Como montar uma agência de Viagens e Turismo
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Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Passeios Trurísticos
Produtos Ofertados/Produzidos: Passeios
Viagens e Turismo
O empreendedor de passeios turísticos não faz turismo, mas sim planeja-o sempre para o alheio, trabalha com guias habilitados, tendo como meta a busca do melhor, para garantir o sucesso do cliente. Empresas de passeios turísticos, normalmente trabalham em parceria com agências de viagens.
Mercado
Essa nova indústria já rende mais do que a farmacêutica e está chegando perto de setores gigantes como informática e telecomunicações. A Organização Mundial de Turismo – OMT prevê que em 2020 o turismo ao redor do mundo será responsável por nada menos do que 2 trilhões de dólares de faturamento por ano. Nada mal para um setor que na década de 50 era incipiente. Esse boom no turismo está acontecendo porque as pessoas, principalmente as que moram nos países em desenvolvimento, resolveram sair da toca e conhecer o mundo.
O crescimento deste mercado é uma excelente notícia não só para quem está ligado diretamente ao negócio, como os hotéis e as empresas de transporte, mas também para outros cinqüenta setores da economia que estão indiretamente envolvidos.
Por todo esse impacto, o turismo está sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada nove trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento.
Estrutura
A estrutura básica deve contar espaço (sala) para atendimento e escritório, este espaço não precisa ser superior a 50m².
Equipamentos
- Móveis e utensílios do escritório (computadores, mesas, cadeiras, armários, etc.);
- Veículos (vans), etc.
Investimento
É variável de acordo com a estrutura do empreendimento.
Pessoal
A mão-de-obra básica é formada de recepcionistas e guias, lembrando que, é aconselhável dominar outros idiomas, e que no caso dos guias, é importante que sejam educados e atenciosos com os viajantes, e que possuam conhecimento de primeiros socorros.
Bacharel em Turismo: é o profissional especializado. Egresso dos cursos superiores de turismo implantados no Brasil a partir de 1970, o bacharel em turismo tem sua formação, em nível superior, na área das ciências humanas e está habilitado ao desenvolvimento da capacidade de análise crítica, reflexão. Assim constituído, esse profissional torna-se agente de transformação da atividade, a partir de pesquisas e estudos afins.
Guia de Turismo: também personagem deste negócio, o Guia de Turismo é o profissional que, devidamente cadastrado na EMBRATUR, acompanha pessoas ou grupos em viagens pelo Brasil ou exterior, mostrando atrativos turísticos, explicando a história, a geografia e a cultura dos povos e locais que visitam. Fica ainda sob sua responsabilidade o desembaraço de pessoas e bagagens em aeroportos, portos, estações rodoviárias ou ferroviárias, além da solução dos problemas que possam acontecer durante as viagens.
A categoria dos guias de turismo está dividida por atuação:
- Guia Regional: é o que trabalha no receptivo, recebendo turistas que chegam de outros estados ou de outros países. Sua atuação é restrita ao estado para o qual está cadastrado;
- Guia de Excursão Nacional: é o que leva turistas para conhecer o Brasil ou países da América do Sul;
- Guia de Excursão Internacional: é o que leva turistas para conhecer outros países, fora da América do Sul;
- Guia Especializado em Atrativos Naturais: é o que leva turistas para conhecer ecosistemas brasileiros, além de ser muito requisitado para passeios em trilhas, caminhadas e outras excursões de turismo aventura. Sua atuação dá-se no Estado em que está cadastrado.
Serviços
Alguns serviços que podem ser ofertados:
– City tour;
– Passeios turísticos;
– Excursões terrestres;
– Acampamentos, etc.
Definição do porte
O porte do empreendimento deve ser medido na baixa estação, já que é nesses meses, que exigirão criatividade para atrair o cliente, reserva de caixa para saldar os compromissos e um marketing bem planejado, que garantirão a operação por mais de uma estação.
Para abrir uma empresa de passeio turístico não é obrigatório ter curso superior em turismo e seu investimento é relativamente baixo. Sugere-se ao futuro empreendedor, que antes de formalizar quaisquer investimentos, faça uma verificação detalhada das suas reais necessidades básicas, já que o valor pode variar muito considerando a contingência em que a empresa será instalada e as características de cada negócio.
O empreendimento
Cabe ao empreendedor descobrir a que estação melhor se adapta sua empreitada. Soluções não faltam para sustentar o negócio frente às variações da temperatura. Aqueles dispostos a transformar uma só estação em negócios devem se preparar para vencer os desafios da sazonalidade. Driblá-los significa trabalhar duro em uma para sobreviver na outra. O planejamento antecipado é essencial e envolve desde a localização do empreendimento à qualidade da concorrência, passando pela identificação da clientela e definição das estratégias a serem adotadas nos meses de baixo movimento.
LEMBRETE: é importante que quem estiver à frente dos negócios, deve possuir formação diversificada e estar preparado para trabalhar em equipes multidiciplinares, no campo do urbanismo, eventos, agências, guias nacional e internacional, hotelaria, gastronomia, bebidas, transportes e outros.
Legislação Específica, Entidades, Sites afins
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro da empresa turística na EMBRATUR;
– Filiação à ABAV (para concessão de carta de capacitação técnica);
– Registro no Sindetur – opcional.
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Nível Federal
– LEI Nº 9.605/98. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
– DECRETO Nº 84.934/80. Dispõe sobre as atividades e serviços das Agências de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento, e dá outras providências.
Registro Especial
Após serem cumpridos os trâmites acima citados, a empresa providenciará seu registro junto à Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela EMBRATUR.
No Espírito Santo, os interessados poderão obter os formulários necessários e maiores informações na Secretaria de Turismo do Espírito Santo. Para obter o registro, basta apresentar a documentação legal da empresa, preencher alguns formulários e pagar uma taxa para adquirir o certificado (que deve ser renovada a cada ano).
É interessante, também, que a empresa se cadastre no SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. Quem não se associar a esse Sindicato não consegue cadastro para pleitear crédito junto às companhias aéreas.
Entidades
PROCON Vitória: http://www.vitoria.es.gov.br/procon.htm
Secretaria Estadual de Turismo: http://www.setur.es.gov.br
ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens: http://www.abav.com.br/
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo: http://www.embratur.gov.br
SNEA – Sindicato Nacional des Empresas Aeroviárias: http://www.snea.com.br
Sites afins
CVC Viagens e Turismo: http://www.cvc.com.br/
Decolar.com:
Pontos Turísticos São Paulo: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/
Cidades turísticas de São Paulo: http://www.guiademidia.com.br
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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