Assistente de cobrança salário e atribuições CBO 4213-10
- Jornada de trabalho: 38 h
- Piso salarial: R$ 954,00
- Salário médio: R$ 1.698,20
- Salário hora: R$ 5,91
- CBO 4213-10
Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Assistente de cobrança salário e atribuições CBO 4213-10” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.
- Tabela Salarial;
- Atribuições do cargo;
- Formação e experiência;
- Condições gerais para exercício do cargo;
- Descrição das atividades;
- Recursos para exercício do cargo;
- Cargos relacionados
Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).
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Atribuições do cargo
Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento; analisam títulos e documentos de cobrança; definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança; contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos; registram informações de negociações com o devedor; elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.
Formação e experiência
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é ¿quarteirizado¿ por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.
Condições gerais para exercício do cargo
Os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Descrição das Atividades
Cobrar valores devidos
- Apresentar para o devedor títulos devidos;
- Negociar formas de pagamento com o devedor;
- Fechar negociações com devedor;
- Realizar acordos com entradas simbólicas;
- Suspender cobrança até o prazo acordado;
- Acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
- Emitir recibos;
- Entregar comprovantes de recebimentos de valores;
- Recuperar mercadorias não pagas;
- Receber outros bens em troca das dívidas;
- Encaminhar títulos ao cartório;
Preparar cobrança
- Analisar títulos e documentos de cobrança;
- Agrupar documentos;
- Analisar razões da inadimplência;
- Levantar informações sobre o devedor;
- Verificar prioridade do débito para o devedor;
- Verificar fatos geradores da dívida;
- Consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
- Analisar faixa de atraso, valor e região;
- Analisar histórico creditício do devedor;
- Definir estratégias de cobrança;
- Elaborar itinerário de cobrança;
Comunicar-se com devedor
- Operar sistema de telefonia;
- Operar meios eletrônicos;
- Identificar-se ao devedor;
- Adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
- Adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
- Identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
- Manter privacidade da dívida com terceiros;
- Conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
- Verificar situação financeira do devedor;
- Contatar fiador ou avalista;
Informar ao devedor
- Notificar débito através de carta;
- Informar devedor sobre o débito;
- Informar sobre campanhas de desconto;
- Informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
- Informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
- Informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
- Notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
- Informar locais de pagamento;
Registrar histórico da ação de cobrança
- Registrar ações realizadas no contato com devedor;
- Definir data de promessa de pagamento;
- Registrar informações da negociação;
- Ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
- Elaborar relatórios de prestação de contas;
- Elaborar relatório de encerramento da cobrança;
- Encaminhar processo ao departamento jurídico;
Atualizar cadastro
- Coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
- Consultar guias de CEP (código de endereçamento postal);
- Consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
- Consultar instituições financeiras;
- Consultar instituições públicas;
- Levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
- Confrontar cadastro com coleta de informações;
- Verificar veracidade das informações coletadas;
- Pesquisar informações omissas no cadastro;
- Consultar informações cartográficas;
- Localizar o devedor pessoalmente;
- Localizar bens dados como garantia de dívida;
- Avaliar estado físico do bem;
- Requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
Identificar cobranças indevidas
- Solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
- Localizar pagamento efetuado;
- Rastrear localização das mercadorias devolvidas;
- Verificar veracidade do comprovante do pagamento;
- Confirmar improcedência da cobrança;
- Anexar documentos;
- Solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
- Levantar hipóteses de fraude;
Demonstrar competências pessoais
- Demonstrar postura profissional;
- Lidar com conflitos;
- Demonstrar capacidade de persuasão;
- Demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
- Demonstrar segurança;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Demonstrar dinamismo;
- Demonstrar disciplina;
- Transmitir confiança;
- Demonstrar desinibição;
- Demonstrar objetividade;
- Demonstrar polidez;
- Demonstrar habilidade numérica;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Demonstrar ambição;
- Demonstrar disposição para viagem;
- Demonstrar capacidade de intuição;
- Demonstrar perseverança;
- Demonstrar paciência;
Recursos para exercício do cargo
- Recursos de Trabalho;
- Telefone;
- Computador;
- Fax;
- Guia de ruas;
- Listas telefônicas;
- Guias de CEP;
- Mapas;
- Talão de recibos;
- Calculadora;
- Meio de transporte;
Cargos relacionados
- Cobrador externo – Cobrador de aluguéis, Cobrador pracista, Cobrador viajante, Consultor de cobrança, Recuperador externo, Representante de cobrança;
- Cobrador interno – Analista de cobrança, Assistente de cobrança, Auxiliar de cobrança, Monitor de cobrança, Operador de cobrança, Operador de telecobrança, Recuperador de ativos, Recuperador de crédito, Recuperador interno;
- Localizador (cobrador) – Localizador externo, Notificador;
Participaram da Pesquisa
Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp
Instituições
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Especialistas
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Fonte: Ministério do Trabalho