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Cargos e salários

Fonoaudiólogo – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Fonoaudiólogo, onde estão as melhores vagas de emprego para fonoaudiólogo, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de fonoaudiologia e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Fonoaudiólogo:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • O que é um fonoaudiólogo;
  • O que faz um fonoaudiólogo;
  • O que é fonoaudiologia;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Fonoaudiólogo

  • Jornada de trabalho: 34h
  • Piso salarial: R$1.818,57
  • Salário médio: R$2.561,36
  • Maior salário: R$3.870,81
  • Salário hora: R$15,29
  • Código da Profissão: CBO 223810

Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).

O que é um Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial.

Existe ainda a Fonoaudiologia Forense, que é a atuação em processos judiciais que envolvam exames biométricos para identificação através de voz, fala, linguagem, marcha, face, escrita, postura e tudo o mais que se relaciona com realizações humanas.

O que faz um Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo cuida da fala e da audição, aperfeiçoa a integração entre a comunicação disponível e as pessoas que necessitam se comunicar.

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Mas, se aprofundarmos um pouco na profissão do fonoaudiólogo, aprenderemos que ele faz muito mais do que cuidar da fala e da audição. Este importante profissional da saúde atua em áreas tão diversas quanto importantes para o mundo em geral, tais como:

Artística, ajudando profissionais em teatro, cinema, televisão e canto;
Empresarial, na prevenção, exames e desenvolvimento de condições melhores no ambiente do trabalho;
Jurídica, por meio de perícias técnicas, ajudando a elucidar crimes;
Estética – acredite! – com exercícios faciais que previnem rugas, marcas de expressão e promovem fortalecimento muscular facial.

Veja mais a baixo as atribuições do cargo de Fonoaudiólogo

O que é fonoaudiologia

A Fonoaudiologia (português brasileiro) ou Terapia da fala e Audiologia (português europeu), antes denominada logopedia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.

Atribuições do cargo de fonoaudiólogo

Realizam tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Avaliam pacientes e clientes; realizam diagnóstico fonoaudiológico; orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

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FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.

Código internacional CIUO88
2229 – Médicos y profesionales afines (excepto el personal de enfermería y partería), no clasificados bajo otros epígrafes

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

REALIZAR TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO

1 – Eleger procedimentos terapêuticos;
2 – Habilitar sistema auditivo;
3 – Reabilitar sistema vestibular;
4 – Desenvolver habilidades auditivas;
5 – Tratar distúrbios vocais;
6 – Tratar alterações da fala;
7 – Tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
8 – Tratar alterações de deglutição;
9 – Tratar alterações de fluência;
10 – Tratar alterações das funções orofaciais;
11 – Desenvolver habilidades cognitivas;
12 – Definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
13 – Avaliar resultados do tratamento;
14 – Acompanhar evolução clínica;
15 – Dar alta;

AVALIAR PACIENTES E CLIENTES

1 – Realizar anamnese;
2 – Detectar expectativas de pacientes e clientes;
3 – Eleger instrumentos para avaliação;
4 – Aplicar testes e provas;
5 – Avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
6 – Avaliar fluência;
7 – Avaliar fala;
8 – Avaliar funções orofaciais;
9 – Avaliar sistema auditivo;
10 – Avaliar sistema vestibular;
11 – Avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
12 – Avaliar voz;
13 – Avaliar deglutição;
14 – Avaliar habilidades cognitivas;
15 – Avaliar processamento auditivo;
16 – Avaliar postura corporal;
17 – Avaliar órteses, próteses e adaptações;
18 – Avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
19 – Avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
20 – Avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
21 – Avaliar condições para o desempenho sócio-ocupacional;
22 – Encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;

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REALIZAR DIAGNÓSTICO FONOAUDIOLÓGICO

1 – Analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
2 – Analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
3 – Realizar exames complementares;
4 – Realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
5 – Analisar exames;
6 – Solicitar exames complementares;
7 – Levantar hipóteses diagnósticas;
8 – Estabelecer plano terapêutico;
9 – Estabelecer prognóstico;
10 – Dar devolutiva da avaliação;
11 – Participar de diagnóstico interdisciplinar;

APLICAR PROCEDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS

1 – Prescrever terapêutica;
2 – Preparar material terapêutico;
3 – Indicar tecnologia assistiva;
4 – Adaptar tecnologia assistiva;
5 – Introduzir formas alternativas de comunicação;
6 – Prescrever órteses, próteses e adaptações;
7 – Adaptar órteses e próteses;
8 – Aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
9 – Aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
10 – Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
11 – Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
12 – Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da estética facial;
13 – Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
14 – Capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
15 – Estabelecer parâmetros de alta;
16 – Estabelecer critérios de elegibilidade;

ORIENTAR PACIENTES, CLIENTES, FAMILIARES, CUIDADORES E RESPONSÁVEIS

1 – Explicar procedimentos e rotinas;
2 – Demonstrar procedimentos e técnicas;
3 – Orientar condutas terapêuticas;
4 – Orientar procedimentos ergonômicos;
5 – Verificar a compreensão da orientação;
6 – Esclarecer dúvidas;
7 – Esclarecer prognóstico de tratamento;
8 – Orientar hábitos de saúde;
9 – Informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
10 – Estimular adesão e continuidade do tratamento;
11 – Visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;

ATUAR EM PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

1 – Caracterizar população-alvo;
2 – Analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
3 – Planejar programas e campanhas de prevenção e promoção;
4 – Planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos, et);
5 – Implementar programas de promoção da saúde;
6 – Implementar programas de prevenção às deficiências;
7 – Gerenciar programas e campanhas;
8 – Participar na elaboração do diagnóstico situacional;
9 – Participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
10 – Coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados;
11 – Participar de programas e campanhas de prevenção e promoção;
12 – Participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva;
13 – Planejar estratégias e atividades educativas;

EXERCER ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E ADMINISTRATIVAS

1 – Desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
2 – Capacitar profissionais;
3 – Supervisionar estágios;
4 – Ministrar cursos e palestras;
5 – Supervisionar profissionais;
6 – Prestar consultoria ou assessoria;
7 – Realizar pesquisas;
8 – Orientar pesquisas;
9 – Coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
10 – Apreciar trabalhos técnico-científicos;
11 – Organizar eventos técnico-científicos;
12 – Participar de comissões técnico-científicas;
13 – Participar de programas institucionais;
14 – Mediar reuniões clínicas;
15 – Auditorar programas e serviços;
16 – Realizar perícia;
17 – Gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;

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COMUNICAR-SE

1 – Discutir casos com outros profissionais;
2 – Registrar dados em prontuário;
3 – Elaborar relatórios;
4 – Elaborar material educativo e informativo;
5 – Redigir artigos, capítulos e livros;
6 – Divulgar trabalhos;
7 – Organizar publicações;
8 – Solicitar laudos, relatórios, pareceres;
9 – Elaborar manuais técnico-administrativos;
10 – Elaborar laudos;
11 – Emitir atestados;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Demonstrar dinamismo;
2 – Trabalhar em equipe;
3 – Tomar decisões;
4 – Demonstrar capacidade de análise e síntese;
5 – Demonstrar capacidade de observação;
6 – Contornar situações adversas;
7 – Demonstrar criatividade;
8 – Demonstrar capacidade de adaptação;
9 – Demonstrar iniciativa;
10 – Demonstrar organização;
11 – Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
12 – Demonstrar objetividade;
13 – Transmitir segurança;
14 – Trabalhar com biossegurança;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Cufômetro;
  2. Eletronistagmógrafo;
  3. Bera (audiometria de tronco cerebral);
  4. Jogos de áudio-cup;
  5. Kits de logoaudiometria;
  6. Material de consumo;
  7. Material de consumo específico;
  8. Medidor de pressão sonora;
  9. Metrônomo;
  10. Motor de chicote;
  11. Otocalorímetro;
  12. Otoscópio;
  13. Oxímetro de pulso;
  14. Paquímetro;
  15. Publicações especializadas;
  16. Recursos audiovisuais;
  17. Recursos de informática;
  18. Seringa para realizar pré-moldagem;
  19. Sistema de campo livre;
  20. Sistema de gravação;
  21. Sistema de biofeedback;
  22. Softwares variados;
  23. Sondas de aspiração;
  24. Tambor rotatório;
  25. Testes e protocolos específicos;
  26. Torpedo de oxigênio;
  27. Unidade móvel;
  28. Vectonistagmógrafo;
  29. Vra;
  30. Aspirador;
  31. Audiômetro;
  32. Brinquedos e jogos educativos e clínicos;
  33. Cabina acústica;
  34. Caneta otoscópica;
  35. Cronômetro;
  36. Cruz de calibração biológica;
  37. Diapasão;
  38. Disc man;
  39. Eletroglotógrafo;
  40. Eletrognatógrafo;
  41. Eletromiógrafo;
  42. Eletropalatógrafo;
  43. Equipamento para emissões otoacústicas;
  44. Equipamentos de análise acústica;
  45. Equipamentos de biossegurança;
  46. Equipamentos de proteção individual (epi);
  47. Equipamentos para mensuração in situ;
  48. Equipamentos de medição de fluxo aéreo;
  49. Espelho de glatzel;
  50. Espirômetro;
  51. Estabilizadores;
  52. Estetoscópio;
  53. Hipro;
  54. Analisador das funções da orelha média;
  55. Instrumentos de calibração;
  56. Threshold;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Fonoaudiólogo geral
  2. Fonoaudiólogo educacional
  3. Fonoaudiólogo em audiologia
  4. Fonoaudiólogo em disfagia
  5. Fonoaudiólogo em linguagem
  6. Fonoaudiólogo em motricidade orofacial
  7. Fonoaudiólogo em saúde coletiva
  8. Fonoaudiólogo em voz

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Adriana Rahal;
  • Irene Queiroz Marchesan;
  • Isabela De Almeida Poli;
  • Jaime Luiz Zorzi;
  • Katia De Almeida;
  • Kátia Nemr;
  • Leslie Piccolotto Ferreira;
  • Letícia Lessa Mansur;
  • Lica Arakawa Sugueno;
  • Lívia Maria Pedalini;
  • Maria Teresa Pedreira Cavalheiro;
  • Patricia Maria Mendes Balata;
  • Patrícia Junqueira;
  • Sandra Maria Vieira Tristão De Almeida;
  • Sonia Maria Candido;
  • Thelma Regina Da Silva Costa;

INSTITUIÇÕES

  • CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA – CEFAC;
  • Centro De Estudos Dos Distúrbios Da Audição – Cediau;
  • Ethics Serviços De Fonoaudiologia Ltda;
  • Hospital Das Clínicas – Fmusp;
  • Hospital Das Clínicas Da Faculdade De Medicina Da Universidade De São Paulo (Hc-fmusp);
  • Hospital Heliópolis;
  • Instituto De Recursos Humanos – Pe / Hospital Dos Servidores;
  • Kade Engenharia E Construcão Ltda;
  • Prefeitura Da Cidade Do Rio De Janeiro / Universidade Federal Do Rio De Janeiro;
  • Prefeitura Municipal De São Paulo;
  • Puc;
  • Puc – Campinas;
  • Universidade De São Paulo (Usp);

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

Glossário
Sensório-motor: movimento e sensação Percepto-cognitivo: percepção e inteligência Tecnologia assistiva: equipamentos tecnológicos que facilitam o acesso a outros equipamentos (adaptações) Táctil-cinestésica: tato e movimento Prótese: substituição de membro ou função Órtese: auxilia a função Adaptação: dispositivo que facilita o desempenho de uma função Devolutiva: explicação ou retorno dos resultados de uma avaliação dada ao cliente Plano terapêutico: projeto de trabalho traçado Recursos terapêuticos termoterápicos (calor e frio), hidroterápicos (água), cinesioterápicos (movimentos), eletroterápicos (impulsos elétricos), sonidoterápicos (som), fototerápicos (luz), aeroterápicos (oxigênio). Sistema vestibular: ligado à questão do equilíbrio, do labirinto.

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