Biólogo – O que faz, Salário, Formação, CBO
Veja o que faz, quanto ganha um Biólogo, onde estão as melhores vagas de emprego para biólogo, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de biologia e Recursos Humanos.
A seguir, as informações sobre Biólogo:
- Quanto ganha;
- Jornada de trabalho;
- Piso salarial;
- Salário médio;
- Maior salário;
- Salário hora;
- Código da Profissão;
- Atribuições / descrição do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados;
- Participaram da pesquisa;
- Instituições.
Quanto ganha um Biólogo
- Jornada de trabalho: 40h
- Piso salarial: R$2.278,31
- Salário médio: R$3.208,89
- Maior salário: R$4.849,38
- Salário hora: R$15,86
- Código da profissão: CBO 221105
Atribuições do cargo de Biólogo
Estudam seres vivos, desenvolvem pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariam biodiversidade. Organizam coleções biológicas, manejam recursos naturais, desenvolvem atividades de educação ambiental. Realizam diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Podem prestar consultorias e assessorias.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. As exigências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO
Trabalham em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, biotérios, criadouros, estações de cultivo. São encontrados em órgãos governamentais e não-governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, como empregados ou prestadores de serviços, consultores, peritos. Quando trabalham em institutos de pesquisa e universidades são geralmente classificados como pesquisadores e professores. O trabalho é exercido em escritórios e laboratórios e também a céu aberto, tanto em período diurno como em rodízio de turnos. Em algumas atividades podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e da radiação.
Código internacional CIUO88
2211 – Biólogos, botánicos, zoólogos y afines
Nota
É comum ocorrerem casos de biólogos que também exercem funções de professor universitário ou pesquisador. Para codificá-los considerar as atividades principais. Norma regulamentadora: lei nº 1.017, de 30 de agosto 1982 – dispõe sobre o desmembramento dos conselhos federal e regionais de biomedicina e de biologia. Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983 – dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de biomédico de acordo com a lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e de conformidade com a alteração estabelecida pela lei nº 7.707, de 30 de agosto de 1982.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
ESTUDAR SERES VIVOS
1 – Estudar origem dos seres vivos;
2 – Estudar função e estrutura dos seres vivos;
3 – Estudar genética e evolução dos seres vivos;
4 – Estudar relação dos seres vivos e ambiente (biótico e abiótico);
5 – Estudar ciclos de vida;
6 – Estudar aspectos bioquímicos, biofísicos e moleculares;
EXERCER DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
1 – Elaborar projetos pedagógicos;
2 – Elaborar currículo;
3 – Elaborar emendas e programas de disciplinas;
4 – Preparar aulas teóricas e práticas;
5 – Elaborar material didático;
6 – Ministrar aulas;
7 – Avaliar desempenho dos alunos;
8 – Orientar pesquisa científica, trabalhos técnicos e didáticos;
9 – Acompanhar projetos pedagógicos;
DESENVOLVER PESQUISA EM BIOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR, BIOTECNOLOGIA, AMBIENTAL E EPIDEMIOLOGIA
1 – Identificar demanda;
2 – Elaborar diagnóstico preliminar para desenvolvimento de pesquisas;
3 – Formular hipóteses;
4 – Definir objetivos;
5 – Definir metodologia;
6 – Fixar metas;
7 – Definir parceiros executivos;
8 – Definir cronograma de atividades;
9 – Administrar recursos financeiros;
10 – Coordenar equipes;
11 – Analisar dados da pesquisa;
12 – Avaliar resultados da pesquisa;
13 – Divulgar informações sobre projeto;
14 – Redigir trabalhos científicos para publicação;
15 – Aplicar resultados de pesquisa;
16 – Orientar pesquisas;
17 – Documentar através de fotos, filmagem, ilustração e material científico;
INVENTARIAR BIODIVERSIDADE
1 – Delimitar área de amostragem;
2 – Realizar levantamentos nos diferentes biomas;
3 – Analisar a distribuição espacial e temporal;
4 – Quantificar espécies e espécimes;
5 – Classificar amostras;
6 – Elaborar banco de dados;
REALIZAR CONSULTORIA E ASSESSORIA NA ÁREA BIOLÓGICA E AMBIENTAL
1 – Executar levantamentos sócio – econômicos e ambientais;
2 – Elaborar prognósticos (manejo, preservação, recuperação do meio ambiente, desenvolv. Sócio-econ.);
3 – Elaborar planos estratégicos;
4 – Participar da operacionalização de projetos;
5 – Definir indicadores de avaliação;
6 – Monitorar projetos;
7 – Avaliar projetos;
8 – Gerenciar projetos;
9 – Atuar como responsável técnico em empresas, ongs, fundações e instituições públicas;
10 – Emitir relatórios de impacto ambiental;
11 – Realizar perícia;
ORGANIZAR COLEÇÕES BIOLÓGICAS
1 – Preparar material para coleções;
2 – Montar coleções biológicas;
3 – Montar criadouro;
4 – Montar bancos de material biológico;
5 – Manter coleções biológicas;
6 – Manter criadouro;
7 – Manter bancos de material biológico;
8 – Assessorar tecnicamente museus e exposições temáticas;
9 – Atuar em jardins botânicos e zoológicos;
10 – Atuar em unidades de conservação;
MANEJAR RECURSOS NATURAIS
1 – Manejar espécies silvestres e exóticas;
2 – Manejar recursos florestais;
3 – Manejar recursos pesqueiros;
4 – Manejar recursos hídricos;
5 – Estabelecer medidas de manejo de recursos naturais renováveis;
6 – Estabelecer medidas de conservação de recursos naturais renováveis;
7 – Desenvolver projetos de reflorestamento;
8 – Desenvolver programas de controle de pragas, doenças, parasitas e vetores;
9 – Elaborar projetos de desenvolvimento sustentável;
10 – Executar projetos de desenvolvimento sustentável;
DESENVOLVER ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1 – Treinar professores em educação ambiental;
2 – Organizar oficinas, cursos e palestras;
3 – Desenvolver projeto para manejo de lixo doméstico, industrial e hospitalar;
4 – Organizar atividades sobre higiene, educação sanitária e degradação ambiental;
5 – Desenvolver atividades de integração do homem com a natureza;
6 – Organizar atividades de reciclagem de materiais;
7 – Prestar informações sobre conservação de recursos naturais;
8 – Desenvolver projetos de reaproveitamento de água servida;
9 – Divulgar informações sobre qualidade da água de abastecimento;
10 – Elaborar materiais de divulgação de educação ambiental;
11 – Elaborar projetos de educação ambiental para área rural;
12 – Orientar junto a sociedade trabalhos de manejo, preservação e conservação;
13 – Orientar ecoturismo para educação ambiental;
REALIZAR DIAGNÓSTICOS BIOLÓGICOS, MOLECULARES E AMBIENTAIS
1 – Coletar amostras;
2 – Analisar amostras;
3 – Realizar ensaios;
4 – Identificar espécies;
5 – Classificar espécies;
6 – Elaborar relatórios técnicos;
7 – Emitir laudos de diagnósticos;
8 – Interpretar variáveis bióticas e abióticas;
REALIZAR ANÁLISES CLÍNICAS, CITOLÓGICAS, CITOGÊNICAS E PATOLÓGICAS
1 – Preparar amostras para análise;
2 – Operar instrumentos e equipamentos de análise;
3 – Realizar exames;
4 – Controlar qualidade do processo de análise;
5 – Interpretar resultados de análises;
6 – Emitir laudos de análises;
7 – Realizar aconselhamento genético;
DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
1 – Demonstrar capacidade crítica;
2 – Desenvolver senso crítico;
3 – Evidenciar capacidade de ponderação;
4 – Demonstrar perseverança;
5 – Demonstrar capacidade de investigação;
6 – Demonstrar capacidade de formular questões;
7 – Revelar senso de organização;
8 – Demonstrar iniciativa;
9 – Demonstrar objetividade;
10 – Demonstrar meticulosidade;
11 – Demonstrar criatividade;
12 – Desenvolver ética;
13 – Demonstrar capacidade de observação;
14 – Demonstrar capacidade de discernimento;
15 – Demonstrar adaptabilidade;
16 – Trabalhar em equipe;
RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO
- Paquímetro;
- Ictômetro;
- Bomba calorimétrica;
- Material cirúrgico;
- Bomba de sucção;
- Peneiras;
- Cortador de ossos;
- Ph metro;
- Destilador;
- Equipamento de mergulho;
- Epi ( equipamentos de proteção individual);
- Liofilizador;
- Sistemas de filtração;
- Softwares específicos;
- Elisa reader;
- Aparelho de infra vermelho;
- Cintilador;
- Equipamento de coleta e utensílios;
- Termociclador;
- Autoclose;
- Congelador;
- Espectro fotômetro;
- Homogeneizador;
- Grelha de fluxo lâminas;
- Digestor;
- Centrífugas;
- Histoprocessador;
- Sequenciador de dna;
- Placa aquecedora;
- Oxímetro;
- Equipamentos para microscopia ótica e eletrônica;
- Analisador biológico;
- Equipamentos para microscopia focal;
- Equipamentos de eletroforese;
- Placas agitadoras;
- Sonicador;
- Rádio – transmissor;
- Camaras de cultura;
- Equipamento para coleta e monitoramento;
- Periódicos;
- Condutivímetro;
- Livros;
- Geladeira;
- Fluorímetro;
- Capela de exaustão;
- Mufla;
- Micrótomo;
- Balanças;
- Gps;
- Computador;
- Camara fria;
- Tanque de nitrogênio;
- Bússola;
- Termômetro;
- Espectofotômetro;
- Termostato;
- Vidrarias;
- Deionizador;
- Desumidificador;
- Máquina fotográfica;
- Filmadora;
- Gravador;
- Casa de vegetação;
- Estufa;
- Banho maria;
- Fotocalorímetro;
- Fotodocumentador;
- Luminômetro;
- Estereomicroscópio;
- Microscópio;
- Negatoscópio;
PARTICIPARAM DA PESQUISA
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INSTITUIÇÕES
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Instituição Conveniada Responsável
Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte
Fonte: Ministério do Trabalho