Professor de ciência biológica – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Professor de ciência biológica, onde estão as melhores vagas de emprego para professores de ciências biológicas, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de biologia e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Professor de ciência biológica do ensino superior:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Professor de ciência biológica do ensino superior
- Jornada de trabalho: 11h
- Piso salarial: R$1.540,30
- Salário médio: R$2.169,44
- Maior salário: R$3.278,53
- Salário hora: R$38,39
- Código da Profissão: CBO 234405
Atribuições do cargo de Professor de ciência biológica do ensino superior
Ministram atividades didáticas; preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior; planejam cursos; realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos; participam da administração universitária; avaliam disciplinas e cursos; comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar; atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profissionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse; podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior
Nota
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá-los, considerar as atividades principais.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
MINISTRAR ATIVIDADES DIDÁTICAS
1 – Ministrar aulas práticas;
2 – Ministrar aulas expositivas;
3 – Ministrar atividades de campo;
4 – Coordenar seminários e grupos de discussão;
5 – Supervisionar estágios curriculares;
6 – Instruir alunos na formação de atitudes;
7 – Instruir alunos em técnicas especiais;
8 – Esclarecer dúvidas;
ORIENTAR ALUNOS
1 – Orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
2 – Orientar percurso acadêmico do aluno;
3 – Orientar execução de tarefas;
4 – Orientar elaboração de projetos e textos científicos;
5 – Ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
6 – Orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
7 – Orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
8 – Orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
9 – Estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
10 – Estimular realização de trabalhos em grupo;
11 – Estimular desenvolvimento de conduta ética;
12 – Estimular atitude crítica;
13 – Estimular auto-aprendizado;
PREPARAR AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
1 – Elaborar cronograma de atividades;
2 – Selecionar conteúdo;
3 – Atualizar literatura;
4 – Selecionar metodologia de ensino;
5 – Preparar material didático;
AVALIAR ALUNOS, DISCIPLINAS E CURSOS
1 – Participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
2 – Definir critérios e calendário de avaliação;
3 – Preparar avaliações;
4 – Corrigir trabalhos acadêmicos;
5 – Registrar freqüência de aluno;
6 – Divulgar resultados de avaliação;
7 – Discutir avaliação com aluno;
8 – Revisar avaliações;
9 – Registrar resultados de avaliações;
10 – Analisar processo de avaliação;
PLANEJAR CURSOS
1 – Identificar demanda de mercado;
2 – Definir perfil de profissional de conclusão;
3 – Definir objetivos de cursos;
4 – Definir elenco de disciplinas;
5 – Elaborar ementas;
6 – Identificar pré-requisitos;
7 – Definir carga horária;
8 – Definir bibliografia;
9 – Estabelecer número de vagas;
10 – Constituir corpo docente;
11 – Elaborar proposta de criação de curso;
12 – Defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
13 – Propor convênios;
14 – Coordenar implantação de cursos;
15 – Propor alterações em estrutura curricular;
DESENVOLVER PESQUISAS
1 – Coordenar pesquisa;
2 – Revisar literatura;
3 – Elaborar projetos;
4 – Estabelecer metodologia de pesquisa;
5 – Providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
6 – Captar recursos materiais e financeiros;
7 – Constituir equipe de pesquisa;
8 – Treinar equipe de pesquisa;
9 – Gerenciar recursos das pesquisas;
10 – Supervisionar experimentos;
11 – Coletar dados;
12 – Analisar dados;
13 – Preparar apresentação de resultados;
14 – Coordenar eventos científicos;
15 – Participar de eventos científicos;
16 – Estabelecer intercâmbio científico;
17 – Coordenar missões científicas;
18 – Executar consultoria ´ad hoc´;
19 – Integrar corpo editorial de revistas;
20 – Desenvolver equipamentos e materiais;
21 – Adaptar equipamentos e materiais;
DIVULGAR PRODUÇÃO ACADÊMICA
1 – Redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
2 – Redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
3 – Redigir boletins;
4 – Preparar documentação científica;
5 – Produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
6 – Revisar textos;
7 – Submeter textos para publicação;
8 – Compor apresentação final de publicações;
9 – Obter financiamento para publicação;
10 – Proferir palestras e conferências;
11 – Conceder entrevistas à mídia;
REALIZAR ATIVIDADES DE EXTENSÃO
1 – Oferecer cursos;
2 – Prestar assessorias e consultorias;
3 – Prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
4 – Organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
5 – Integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
6 – Implementar ações educativas e preventivas;
7 – Integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
8 – Difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
PARTICIPAR DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
1 – Definir políticas acadêmicas;
2 – Coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
3 – Participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
4 – Participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
5 – Chefiar departamento;
6 – Coordenar projetos institucionais;
7 – Participar de órgãos colegiados;
8 – Presidir órgãos colegiados;
9 – Coordenar disciplinas;
10 – Exercer curadoria de coleções;
11 – Elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
12 – Participar de comissões;
13 – Elaborar pareceres diversos;
14 – Integrar direção de associações científicas e profissionais;
15 – Participar de bancas de concursos;
COMUNICAR-SE
1 – Expressar-se por escrito;
2 – Interpretar mensagens orais (compreensão oral);
3 – Expressar-se oralmente;
4 – Argumentar com clareza e consistência;
5 – Partilhar conhecimento;
6 – Liderar pessoas;
7 – Trabalhar em grupo;
8 – Demonstrar capacidade de motivação;
9 – Interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Agir com disciplina;
2 – Demonstrar capacidade de organização;
3 – Agir com senso crítico;
4 – Demonstrar capacidade de síntese;
5 – Demonstrar capacidade de análise;
6 – Ter visão global;
7 – Demonstrar criatividade;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Publicações;
- Equipamentos médicos;
- Drogas, reagentes e vidraria;
- Manequins;
- Equipamentos de ginástica;
- Eq. de informática, softwares e acesso à Internet;
- Veículos locomotores;
- Equipamentos aplicados à biologia molecular;
- Equipamentos de biossegurança;
- Equipamentos de fisioterapia;
- Equipamentos para trabalho de campo;
- Peças anatômicas;
- Equipamentos cirúrgicos;
- Animais de laboratório;
- Equipamentos hospitalares e odontológicos;
- Equipamentos de enfermagem;
- Equipamentos de microscopia;
- Equipamentos audiovisuais;
- Equipamentos para audiometria;
- Equipamentos de diagnóstico;
- Equipamentos para análises físico-químicas;
CARGOS RELACIONADOS
- Professor de ciências biológicas do ensino superior;
- Professor de educação física no ensino superior;
- Professor de enfermagem do ensino superior;
- Professor de farmácia e bioquímica;
- Professor de fisioterapia;
- Professor de fonoaudiologia;
- Professor de medicina – Professor de clínica cirúrgica (ensino superior), Professor de clínica médica (ensino superior);
- Professor de medicina veterinária;
- Professor de nutrição;
- Professor de odontologia;
- Professor de terapia ocupacional;
- Professor de zootecnia do ensino superior;
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Centro De Desenvolvimento E Planejamento Regional – Cedeplar – Fundep – Ufmg
Fonte: Ministério do Trabalho
Glossário
1) Ad hoc (Latim): para isso, para esse caso. Designado por se tratar de perito, para executar determinada tarefa. 2) Biotério: viveiro de cobaias e outros animais empregados em experiências de laboratório, produção de soros, vacinas etc.