Cargos e Salários

Engenheiros em computação salário e atribuições CBO 2122

Jornada de trabalho: 41h
Piso salarial: R$5.686,80
Salário médio: R$8.009,58
Maior salário: R$12.104,32
Salário hora: R$38,66

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Projetam soluções em tecnologia da informação, identificando problemas e oportunidades, criando protótipos, validando novas tecnologias e projetando aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível. Implementam soluções em tecnologia da informação, gerenciam ambientes operacionais, elaboram documentação, fornecem suporte técnico e organizam treinamentos a usuários.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo de Engenharia da computação ou área afim. Podem ser portadores de certificações homologadas por instituições reconhecidas pelo mercado e/ou títulos de especialização e pós-graduação. Para o Engenheiro de aplicativos e o Engenheiro de equipamentos de computação, o desempenho pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. No caso do Engenheiro de sistemas de computação, o pleno exercício ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Ao projetar e desenvolver sistemas computacionais, trabalham tanto na área de software quanto na área de hardware, incluindo robótica. Podem ser encontrados, por exemplo, em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escritórios e equipamentos de informática, em instituições financeiras e nas telecomunicações. Costumam desenvolver suas atividades em universidades, institutos de pesquisa, grandes empresas, tanto no setor público como no privado, em ambientes, nos quais se pesquisa tecnologia avançada para ser absorvida pelo mercado. Podem trabalhar como empregados, funcionários públicos ou como autônomos sob supervisão ocasional, desenvolvendo seus trabalhos em equipe multidisciplinar, parceria ou cooperação, de forma presencial e também à distância.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PROJETAR SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

  1. Identificar problemas e oportunidades;
  2. Identificar perfil de usuários;
  3. Identificar restrições e dificuldades de projeto;
  4. Realizar pesquisas técnicas;
  5. Validar novas tecnologias e aplicabilidade de pesquisas técnicas;
  6. Identificar equipamentos e sistemas;
  7. Avaliar custo e benefício de soluções;
  8. Dimensionar recursos físicos, financeiros e humanos;
  9. Definir cronograma de trabalho;
  10. Projetar aplicativos em linguagem de médio e alto nível;
  11. Projetar aplicativos em linguagem de baixo nível;
  12. Projetar módulos de equipamentos;
  13. Criar protótipos;

IMPLEMENTAR SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

  1. Codificar aplicativos;
  2. Montar equipamentos (hardware);
  3. Conectar aplicativos e equipamentos;
  4. Testar solução projetada;
  5. Alocar recursos;
  6. Implantar solução projetada;
  7. Definir transdutores;

GERENCIAR AMBIENTE OPERACIONAL

  1. Configurar ambiente operacional;
  2. Definir ações de controle operacional e de recursos;
  3. Monitorar nível de utilização de recursos;
  4. Realizar manutenção técnica (preventiva e corretiva);
  5. Atualizar aplicativos;
  6. Atualizar equipamentos;

ELABORAR DOCUMENTAÇÃO

  1. Descrever solução projetada;
  2. Descrever métodos e processos de trabalho;
  3. Registrar problemas, soluções e eventos (processos e intervenções);
  4. Elaborar relatórios técnicos;
  5. Elaborar manuais técnicos (uso, funcionamento, instalação e manutenção);

FORNECER SUPORTE TÉCNICO

  1. Orientar usuários;
  2. Classificar problemas;
  3. Definir prazos e prioridades de atendimento;
  4. Corrigir falhas no sistema;
  5. Acionar suporte de terceiros;

ORGANIZAR TREINAMENTO DE USUÁRIOS

  1. Elaborar material didático;
  2. Especificar recursos necessários para treinamento;
  3. Ministrar treinamento;
  4. Preparar testes para avaliação de treinandos;
  5. Avaliar eficácia de treinamento;

COMUNICAR-SE

  1. Trabalhar em equipe;
  2. Desenvolver expressão oral;
  3. Desenvolver expressão escrita;
  4. Negociar;
  5. Desenvolver compreensão escrita;
  6. Desenvolver compreensão oral;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar persistência;
  2. Cultivar a curiosidade;
  3. Desenvolver raciocínio lógico;
  4. Desenvolver raciocínio abstrato;
  5. Demonstrar orientação para detalhes;
  6. Evidenciar criatividade;
  7. Demonstrar objetividade;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Computador;
  2. Ferramentas de programação (compilador etc);
  3. Internet;
  4. Dispositivo de armazenamento de dados (CDS etc.);
  5. Literatura específica;
  6. Gerador de aplicações;
  7. Gerenciador de banco de dados;
  8. Impressora e periféricos;
  9. Sistema operacional;
  10. Analisador de sinais;
  11. Equipamentos de conectividade (modems, roteadores);
  12. Editor de documentos;
  13. Analisador de protocolos;
  14. Emuladores (simuladores de ambiente);
  15. Equipamentos de comunicação (voz e dados);

CARGOS RELACIONADOS

  1. Engenheiro de aplicativos em computação – Engenheiro de sistemas computacionais – aplicativos, Engenheiro de softwares computacionais;
  2. Engenheiro de equipamentos em computação – Engenheiro de hardware computacional, Engenheiro de sistemas computacionais – equipamentos;
  3. Engenheiros de sistemas operacionais em computação – Engenheiro de software computacional básico, Engenheiro de suporte de sistemas operacionais em computação;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Edesio Costa E Silva;
  • Eduardo Costa E Silva;
  • Maria Theresa Rossi Vilela;
  • Mario Roberto Bastos;
  • Rui José Arruda Campos;
  • Ruimar Ferreira Torres;
  • Sandro Bragatto Santos Costa;
  • Sônia Mika Matsumoto;

INSTITUIÇÕES

  • Accurate Software;
  • Companhia Transmissão De Energia Elétrica Paulista;
  • Promon*ip;
  • Softaplic Sociedade Civil Ltda.;
  • Starix Informática Ltda.;
  • Usinas Siderúrgicas De Minas Gerais S.A. (Usiminas);
  • Via Net.Works Brasil;

Instituição Conveniada Responsável

Centro De Desenvolvimento E Planejamento Regional – Cedeplar – Fundep – Ufmg

Fonte: Ministério do Trabalho

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