Gestores e especialistas na área saúde salário e atribuições CBO 1312
- Jornada de trabalho: 37h
- Piso salarial: R$8.515,02
- Salário médio: R$11.992,98
- Maior salário: R$18.124,15
- Salário hora: R$64,61
- CBO 1312
Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde salário e atribuições – CBO 1312” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.
- Tabela Salarial;
- Atribuições do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados
Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).
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ATRIBUIÇÕES DO CARGO
Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde; definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde; realizam atendimento biopsicossocial; administram recursos financeiros; gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós-graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada; organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão; trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
PLANEJAR AÇÕES DE SAÚDE
- Analisar indicadores de saúde;
- Elaborar indicadores de saúde;
- Analisar indicadores sociodemográficos;
- Operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
- Aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
- Aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio…);
- Definir instruções de serviços internos;
- Estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
- Estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
- Adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
- Dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
- Planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
- Planejar ações de capacitação;
- Planejar ações de sensibilização;
- Planejar ações de educação permanente;
- Participar do planejamento de políticas públicas;
- Planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
- Realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
- Analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
- Analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
COORDENAR AÇÕES DE SAÚDE
- Organizar fluxo de atendimento aos usuários;
- Organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
- Estabelecer protocolos de atendimento;
- Estabelecer critérios para otimização de atendimento;
- Gerenciar serviços de assistência à saúde;
- Monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
- Fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
- Viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
- Acompanhar processos de assistência à saúde;
- Implementar programas de saúde;
- Implementar programas de atendimento biopsicossocial;
- Coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
- Estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
- Operacionalizar campanhas de saúde;
- Coordenar projetos e/ou programas de saúde;
- Estabelecer políticas de gestão;
- Promover atividades científicas;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Produzir material técnico-científico;
- Gerenciar risco em tecnovigilância;
- Gerenciar risco em hemoderivados;Gerenciar risco em farmacovigilância;
- Mapear riscos de acidentes de trabalho;
- Coordenar projetos de qualidade em atendimento;
- Planejar eventos gerontológicos;
- Implementar ações de sensibilização;
- Investigar surtos e emergências em saúde pública;
- Elaborar relatórios;
DEFINIR ESTRATÉGIAS PARA UNIDADES E/OU PROGRAMAS DE SAÚDE
- Elaborar plano estratégico;
- Definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
- Analisar demanda dos serviços de saúde;
- Definir público-alvo de atendimento;
- Definir público alvo para serviços e ações de saúde;
- Definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
- Definir investimentos e custeio;
- Definir capacidade operacional da instituição;
- Definir instalação física em função dos serviços;
- Participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
- Elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
- Determinar destinação dos resíduos hospitalares;
- Participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
- Avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
- Participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
- Realizar pesquisas;
REALIZAR ATENDIMENTO BIOPSICOSSOCIAL
- Aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
- Aplicar instrumentos de avaliação complementar;
- Monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
- Realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
- Orientar usuários, familiares e cuidadores;
- Orientar adaptação do ambiente ao usuário;
- Executar atividades socioculturais e educacionais;
- Discutir casos com equipe interdisciplinar;
- Encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
- Prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção;o do mercado, estimulação cognitiva, etc);
AVALIAR AÇÕES DE SAÚDE
- Estabelecer critérios de avaliação;
- Acompanhar processos de ação de saúde;
- Acompanhar resultados de ação de saúde;
- Monitorar processos e resultados de ações de saúde;
- Definir estratégias de avaliação;
- Avaliar resultados de campanhas;
- Avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
- Avaliar desempenho dos profissionais;
- Avaliar ações de vigilância de saúde;
- Avaliar o impacto das ações de saúde;
- Avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
- Verificar qualidade do atendimento;
- Avaliar programas implementados;
- Monitorar indicadores de saúde;
ADMINISTRAR RECURSOS FINANCEIROS
- Promover estudos de custo de serviços de saúde;
- Analisar estudos de custo de serviços de saúde;
- Levantar custo por departamento;
- Levantar custo da prestação de serviços;
- Calcular custo de tratamentos;
- Acompanhar fluxo financeiro;
- Avaliar resultados financeiros;
- Viabilizar captação de recursos;
GERENCIAR RECURSOS HUMANOS
- Dimensionar necessidade de contratação;
- Gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
- Aprovar contratações e demissões;
- Identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
- Promover programa de qualidade de vida no trabalho;
- Aprovar alterações de cargos e salários;
- Implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
- Identificar necessidades de capacitação e qualificação;
- Propor diretrizes para organograma funcional;
- Propor diretrizes de planos de carreira;
- Estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
- Propor contratações e/ou demissões;
- Propor alterações de cargos e salários;
- Propor diretrizes de planos de salários;
- Capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
COORDENAR INTERFACES COM ENTIDADES SOCIAIS E PROFISSIONAIS
- Representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
- Realizar convênios e parcerias;
- Participar em conselhos;
- Fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
- Propor auditorias;
- Contratar auditorias;
- Nomear ouvidores;
- Conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
- Mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
- Supervisionar convênios e parcerias;
- Prestar consultoria;
- Prestar assessoria;
- Prestar auditoria;
- Participar de conferência de saúde;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
- Liderar pessoas;
- Demonstrar iniciativa;
- Evidenciar capacidade crítica;
- Demonstrar capacidade de comunicação;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Demonstrar criatividade;
- Evidenciar acessibilidade;
- Demonstrar capacidade de tomar decisão;
- Demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Demonstrar empatia;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Contornar situações adversas;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Demonstrar capacidade de escuta;
- Demonstrar capacidade retórica;
- Delegar funções;
- Demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- Demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
- Demonstrar capacidade analítica;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Jornal, redes sociais e sites;
- Sistemas de informação em saúde;
- Internet;
- Softwares específicos;
- Sistemas integrados de gestão;
- Publicações técnico-científicas;
- Lista De Informações;
- Manual de normas e rotinas;
- Recursos de informática;
- Manual de instrução funcional;
- Aparelhos de telefonia;
- Material pedagógico;
- Material de atividade lúdico;
- Protocolos de avaliação;
- Instrumentos de avaliação;
CARGOS RELACIONADOS
- Diretor de serviços de saúde – Diretor clínico, Diretor de departamento de saúde, Diretor de departamento médico, Diretor de divisão médica, Diretor de serviços médicos, Diretor de unidade assistencial, Diretor de unidade de saúde, Diretor de unidade hospitalar, Diretor médico-hospitalar, Diretor técnico de unidade hospitalar
- Gerente de serviços de saúde – Administrador de ambulatório, Chefe de serviços de saúde, Gerente da área de saúde mental, Gerente de ambulatório, Gerente de apoio e diagnóstico de saúde, Gerente de enfermagem, Gerente de nutrição em unidades de saúde, Gerente de programas de saúde, Gerente de pronto-socorro
- Tecnólogo em gestão hospitalar
- Gerontólogo
- Sanitarista
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp
Fonte: Ministério do Trabalho