Ideias de NegĂłcios

Como montar uma agĂȘncia de Viagens e Turismo

Ganhe muito dinheiro com passeios turĂ­sticos, saiba como montar uma agĂȘncia de Viagens e Turismo com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrĂȘncia, riscos, legislação, mĂŁo de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: TerciĂĄrio
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de NegĂłcio: Passeios TrurĂ­sticos
Produtos Ofertados/Produzidos: Passeios

Viagens e Turismo

O empreendedor de passeios turĂ­sticos nĂŁo faz turismo, mas sim planeja-o sempre para o alheio, trabalha com guias habilitados, tendo como meta a busca do melhor, para garantir o sucesso do cliente. Empresas de passeios turĂ­sticos, normalmente trabalham em parceria com agĂȘncias de viagens.

Mercado

Essa nova indĂșstria jĂĄ rende mais do que a farmacĂȘutica e estĂĄ chegando perto de setores gigantes como informĂĄtica e telecomunicaçÔes. A Organização Mundial de Turismo – OMT prevĂȘ que em 2020 o turismo ao redor do mundo serĂĄ responsĂĄvel por nada menos do que 2 trilhĂ”es de dĂłlares de faturamento por ano. Nada mal para um setor que na dĂ©cada de 50 era incipiente. Esse boom no turismo estĂĄ acontecendo porque as pessoas, principalmente as que moram nos paĂ­ses em desenvolvimento, resolveram sair da toca e conhecer o mundo.

O crescimento deste mercado Ă© uma excelente notĂ­cia nĂŁo sĂł para quem estĂĄ ligado diretamente ao negĂłcio, como os hotĂ©is e as empresas de transporte, mas tambĂ©m para outros cinqĂŒenta setores da economia que estĂŁo indiretamente envolvidos.

Por todo esse impacto, o turismo estĂĄ sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada nove trabalhadores no mundo, pelo menos um estĂĄ ligado a esse segmento.

Estrutura

A estrutura bĂĄsica deve contar espaço (sala) para atendimento e escritĂłrio, este espaço nĂŁo precisa ser superior a 50mÂČ.

Equipamentos

  • MĂłveis e utensĂ­lios do escritĂłrio (computadores, mesas, cadeiras, armĂĄrios, etc.);
  • VeĂ­culos (vans), etc.

Investimento

É variável de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

A mĂŁo-de-obra bĂĄsica Ă© formada de recepcionistas e guias, lembrando que, Ă© aconselhĂĄvel dominar outros idiomas, e que no caso dos guias, Ă© importante que sejam educados e atenciosos com os viajantes, e que possuam conhecimento de primeiros socorros.

Bacharel em Turismo: Ă© o profissional especializado. Egresso dos cursos superiores de turismo implantados no Brasil a partir de 1970, o bacharel em turismo tem sua formação, em nĂ­vel superior, na ĂĄrea das ciĂȘncias humanas e estĂĄ habilitado ao desenvolvimento da capacidade de anĂĄlise crĂ­tica, reflexĂŁo. Assim constituĂ­do, esse profissional torna-se agente de transformação da atividade, a partir de pesquisas e estudos afins.

Guia de Turismo: também personagem deste negócio, o Guia de Turismo é o profissional que, devidamente cadastrado na EMBRATUR, acompanha pessoas ou grupos em viagens pelo Brasil ou exterior, mostrando atrativos turísticos, explicando a história, a geografia e a cultura dos povos e locais que visitam. Fica ainda sob sua responsabilidade o desembaraço de pessoas e bagagens em aeroportos, portos, estaçÔes rodoviårias ou ferroviårias, além da solução dos problemas que possam acontecer durante as viagens.

A categoria dos guias de turismo estå dividida por atuação:

  • Guia Regional: Ă© o que trabalha no receptivo, recebendo turistas que chegam de outros estados ou de outros paĂ­ses. Sua atuação Ă© restrita ao estado para o qual estĂĄ cadastrado;
  • Guia de ExcursĂŁo Nacional: Ă© o que leva turistas para conhecer o Brasil ou paĂ­ses da AmĂ©rica do Sul;
  • Guia de ExcursĂŁo Internacional: Ă© o que leva turistas para conhecer outros paĂ­ses, fora da AmĂ©rica do Sul;
  • Guia Especializado em Atrativos Naturais: Ă© o que leva turistas para conhecer ecosistemas brasileiros, alĂ©m de ser muito requisitado para passeios em trilhas, caminhadas e outras excursĂ”es de turismo aventura. Sua atuação dĂĄ-se no Estado em que estĂĄ cadastrado.

Serviços

Alguns serviços que podem ser ofertados:

– City tour;
– Passeios turĂ­sticos;
– ExcursĂ”es terrestres;
– Acampamentos, etc.

Definição do porte

O porte do empreendimento deve ser medido na baixa estação, jå que é nesses meses, que exigirão criatividade para atrair o cliente, reserva de caixa para saldar os compromissos e um marketing bem planejado, que garantirão a operação por mais de uma estação.

Para abrir uma empresa de passeio turĂ­stico nĂŁo Ă© obrigatĂłrio ter curso superior em turismo e seu investimento Ă© relativamente baixo. Sugere-se ao futuro empreendedor, que antes de formalizar quaisquer investimentos, faça uma verificação detalhada das suas reais necessidades bĂĄsicas, jĂĄ que o valor pode variar muito considerando a contingĂȘncia em que a empresa serĂĄ instalada e as caracterĂ­sticas de cada negĂłcio.

O empreendimento

Cabe ao empreendedor descobrir a que estação melhor se adapta sua empreitada. SoluçÔes nĂŁo faltam para sustentar o negĂłcio frente Ă s variaçÔes da temperatura. Aqueles dispostos a transformar uma sĂł estação em negĂłcios devem se preparar para vencer os desafios da sazonalidade. DriblĂĄ-los significa trabalhar duro em uma para sobreviver na outra. O planejamento antecipado Ă© essencial e envolve desde a localização do empreendimento Ă  qualidade da concorrĂȘncia, passando pela identificação da clientela e definição das estratĂ©gias a serem adotadas nos meses de baixo movimento.

LEMBRETE: Ă© importante que quem estiver Ă  frente dos negĂłcios, deve possuir formação diversificada e estar preparado para trabalhar em equipes multidiciplinares, no campo do urbanismo, eventos, agĂȘncias, guias nacional e internacional, hotelaria, gastronomia, bebidas, transportes e outros.

Legislação Específica, Entidades, Sites afins

Torna-se necessĂĄrio tomar algumas providĂȘncias, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na SecretĂĄria da Receita Federal;
– Registro na SecretĂĄria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do MunicĂ­pio;
– Registro no INSS;(Somente quando nĂŁo tem o CNPJ – Pessoa autĂŽnoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro da empresa turĂ­stica na EMBRATUR;
– Filiação Ă  ABAV (para concessĂŁo de carta de capacitação tĂ©cnica);
– Registro no Sindetur – opcional.

O novo empresårio deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informaçÔes quanto às instalaçÔes físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvarå de Funcionamento.
AlĂ©m disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos Ă s especificaçÔes do CĂłdigo de Defesa do Consumidor (LEI NÂș 8.078 DE 11.09.1990).
NĂ­vel Federal
– LEI NÂș 9.605/98. DispĂ”e sobre as sançÔes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dĂĄ outras providĂȘncias.
– DECRETO NÂș 84.934/80. DispĂ”e sobre as atividades e serviços das AgĂȘncias de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento, e dĂĄ outras providĂȘncias.

Registro Especial

Após serem cumpridos os trñmites acima citados, a empresa providenciará seu registro junto à Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela EMBRATUR.
No Espírito Santo, os interessados poderão obter os formulårios necessårios e maiores informaçÔes na Secretaria de Turismo do Espírito Santo. Para obter o registro, basta apresentar a documentação legal da empresa, preencher alguns formulårios e pagar uma taxa para adquirir o certificado (que deve ser renovada a cada ano).
É interessante, tambĂ©m, que a empresa se cadastre no SNEA – Sindicato Nacional das Empresas AeroviĂĄrias. Quem nĂŁo se associar a esse Sindicato nĂŁo consegue cadastro para pleitear crĂ©dito junto Ă s companhias aĂ©reas.

Entidades

PROCON  VitĂłria: http://www.vitoria.es.gov.br/procon.htm
Secretaria Estadual de Turismo: http://www.setur.es.gov.br
ABAV – Associação Brasileira das AgĂȘncias de Viagens: http://www.abav.com.br/
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo: http://www.embratur.gov.br
SNEA – Sindicato Nacional des Empresas AeroviĂĄrias: http://www.snea.com.br

Sites afins

CVC Viagens e Turismo: http://www.cvc.com.br/
Decolar.com:
Pontos TurĂ­sticos SĂŁo Paulo: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/
Cidades turĂ­sticas de SĂŁo Paulo: http://www.guiademidia.com.br

 

ReferĂȘncias:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂ­stica, DIEESE – Departamento Intersindical de EstatĂ­stica e Estudos SocioeconĂŽmicos, IPT – Instituto de Pesquisas TecnolĂłgicas – SĂŁo Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de OpiniĂŁo PĂșblica e EstatĂ­stica, WikipĂ©dia, Jornal EstadĂŁo, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – MinistĂ©rio da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento, MCTI – MinistĂ©rio da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação, MDA – MinistĂ©rio do Desenvolvimento AgrĂĄrio, MDIC – MinistĂ©rio do Desenvolvimento, IndĂșstria e ComĂ©rcio Exterior, MMA – MinistĂ©rio do Meio Ambiente, MME – MinistĂ©rio de Minas e Energia, MTE – MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – Ă‰ proibido a reprodução, total ou parcial, do conteĂșdo sem prĂ©via autorização.

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