Professor de ciência política – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor de ciência política, onde estão as melhores vagas de emprego para professores de ciências políticas, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de ciências políticas e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor de ciência política do ensino superior:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor de ciência política do ensino superior
- Jornada de trabalho: 19h
- Piso salarial: R$2.035,13
- Salário médio: R$2.866,38
- Maior salário: R$4.331,76
- Salário hora: R$30,32
- Código da Profissão: 234720
Atribuições do cargo de Professor de ciência política do ensino superior
Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos; elaboram planos de ensino; supervisionam estágio; avaliam processos de ensino-aprendizagem; participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica; exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior
Nota
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá-los, considerar a atividade principal.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
MINISTRAR AULA
1 – Apresentar conteúdos de disciplinas;
2 – Provocar reflexões;
3 – Promover debates;
4 – Discutir textos;
5 – Responder perguntas;
6 – Organizar seminários;
7 – Formular questões;
8 – Indicar bibliografia;
9 – Utilizar recursos audiovisuais;
10 – Realizar atividades em laboratórios e oficinas;
11 – Realizar experiências extra-sala;
12 – Controlar freqüência;
DESENVOLVER ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
1 – Elaborar projetos de pesquisa;
2 – Elaborar projetos de extensão;
3 – Elaborar trabalhos científicos;
4 – Divulgar resultados;
5 – Coordenar projetos de pesquisa;
6 – Coordenar projetos de extensão;
7 – Orientar pesquisadores;
8 – Elaborar relatórios;
9 – Selecionar recursos humanos;
10 – Supervisionar atividades de campo;
11 – Avaliar execução de pesquisa;
12 – Captar recursos para pesquisa e extensão;
13 – Executar pesquisas;
14 – Prestar serviços à comunidade;
15 – Avaliar execução de atividades de extensão;
16 – Identificar demandas da sociedade;
17 – Trabalhar com a comunidade;
18 – Participar de eventos técnico-científicos;
19 – Organizar publicações;
ORIENTAR TRABALHOS ACADÊMICOS
1 – Orientar construção de objeto de pesquisa;
2 – Orientar formulação do projeto;
3 – Acompanhar execução do projeto;
4 – Sugerir bibliografia;
5 – Realizar reuniões de orientação;
6 – Avaliar produção do orientado;
7 – Preparar orientando para exame de qualificação;
8 – Preparar orientando para defesa do trabalho;
9 – Examinar produto final;
PREPARAR AULAS
1 – Elaborar plano de aula;
2 – Realizar leituras;
3 – Organizar atividades didáticas;
4 – Atualizar dados e informações conjunturais;
5 – Rever bibliografia;
6 – Elaborar textos;
7 – Elaborar material didático;
ELABORAR PLANO DE ENSINO
1 – Definir objetivos da disciplina;
2 – Definir metodologia;
3 – Selecionar bibliografia;
4 – Avaliar ementas e programas;
5 – Pesquisar bibliografia;
6 – Montar cronograma;
7 – Prever formas de avaliação;
8 – Selecionar recursos didáticos;
9 – Definir atividades extra-sala;
10 – Definir critérios de avaliação;
11 – Acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
12 – Definir ementas e programas;
SUPERVISIONAR ESTÁGIOS
1 – Identificar campos de estágio;
2 – Elaborar programas e projetos de estágio;
3 – Acompanhar atividades de estágio;
4 – Propor a realização de convênios e parcerias;
5 – Fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
6 – Orientar iniciação ao exercício profissional;
7 – Avaliar iniciação ao exercício profissional;
AVALIAR PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1 – Elaborar instrumentos de avaliação;
2 – Aplicar instrumentos de avaliação;
3 – Analisar resultados de avaliações;
4 – Readequar processo de ensino-aprendizagem;
5 – Rever prática docente;
6 – Avaliar provas;
7 – Comentar resultados de avaliações;
8 – Verificar freqüência;
9 – Avaliar participação em classe e extraclasse;
10 – Avaliar trabalhos acadêmicos programados;
11 – Examinar relatórios de campo;
PARTICIPAR DE PROCESSOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
1 – Selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
2 – Selecionar candidatos em concursos;
3 – Examinar monografias, teses e dissertações;
4 – Avaliar currículos e memoriais;
5 – Participar da elaboração de editais para concursos;
6 – Arguir candidatos à titulação;
7 – Julgar trabalhos acadêmicos;
PRESTAR ASSESSORIA TÉCNICO-CIENTÍFICA
1 – Emitir laudos e pareceres técnicos;
2 – Emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
3 – Assessorar projetos de instituições;
4 – Prestar consultoria;
5 – Dar entrevistas;
EXERCER ATIVIDADES ACADÊMICO-ADMINISTRATIVAS
1 – Participar de órgãos colegiados;
2 – Coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
3 – Organizar eventos acadêmicos;
4 – Chefiar departamentos acadêmicos;
5 – Coordenar cursos;
6 – Gerenciar recursos financeiros e materiais;
7 – Integrar comissões;
8 – Coordenar programas de estágio;
9 – Orientar formação de acervos;
10 – Propor minutas de editais, portarias e resoluções;
11 – Prestar contas dos recursos financeiros;
CONSTRUIR PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
1 – Definir perfil profissional;
2 – Construir currículo do curso;
3 – Definir política de capacitação docente;
4 – Definir perfil dos alunos;
5 – Identificar perfil dos docentes;
6 – Definir perfil dos docentes;
7 – Construir política de estágio;
8 – Definir linhas de pesquisa e extensão;
9 – Definir diretrizes de avaliação do curso;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Manter-se atualizado;
2 – Demonstrar capacidade de argumentação;
3 – Demonstrar capacidade de reflexão;
4 – Demonstrar capacidade de síntese;
5 – Demonstrar capacidade de expressão oral;
6 – Demonstrar capacidade de redação;
7 – Demonstrar capacidade de problematizar;
8 – Demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
9 – Demonstrar capacidade de observação;
10 – Demonstrar capacidade de motivação;
11 – Demonstrar capacidade de mobilização;
12 – Demonstrar capacidade de contextualização;
13 – Demonstrar capacidade de polemização;
14 – Demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
15 – Demonstrar criatividade;
16 – Exercer papéis de cidadania;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Livros e outras publicações;
- Recursos de hipermídia;
- Textos;
- Periódicos científicos;
- Recursos multimídia;
- Sistema GPS – Global Position System;
- Instrumentos de medidas de precisão;
- Mapas;
- Computador;
- Softwares específicos;
- Mesas digitalizadoras;
- Internet;
- Imagem de satélite;
- Banco de dados;
- Retroprojetor;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor de antropologia do ensino superior;
- Professor de arquivologia do ensino superior;
- Professor de biblioteconomia do ensino superior;
- Professor de ciência política do ensino superior;
- Professor de comunicação social do ensino superior;
- Professor de direito do ensino superior;
- Professor de filosofia do ensino superior;
- Professor de geografia do ensino superior;
- Professor de história do ensino superior;
- Professor de jornalismo;
- Professor de museologia do ensino superior;
- Professor de psicologia do ensino superior;
- Professor de serviço social do ensino superior;
- Professor de sociologia do ensino superior;
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte
Fonte: Ministério do Trabalho
Glossário
GPS: Global Position System – Sistema de Posicionamento Global