Professor de inglês – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor de inglês, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de inglês, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de língua, literatura e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor de inglês:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor de inglês
- Jornada de trabalho: 32h
- Piso salarial: R$1.745,88
- Salário médio: R$2.458,99
- Maior salário: R$3.716,09
- Salário hora: R$15,53
- Código da Profissão: CBO 234616
Atribuições do cargo do Professor de inglês
Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura; orientam alunos; realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional; organizam a produção do conhecimento na área; divulgam conhecimentos científicos; prestam assessoria e consultoria.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por concurso.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho; desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno; o exercício do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior
Nota
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá-los, considerar as atividades principais.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
MINISTRAR AULAS, CURSOS, SEMINÁRIOS NAS ÁREAS DE LÍNGUA, LINGÜÍSTICA E LITERATURA
1 – Definir conteúdos programáticos;
2 – Selecionar textos para estudo;
3 – Promover o estudo de textos;
4 – Selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
5 – Elaborar material didático e paradidático;
6 – Programar atividades de laboratório de língua e informática;
7 – Programar o uso de equipamentos de apoio;
8 – Programar atividades de pesquisa;
9 – Realizar atualização bibliográfica;
10 – Atualizar conteúdos programáticos;
11 – Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
12 – Promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
13 – Discutir questões sociais e culturais, em classe;
14 – Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
15 – Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
16 – Promover estudos inter e transdisciplinares;
17 – Promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
18 – Ministrar cursos de ensino à distância;
REALIZAR PESQUISAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA, LINGÜÍSTICA E LITERATURA
1 – Elaborar projetos;
2 – Realizar levantamento bibliográfico;
3 – Montar equipe de pesquisa;
4 – Prever recursos financeiros para pesquisa;
5 – Coletar dados e materiais para pesquisa;
6 – Analisar dados e materiais de pesquisa;
7 – Realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
8 – Elaborar relatórios e monografias;
9 – Escrever textos relacionados à pesquisa;
10 – Apresentar trabalhos em congressos científicos;
11 – Publicar trabalhos;
12 – Desenvolver metodologias científicas de trabalho;
13 – Realizar estudos interdisciplinares;
14 – Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
15 – Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
16 – Analisar princípios metodológicos da área;
ORIENTAR ALUNOS
1 – Dar atendimento individual aos alunos;
2 – Orientar trabalhos de conclusão de curso – TCC;
3 – Orientar trabalhos de monitoria;
4 – Orientar trabalhos de iniciação científica;
5 – Orientar trabalhos de especialização;
6 – Orientar dissertações de mestrado;
7 – Orientar teses de doutorado;
8 – Indicar bibliografia;
9 – Supervisionar estágios;
10 – Orientar alunos na apresentação de trabalhos;
REALIZAR ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
1 – Avaliar as necessidades dos alunos;
2 – Estabelecer critérios de avaliação;
3 – Preparar instrumentos de avaliação;
4 – Avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
5 – Avaliar a produção escrita de alunos;
6 – Avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
7 – Discutir resultados da produção discente;
8 – Avaliar grade curricular;
9 – Avaliar o projeto pedagógico do curso;
10 – Avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
11 – Avaliar exame nacional de cursos;
12 – Realizar auto-avaliação;
13 – Participar de bancas examinadoras (TCC, ME, DO et);
14 – Participar de júri de premiação acadêmica e científica;
15 – Participar de júri de premiação cultural;
REALIZAR ATIVIDADES DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
1 – Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
2 – Elaborar dissertação de mestrado;
3 – Elaborar tese de doutorado;
4 – Desenvolver atividades de pós-doutorado;
5 – Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
6 – Realizar discussões teórico-metodológicas;
7 – Participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
8 – Estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
9 – Estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
10 – Participar de discussões sobre a área, pela Internet;
REALIZAR ATIVIDADES PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVAS
1 – Estruturar projetos pedagógicos na área;
2 – Discutir propostas curriculares;
3 – Planejar e implementar grades curriculares;
4 – Preparar programas de cursos;
5 – Distribuir disciplinas;
6 – Organizar horários, cronogramas, etc;
7 – Exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
8 – Representar os pares em comissões externas à instituição;
9 – Participar de colegiados;
10 – Participar da organização de bancas examinadoras;
11 – Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
12 – Planejar orçamento;
13 – Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
14 – Participar da elaboração de propostas curriculares;
15 – Elaborar e implementar projetos de extensão;
ORGANIZAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA
1 – Realizar atividades de editoração;
2 – Traduzir textos;
3 – Organizar edições críticas;
4 – Organizar e editar publicações científicas;
5 – Elaborar livros didáticos de língua e literatura;
6 – Organizar edições didáticas de obras literárias;
7 – Organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
8 – Elaborar glossários;
9 – Elaborar dicionários;
10 – Organizar antologias;
11 – Elaborar notas e resenhas sobre livros;
12 – Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
13 – Elaborar críticas literárias;
14 – Escrever verbetes;
15 – Organizar edições diplomáticas;
16 – Organizar atlas linguísticos;
DIVULGAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
1 – Organizar eventos científicos e culturais;
2 – Promover intercâmbios científicos e culturais;
3 – Realizar palestras, conferências, etc;
4 – Organizar concursos literários;
5 – Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
6 – Disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
7 – Divulgar a produção discente;
8 – Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ONGS etc;
9 – Publicar traduções de textos;
PRESTAR ASSESSORIA E CONSULTORIA
1 – Prestar assessoria a instituições de ensino;
2 – Prestar assessoria a órgãos públicos;
3 – Prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
4 – Elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
5 – Elaborar pareceres para publicações científicas;
6 – Elaborar pareceres para editoras;
7 – Sugerir traduções, publicações, et, para editoras;
8 – Realizar revisão de textos e traduções;
9 – Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
10 – Elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc);
11 – Elaborar exames de proficiência em línguas;
12 – Participar da correção de exames;
13 – Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ONGS, etc.;
14 – Analisar processos de comunicação em instituições;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
2 – Demonstrar capacidade de reflexão;
3 – Relacionar teoria e prática;
4 – Demonstrar capacidade de análise e síntese;
5 – Articular conhecimento de diferentes áreas;
6 – Estimular senso crítico dos alunos;
7 – Demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
8 – Analisar a inter-relação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
9 – Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
10 – Demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
11 – Trabalhar em equipe;
12 – Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
13 – Atualizar-se na carreira acadêmica;
14 – Demonstrar capacidade de liderança;
15 – Proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Livros especializados;
- Revistas especializadas;
- Livros didáticos;
- Revistas;
- Gravador;
- Compact Discs (CD);
- CD-ROM;
- Impressora;
- Publicações científicas;
- Mapas;
- Cartões ilustrativos;
- Equipamentos de informática;
- Material de escritório;
- Equipamento multimídia;
- Atlas linguístico;
- Projetor de slides;
- Equipamento audiovisual;
- Transparências;
- Dicionários;
- Fitas de vídeo;
- Fitas cassetes;
- Jornais;
- Retroprojetor;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor de língua alemã – Professor de alemão;
- Professor de língua italiana – Professor de italiano;
- Professor de língua francesa – Professor de francês;
- Professor de língua inglesa – Professor de inglês;
- Professor de língua espanhola – Professor de espanhol;
- Professor de língua portuguesa – Professor de português;
- Professor de literatura brasileira;
- Professor de literatura portuguesa;
- Professor de literatura alemã;
- Professor de literatura comparada;
- Professor de literatura espanhola;
- Professor de literatura francesa;
- Professor de literatura inglesa;
- Professor de literatura italiana;
- Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas;
- Professor de outras línguas e literaturas;
- Professor de línguas estrangeiras modernas;
- Professor de linguística e linguística aplicada – Professor de linguística, Professor de linguística aplicada;
- Professor de filologia e crítica textual – Professor de crítica textual, Professor de filologia, Professor de filologia germânica, Professor de filologia portuguesa, Professor de filologia românica, Professor de linguística românica;
- Professor de semiótica;
- Professor de teoria da literatura;
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp
Fonte: Ministério do Trabalho