Como montar uma agĂȘncia de Viagens e Turismo
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Ficha Técnica
Setor da Economia: TerciĂĄrio
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de NegĂłcio: Passeios TrurĂsticos
Produtos Ofertados/Produzidos: Passeios
Viagens e Turismo
O empreendedor de passeios turĂsticos nĂŁo faz turismo, mas sim planeja-o sempre para o alheio, trabalha com guias habilitados, tendo como meta a busca do melhor, para garantir o sucesso do cliente. Empresas de passeios turĂsticos, normalmente trabalham em parceria com agĂȘncias de viagens.
Mercado
Essa nova indĂșstria jĂĄ rende mais do que a farmacĂȘutica e estĂĄ chegando perto de setores gigantes como informĂĄtica e telecomunicaçÔes. A Organização Mundial de Turismo – OMT prevĂȘ que em 2020 o turismo ao redor do mundo serĂĄ responsĂĄvel por nada menos do que 2 trilhĂ”es de dĂłlares de faturamento por ano. Nada mal para um setor que na dĂ©cada de 50 era incipiente. Esse boom no turismo estĂĄ acontecendo porque as pessoas, principalmente as que moram nos paĂses em desenvolvimento, resolveram sair da toca e conhecer o mundo.
O crescimento deste mercado Ă© uma excelente notĂcia nĂŁo sĂł para quem estĂĄ ligado diretamente ao negĂłcio, como os hotĂ©is e as empresas de transporte, mas tambĂ©m para outros cinqĂŒenta setores da economia que estĂŁo indiretamente envolvidos.
Por todo esse impacto, o turismo estĂĄ sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada nove trabalhadores no mundo, pelo menos um estĂĄ ligado a esse segmento.
Estrutura
A estrutura bĂĄsica deve contar espaço (sala) para atendimento e escritĂłrio, este espaço nĂŁo precisa ser superior a 50mÂČ.
Equipamentos
- MĂłveis e utensĂlios do escritĂłrio (computadores, mesas, cadeiras, armĂĄrios, etc.);
- VeĂculos (vans), etc.
Investimento
Ă variĂĄvel de acordo com a estrutura do empreendimento.
Pessoal
A mĂŁo-de-obra bĂĄsica Ă© formada de recepcionistas e guias, lembrando que, Ă© aconselhĂĄvel dominar outros idiomas, e que no caso dos guias, Ă© importante que sejam educados e atenciosos com os viajantes, e que possuam conhecimento de primeiros socorros.
Bacharel em Turismo: Ă© o profissional especializado. Egresso dos cursos superiores de turismo implantados no Brasil a partir de 1970, o bacharel em turismo tem sua formação, em nĂvel superior, na ĂĄrea das ciĂȘncias humanas e estĂĄ habilitado ao desenvolvimento da capacidade de anĂĄlise crĂtica, reflexĂŁo. Assim constituĂdo, esse profissional torna-se agente de transformação da atividade, a partir de pesquisas e estudos afins.
Guia de Turismo: tambĂ©m personagem deste negĂłcio, o Guia de Turismo Ă© o profissional que, devidamente cadastrado na EMBRATUR, acompanha pessoas ou grupos em viagens pelo Brasil ou exterior, mostrando atrativos turĂsticos, explicando a histĂłria, a geografia e a cultura dos povos e locais que visitam. Fica ainda sob sua responsabilidade o desembaraço de pessoas e bagagens em aeroportos, portos, estaçÔes rodoviĂĄrias ou ferroviĂĄrias, alĂ©m da solução dos problemas que possam acontecer durante as viagens.
A categoria dos guias de turismo estå dividida por atuação:
- Guia Regional: Ă© o que trabalha no receptivo, recebendo turistas que chegam de outros estados ou de outros paĂses. Sua atuação Ă© restrita ao estado para o qual estĂĄ cadastrado;
- Guia de ExcursĂŁo Nacional: Ă© o que leva turistas para conhecer o Brasil ou paĂses da AmĂ©rica do Sul;
- Guia de ExcursĂŁo Internacional: Ă© o que leva turistas para conhecer outros paĂses, fora da AmĂ©rica do Sul;
- Guia Especializado em Atrativos Naturais: é o que leva turistas para conhecer ecosistemas brasileiros, além de ser muito requisitado para passeios em trilhas, caminhadas e outras excursÔes de turismo aventura. Sua atuação då-se no Estado em que estå cadastrado.
Serviços
Alguns serviços que podem ser ofertados:
– City tour;
– Passeios turĂsticos;
– ExcursĂ”es terrestres;
– Acampamentos, etc.
Definição do porte
O porte do empreendimento deve ser medido na baixa estação, jå que é nesses meses, que exigirão criatividade para atrair o cliente, reserva de caixa para saldar os compromissos e um marketing bem planejado, que garantirão a operação por mais de uma estação.
Para abrir uma empresa de passeio turĂstico nĂŁo Ă© obrigatĂłrio ter curso superior em turismo e seu investimento Ă© relativamente baixo. Sugere-se ao futuro empreendedor, que antes de formalizar quaisquer investimentos, faça uma verificação detalhada das suas reais necessidades bĂĄsicas, jĂĄ que o valor pode variar muito considerando a contingĂȘncia em que a empresa serĂĄ instalada e as caracterĂsticas de cada negĂłcio.
O empreendimento
Cabe ao empreendedor descobrir a que estação melhor se adapta sua empreitada. SoluçÔes nĂŁo faltam para sustentar o negĂłcio frente Ă s variaçÔes da temperatura. Aqueles dispostos a transformar uma sĂł estação em negĂłcios devem se preparar para vencer os desafios da sazonalidade. DriblĂĄ-los significa trabalhar duro em uma para sobreviver na outra. O planejamento antecipado Ă© essencial e envolve desde a localização do empreendimento Ă qualidade da concorrĂȘncia, passando pela identificação da clientela e definição das estratĂ©gias a serem adotadas nos meses de baixo movimento.
LEMBRETE: Ă© importante que quem estiver Ă frente dos negĂłcios, deve possuir formação diversificada e estar preparado para trabalhar em equipes multidiciplinares, no campo do urbanismo, eventos, agĂȘncias, guias nacional e internacional, hotelaria, gastronomia, bebidas, transportes e outros.
Legislação EspecĂfica, Entidades, Sites afins
Torna-se necessĂĄrio tomar algumas providĂȘncias, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na SecretĂĄria da Receita Federal;
– Registro na SecretĂĄria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do MunicĂpio;
– Registro no INSS;(Somente quando nĂŁo tem o CNPJ â Pessoa autĂŽnoma â Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro da empresa turĂstica na EMBRATUR;
– Filiação Ă ABAV (para concessĂŁo de carta de capacitação tĂ©cnica);
– Registro no Sindetur â opcional.
O novo empresĂĄrio deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informaçÔes quanto Ă s instalaçÔes fĂsicas da empresa (com relação a localização),e tambĂ©m o AlvarĂĄ de Funcionamento.
AlĂ©m disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos Ă s especificaçÔes do CĂłdigo de Defesa do Consumidor (LEI NÂș 8.078 DE 11.09.1990).
NĂvel Federal
– LEI NÂș 9.605/98. DispĂ”e sobre as sançÔes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dĂĄ outras providĂȘncias.
– DECRETO NÂș 84.934/80. DispĂ”e sobre as atividades e serviços das AgĂȘncias de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento, e dĂĄ outras providĂȘncias.
Registro Especial
ApĂłs serem cumpridos os trĂąmites acima citados, a empresa providenciarĂĄ seu registro junto Ă Instituto Brasileiro de Turismo â EMBRATUR, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela EMBRATUR.
No EspĂrito Santo, os interessados poderĂŁo obter os formulĂĄrios necessĂĄrios e maiores informaçÔes na Secretaria de Turismo do EspĂrito Santo. Para obter o registro, basta apresentar a documentação legal da empresa, preencher alguns formulĂĄrios e pagar uma taxa para adquirir o certificado (que deve ser renovada a cada ano).
Ă interessante, tambĂ©m, que a empresa se cadastre no SNEA â Sindicato Nacional das Empresas AeroviĂĄrias. Quem nĂŁo se associar a esse Sindicato nĂŁo consegue cadastro para pleitear crĂ©dito junto Ă s companhias aĂ©reas.
Entidades
PROCON VitĂłria: http://www.vitoria.es.gov.br/procon.htm
Secretaria Estadual de Turismo: http://www.setur.es.gov.br
ABAV – Associação Brasileira das AgĂȘncias de Viagens: http://www.abav.com.br/
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo: http://www.embratur.gov.br
SNEA – Sindicato Nacional des Empresas AeroviĂĄrias: http://www.snea.com.br
Sites afins
CVC Viagens e Turismo: http://www.cvc.com.br/
Decolar.com:
Pontos TurĂsticos SĂŁo Paulo: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/
Cidades turĂsticas de SĂŁo Paulo: http://www.guiademidia.com.br
ReferĂȘncias: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica, DIEESE – Departamento Intersindical de EstatĂstica e Estudos SocioeconĂŽmicos, IPT – Instituto de Pesquisas TecnolĂłgicas – SĂŁo Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de OpiniĂŁo PĂșblica e EstatĂstica, WikipĂ©dia, Jornal EstadĂŁo, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – MinistĂ©rio da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento, MCTI – MinistĂ©rio da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação, MDA – MinistĂ©rio do Desenvolvimento AgrĂĄrio, MDIC – MinistĂ©rio do Desenvolvimento, IndĂșstria e ComĂ©rcio Exterior, MMA – MinistĂ©rio do Meio Ambiente, MME – MinistĂ©rio de Minas e Energia, MTE – MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – Ă proibido a reprodução, total ou parcial, do conteĂșdo sem prĂ©via autorização. |
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