Artista da dança (exceto dança tradicional e popular) tabela salário CBO 2628
Tabela de Salários para cargos da Família “Artista da dança (exceto dança tradicional e popular)”, código CBO 2628.
CBO | Cargo | Jornada Trabalho | Piso Salarial | Salário Médio | Maior Salário | Salário Hora |
2628-05 | Assistente de coreografia | 44 h | R$ 1.303,95 | R$ 1.836,55 | R$ 2.775,44 | R$ 8,38 |
2628-10 | Dançarino | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 |
2628-10 | Bailarino intérprete | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 |
2628-10 | Bailarino criador | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 |
2628-10 | Bailarino (exceto danças populares) | 36 h | R$ 1.951,79 | R$ 2.749,01 | R$ 4.154,38 | R$ 15,11 |
2628-15 | Bailarino coreógrafo | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 |
2628-15 | Coreógrafo bailarino | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 |
2628-15 | Coreógrafo | 35 h | R$ 3.843,38 | R$ 5.413,21 | R$ 8.180,61 | R$ 31,38 |
2628-20 | Dramaturgo de dança | 36 h | R$ 2.389,15 | R$ 3.365,00 | R$ 5.085,29 | R$ 18,69 |
2628-25 | Ensaiador de dança | 31 h | R$ 954,00 | R$ 1.259,27 | R$ 1.903,05 | R$ 8,20 |
2628-30 | Maître de ballet | 33 h | R$ 1.452,02 | R$ 2.045,10 | R$ 3.090,62 | R$ 12,42 |
2628-30 | Professor de dança | 33 h | R$ 1.452,02 | R$ 2.045,10 | R$ 3.090,62 | R$ 12,42 |
As informações abaixo se referem a todos os cargos da família “Artista da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628” citados na tabela de salários.
Atribuições do cargo
Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas; executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.
Formação e experiência
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Condições gerais para exercício do cargo
Trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
Descrição das Atividades
Realizar apresentação pública de dança
- Supervisionar equipe de bailarinos;
- Supervisionar equipe de iluminação;
- Supervisionar equipe de multimídia;
- Supervisionar equipe de cenografia;
- Supervisionar equipe de música;
- Supervisionar equipe de adereços e figurinos;
- Supervisionar equipe de maquiagem e caracterização;
- Aquecer-se por meio de exercícios específicos;
- Concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
- Interpretar ideias e sensações por meio da dança;
- Interpretar imagens por meio da dança;
- Interpretar narrativas por meio da dança;
- Dançar;
Conceber projeto cênico em dança
- Desenvolver ideia ou tema;
- Escolher música, texto, imagens, objetos etc;
- Levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
- Improvisar movimentos;
- Experimentar movimentos, sequências de movimento;
- Criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
- Configurar roteiros e ou estruturas coreográficas em movimentos;
- Configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- Selecionar técnicas corporais;
- Investigar outras linguagens artísticas (teatro, cinema, circo, etc);
- Selecionar equipe artística;
- Recriar passos codificados;
- Selecionar gestos, passos e sequências;
- Reelaborar gestos, passos e senciências;
- Registrar gestos, passos e sequências;
- Considerar o espaço e o público na concepção cênica;
- Conceber soluções cênicas;
- Definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
Concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica
- Transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- Executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
- Elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- Construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- Expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
- Expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- Articular as partes da obra coreográfica;
- Coordenar equipes de criação;
- Selecionar elenco;
- Participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- Participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- Gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística;
- Gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção (mídia, imprensa etc);
Ensaiar coreografia
- Experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- Experimentar o uso de objetos na dança;
- Apreender proposta coreográfica;
- Transmitir proposta coreográfica a diferentes elencos;
- Fixar sequência de movimentos;
- Memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
- Memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
- Memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
- Memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
- Memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinético, espaciais e rítmicos;
- Interagir com parceiros de dança;
- Participar de ensaios gerais;
- Fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
Preparar o corpo para dança
- Fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
- Aperfeiçoar técnicas de dança;
- Ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
- Aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
- Aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
- Avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- Preparar corpo para realização das propostas estéticas;
- Adotar medidas profiláticas de preservação física;
Pesquisar movimentos, gestos e dança
- Investigar linguagens;
- Incorporar diferentes linguagens artísticas;
- Levantar material sobre o tema;
- Explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- Selecionar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- Desenvolver experimentação e improvisos;
- Estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
- Registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
Ensinar dança
- Ministrar aulas magnas em dança;
- Ensinar técnicas de dança para companhias profissionais;
- Reciclar professores de dança;
- Ensinar dança para amadores;
- Ensinar técnicas corporais;
- Ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
- Ensinar técnicas e métodos de improvisação;
- Ensinar técnicas e métodos de composição;
- Ensinar técnicas e métodos de criação;
- Ensinar técnicas e métodos de análise do movimento;
- Realizar oficinas de dança;
- Realizar seminários e palestras em dança;
Demonstrar competências pessoais
- Desenvolver consciência cinesiológica;
- Conhecer seus limites psicofísicos;
- Adaptar-se a situações imprevistas;
- Demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- Trabalhar em equipe;
- Liderar equipes;
- Desenvolver sensibilidade artística;
- Desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- Manter corpo preparado;
- Desenvolver capacidade de observação e percepção;
Recursos para exercício do cargo
- Recursos de Trabalho;
- Sala de aula com piso adequado à dança;
- Aparelho de som;
- Softwares específicos;
- Material psicoterápico (Bolinhas, elásticos, etc);
- Piano;
- Espelho;
- Barras;
- Sapatilhas;
- Joelheiras;
- Roupas confortáveis;
- Câmera filmadora;
- Iluminação adequada;
- Vídeo;
- Maquiagem;
- Linóleo;
- Figurinos adequados;
- Piso apropriado;
- Sapatos;
- Fitas para linóleo;
- Telão;
- Material para cenário;
- Microfones;
- Discos;
- TV;
- Equipamento cenográfico adequado;
- Piso de madeira compensado;
- Sala com pé direito alto;
- Fitas de vídeo;
- Fitas cassete;
- Cd´s;
- Livros;
- Equipamentos de luz;
- Internet;
Cargos relacionados
- Assistente de coreografia;
- Bailarino (exceto danças populares) – Bailarino criador, Bailarino intérprete, Dançarino;
- Coreógrafo – Bailarino coreógrafo, Coreógrafo bailarino;
- Dramaturgo de dança;
- Ensaiador de dança;
- Professor de dança – Maître de ballet;
Participaram da Pesquisa
Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp
Instituições
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Especialistas
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Fonte: Ministério do Trabalho