Tabela de Salários para cargos da Família “Artista da dança (exceto dança tradicional e popular)”, código CBO 2628.
| CBO | Cargo | Jornada Trabalho | Piso Salarial | Salário Médio | Maior Salário | Salário Hora | 
| 2628-05 | Assistente de coreografia | 44 h | R$ 1.303,95 | R$ 1.836,55 | R$ 2.775,44 | R$ 8,38 | 
| 2628-10 | Dançarino | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 | 
| 2628-10 | Bailarino intérprete | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 | 
| 2628-10 | Bailarino criador | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 | 
| 2628-10 | Bailarino (exceto danças populares) | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 | 
| 2628-15 | Bailarino coreógrafo | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 | 
| 2628-15 | Coreógrafo bailarino | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 | 
| 2628-15 | Coreógrafo | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 | 
| 2628-20 | Dramaturgo de dança | 36 h | R$ 2.389,15 | R$ 3.365,00 | R$ 5.085,29 | R$ 18,69 | 
| 2628-25 | Ensaiador de dança | 31 h | R$ 954,00 | R$ 1.259,27 | R$ 1.903,05 | R$ 8,20 | 
| 2628-30 | Maître de ballet | 33 h | R$ 1.452,02 | R$ 2.045,10 | R$ 3.090,62 | R$ 12,42 | 
| 2628-30 | Professor de dança | 33 h | R$ 1.452,02 | R$ 2.045,10 | R$ 3.090,62 | R$ 12,42 | 
As informações abaixo se referem a todos os cargos da família “Artista da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628” citados na tabela de salários.
Atribuições do cargo
Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas; executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.
Formação e experiência
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Condições gerais para exercício do cargo
Trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
Descrição das Atividades
Realizar apresentação pública de dança
- Supervisionar equipe de bailarinos;
 - Supervisionar equipe de iluminação;
 - Supervisionar equipe de multimídia;
 - Supervisionar equipe de cenografia;
 - Supervisionar equipe de música;
 - Supervisionar equipe de adereços e figurinos;
 - Supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
 - Aquecer-se por meio de exercícios específicos;
 - Concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
 - Interpretar ideias e sensações por meio da dança;
 - Interpretar imagens por meio da dança;
 - Interpretar narrativas por meio da dança;
 - Dançar;
 
Conceber projeto cênico em dança
- Desenvolver ideia ou tema;
 - Escolher música, texto, imagens, objetos etc;
 - Levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
 - Improvisar movimentos;
 - Experimentar movimentos, sequências de movimento;
 - Criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
 - Configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
 - Configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
 - Selecionar técnicas corporais;
 - Investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
 - Selecionar equipe artística;
 - Recriar passos codificados;
 - Selecionar gestos, passos e sequências;
 - Reelaborar gestos, passos e senciências;
 - Registrar gestos, passos e sequências;
 - Considerar o espaço e o público na concepção cênica;
 - Conceber soluções cênicas;
 - Definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
 
Concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica
- Transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
 - Executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
 - Elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
 - Construir qualidade dramática do e pelo movimento;
 - Expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
 - Expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
 - Articular as partes da obra coreográfica;
 - Coordenar equipes de criação;
 - Selecionar elenco;
 - Participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
 - Participar de sessões de registro e gravação de imagens;
 - Gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
 - Gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
 
Ensaiar coreografia
- Experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
 - Experimentar o uso de objetos na dança;
 - Apreender proposta coreográfica;
 - Transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
 - Fixar sequência de movimentos;
 - Memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
 - Memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
 - Memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
 - Memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
 - Memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
 - Interagir com parceiros de dança;
 - Participar de ensaios gerais;
 - Fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
 
Preparar o corpo para dança
- Fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
 - Aperfeiçoar técnicas de dança;
 - Ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
 - Aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
 - Aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
 - Avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
 - Preparar corpo para realização das propostas estéticas;
 - Adotar medidas profiláticas de preservação física;
 
Pesquisar movimentos, gestos e dança
- Investigar linguagens;
 - Incorporar diferentes linguagens artísticas;
 - Levantar material sobre o tema;
 - Explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
 - Selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
 - Desenvolver experimentação e improvisos;
 - Estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
 - Registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
 
Ensinar dança
- Ministrar aulas magnas em dança;
 - Ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
 - Reciclar professores de dança;
 - Ensinar dança para amadores;
 - Ensinar técnicas corporais;
 - Ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
 - Ensinar técnicas e métodos de improvisação;
 - Ensinar técnicas e métodos de composição;
 - Ensinar técnicas e métodos de criação;
 - Ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
 - Realizar oficinas de dança;
 - Realizar seminários e palestras em dança;
 
Demonstrar competências pessoais
- Desenvolver consciência cinesiológica;
 - Conhecer seus limites psicofísicos;
 - Adaptar-se a situações imprevistas;
 - Demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
 - Trabalhar em equipe;
 - Liderar equipes;
 - Desenvolver sensibilidade artística;
 - Desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
 - Manter corpo preparado;
 - Desenvolver capacidade de observação e percepção;
 
Recursos para exercício do cargo
- Recursos de Trabalho;
 - Sala de aula com piso adequado à dança;
 - Aparelho de som;
 - Softwares específicos;
 - Material psicoterápico (Bolinhas, elásticos, etc);
 - Piano;
 - Espelho;
 - Barras;
 - Sapatilhas;
 - Joelheiras;
 - Roupas confortáveis;
 - Câmera filmadora;
 - Iluminação adequada;
 - Vídeo;
 - Maquiagem;
 - Linóleo;
 - Figurinos adequados;
 - Piso apropriado;
 - Sapatos;
 - Fitas para linóleo;
 - Telão;
 - Material para cenário;
 - Microfones;
 - Discos;
 - TV;
 - Equipamento cenográfico adequado;
 - Piso de madeira compensado;
 - Sala com pé direito alto;
 - Fitas de vídeo;
 - Fitas cassete;
 - Cd´s;
 - Livros;
 - Equipamentos de luz;
 - Internet;
 
Cargos relacionados
- Assistente de coreografia;
 - Bailarino (exceto danças populares) – Bailarino criador, Bailarino intérprete, Dançarino;
 - Coreógrafo – Bailarino coreógrafo, Coreógrafo bailarino;
 - Dramaturgo de dança;
 - Ensaiador de dança;
 - Professor de dança – Maître de ballet;
 
Participaram da Pesquisa
Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp
Instituições
  | 
  | 
Especialistas
  | 
  | 
Fonte: Ministério do Trabalho

