convivência;
10 – Propor situações-problema aos alunos;
11 – Propor atividades de comunicação oral ao aluno;
12 – Empregar atividades de recuperação paralela;
13 – Discutir o conteúdo científico com os alunos;
14 – Adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
15 – Propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (DST);
16 – Trabalhar conceitos de família e cidadania;
17 – Propor trabalhos e atividades;
18 – Trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
19 – Discutir conceitos de religiosidade;
20 – Monitorar trabalhos em grupo;
21 – Relacionar os conteúdos aos temas transversais;
22 – Expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
23 – Propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
PREPARAR AULAS
1 – Definir metodologias de ensino;
2 – Criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
3 – Determinar objetivo da aula;
4 – Selecionar material didático;
5 – Criar material didático;
6 – Pesquisar material didático e paradidático;
7 – Analisar material didático e paradidático;
8 – Produzir material didático;
9 – Criar atividade paralela de reforço;
10 – Revisar conteúdos;
11 – Listar fontes de pesquisa para o aluno;
12 – Explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
EFETUAR REGISTROS BUROCRÁTICOS PEDAGÓGICOS
1 – Preencher fichas descritivas;
2 – Registrar conteúdos e atividades ministrados;
3 – Anotar ocorrências anômalas;
4 – Redigir relatório sobre alunos com problemas;
5 – Registrar frequência dos alunos;
6 – Registrar aulas previstas e dadas;
7 – Registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
8 – Registrar conceitos e notas dos alunos;
9 – Relatar evasão escolar;
PARTICIPAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
1 – Sugerir objetivos gerais e específicos;
2 – Opinar sobre propostas pedagógicas;
3 – Sugerir metodologias de ensino;
4 – Definir estratégias de ensino;
5 – Definir temas transversais e interdisciplinares;
6 – Caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
7 – Sugerir formas para qualificação do docente;
8 – Amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
9 – Sugerir projetos para a comunidade escolar;
10 – Integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
PLANEJAR O CURSO DE ACORDO COM AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS
1 – Estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
2 – Ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
3 – Ajustar planejamento à classe;
4 – Estabelecer conteúdos mínimos por série;
5 – Planejar as atividades periódicas da área;
6 – Estabelecer cronograma de atividades;
7 – Estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
AVALIAR OS ALUNOS
1 – Acompanhar trabalho diário do aluno;
2 – Levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
3 – Acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
4 – Fixar objetivos de avaliação;
5 – Corrigir trabalhos dos alunos;
6 – Aplicar instrumentos diversos de avaliação;
7 – Avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
8 – Atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
9 – Refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
10 – Acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
11 – Aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno;
12 – Definir critérios de avaliação;
13 – Estabelecer estratégias de avaliação;
14 – Acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
ATUAR EM REUNIÕES ADMINISTRATIVAS E PEDAGÓGICAS
1 – Escolher temas para reuniões;
2 – Programar pauta das reuniões;
3 – Atuar em reuniões periódicas de planejamento;
4 – Atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
5 – Atuar em reuniões de pais;
6 – Atuar em reuniões de professores;
ORGANIZAR EVENTOS E ATIVIDADES SOCIAIS, CULTURAIS E PEDAGÓGICAS
1 – Organizar visitas a espaços culturais;
2 – Instruir os alunos para participar dos eventos;
3 – Traçar os objetivos dos eventos;
4 – Preparar roteiro de observação para os alunos;
5 – Formar grupos para atuação nos eventos;
6 – Preparar instrumentos para registro do evento;
7 – Solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
8 – Organizar palestras;
9 – Solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
10 – Preparar o cronograma dos eventos;
COMUNICAR-SE
1 – Conversar com os pais dos alunos;
2 – Interagir com a comunidade escolar;
3 – Dialogar com os alunos;
4 – Comunicar-se com diferentes faixas etárias;
5 – Contatar instituições para viabilização de atividades;
6 – Apresentar relatórios às autoridades competentes;
7 – Divulgar os eventos da escola;
8 – Divulgar a produção da escola na comunidade;
9 – Divulgar os trabalhos dos alunos;
10 – Expressar-se em vários níveis de linguagem;
11 – Notificar os pais sobre a situação dos alunos;
12 – Trocar experiências com os pares e especialistas;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Manter vínculos afetivos com os alunos;
2 – Dominar a modalidade escrita da língua;
3 – Proceder com clareza;
4 – Proceder com criatividade;
5 – Consultar legislação educacional;
6 – Apresentar capacidade de trabalho em equipe;
7 – Proceder com ética e moral;
8 – Exercer autoridade com critério;
9 – Atualizar-se;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Transparência;
- Sulfite;
- Aquário vivo;
- Visitas (museus, teatros, cinema, música etc.);
- Ábaco (ou soroban);
- Dicionário;
- Retroprojetor;
- Esquadro, compasso;
- Bolas;
- Boletins informativos;
- Sala;
- Jogos diversos (regras e socialização);
- Bambolês;
- Computador para uso do professor;
- Balanças;
- Canetas, lápis, lápis de cor, giz de cera, régua;
- Fita adesiva, fita crepe;
- Atividades fotocopiadas ou mimeografadas;
- Lousa;
- Murais nos corredores, na classe;
- Caixas e embalagens diversas;
- Biblioteca geral;
- Papel hectográfico;
- Softwares educativos (laboratório de informática);
- Multimídia (telão);
- Material natural (folhas, flores etc.);
- Bula;
- Laboratório de ciências, microscópio;
- Materiais de artes plásticas (massa, argila etc.);
- Livros didáticos e paradidáticos;
- CD e fitas de música (rádio), VHS e cassete;
- Bastões;
- Biblioteca de classe – livros paradidáticos;
- Materiais de escritório;
- Cartolina, papel crepon, papel colorido, papel;
- Projetor de slides;
- Horta (ciência);
- Parque;
- Giz;
- Mesa;
- Cola e tesoura;
- Cadeiras;
- Jogos recreativos didáticos;
- Carteiras;
- Filmadora;
- Material de madeira;
- Mimeográfo;
- Fotocopiadora;
- Internet e intranet;
- Revistas, jornais e encartes de publicação;
- Material emborrachado;
- Instrumentos musicais (percussão, teclado, violão);
- Material de sucata;
- Palitos de madeira;
- TV, vídeo;
- Corda;
- Mapas, globo;
- Cadernos, cadernos pautados;
- Calculadora;
- Fogão, espiriteira;
- Materiais didáticos (material dourado, cusiner);
- Trena , metro;
- Microfones;
- Pastas diversas;
- Obras de arte, pinturas;
- Tatame;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) – Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série);
- Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) – Professor das séries iniciais, Professor dos ciclos iniciais (ensino fundamental);
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp
Fonte: Ministério do Trabalho