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Ideias de negócios

Ovos de páscoa – Saiba como fazer gastando pouco

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Saiba como fazer ovos de páscoa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com fabricação de ovos de páscoa caseira ou industrial, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Como fazer ovos de páscoa

Ficha Técnica
Setor da Economia: Indústria
Ramo de Atividade: Fabricação de ovos de chocolate

Ovos de Páscoa

Descobertos junto com a América, os chocolates deram largada – já naquela época – em sua história de sucesso mundial. Apresentado às nações europeias, o chocolate tomou ares cosmopolitas e com o tempo diversificaram-se os motivos para sua fabricação e os hábitos de consumi-lo. Mais tarde, com a vinda dos imigrantes, a produção de chocolates e de ovos de chocolates difundiu-se no Brasil.
Atualmente, nosso país exporta mais do que chocolates, exporta uma maneira e um sabor especial desse inigualável alimento.

Mercado – Ovos de Páscoa

A produção industrial de Ovos de Páscoa tem seu maior problema na sazonalidade. Muito procurados na época da Páscoa, os ovos de chocolate são completamente ignorados durante os outros 11 meses do ano, caracterizando uma situação que exige a contratação e treinamento do pessoal admitido a cada ano especialmente para este fim. O resultado é a elevação dos custos.

Grandes Fabricantes – Ovos de Páscoa

Fabricantes tradicionais como Chocolates Garoto, Lacta e Nestlé marcam forte presença no mercado em termos de fixação da marca e associação com outros itens de sua linha de produção presentes no mercado em outras épocas do ano.

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Pequenos Fabricantes – Ovos de Páscoa

Em contrapartida, as marcas mais artesanais têm a seu favor a falta de concorrência comparativa de preços. É verdade que sofrem com o desconhecimento de sua marca, mas nada que um belo e saboroso mostruário não resolva. Além do mais, ganha-se na exclusividade, na oferta de sabores diferenciados,na criação de embalagens criativas e características de cada local ou região. Oportunidades que inclusive consistem potencial para a comercialização dos produtos.

Tendência – Ovos de Páscoa

O mercado consumidor é crescente. No Brasil, a produção já alcança mais de 400 mil toneladas de chocolates/ano, com tendência ao crescimento. O consumo por habitante, que já foi inferior a 2 Kg por brasileiro/ano, caminha para 3 Kg por brasileiro/ano, um crescimento de 50% em menos de 5 anos. Até pouco tempo este era um mercado fechado. Não havia concorrência internacional e eram poucos os produtores locais. Com a entrada dos chocolates estrangeiros de sabor mais suave e paladar mais apropriado para adultos, abriu-se um novo mercado: produtos de chocolate feitos para adultos, com mais de 35 anos.

Consumidor – Ovos de Páscoa

Ao contrário das marcas líderes, detentoras de embalagens com personagens infantis famosos, as pequenas indústrias de Ovos de Páscoa têm seu público formado basicamente por adultos e podem, assim, explorar este mercado com sabores e embalagens apropriadas a esse público.

Investimento – Ovos de Páscoa

Os investimentos incluem a abertura da empresa, a compra ou aluguel de uma área para a instalação dos equipamentos, para estoque e movimentação dos produtos, além de um pequeno escritório. Será vital uma reserva de capital para investir em marketing, desenvolvimento de produto, sabores, embalagens, despesas com distribuição (própria ou de terceiros) para entrega das mercadorias, compra de matéria prima, materiais de escritório e de manutenção dos equipamentos. O empresário deve considerar o investimento na climatização do ambiente de produção, assegurando-se que não haja perda de qualidade dos chocolates em produção, em matéria prima ou estoque de produto acabado.

Instalações – Ovos de Páscoa

Inicialmente uma área com cerca de 45 m² é capaz de abrigar os primeiros equipamentos. O importante é observar as características adequadas de temperatura e umidade. A definição da área ideal dependerá basicamente da capacidade de investimento inicial e proporcionalmente ao volume de equipamento adquiridos no primeiro estágio de produção.

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Máquinas e Equipamentos

Além de mobiliário, a empresa poderá investir na automatização da produção, aumentando sua capacidade produtiva e reduzindo os custos, gerando assim maior margem de lucros ao proprietário. Pode haver investimento em derretedeiras, misturadores, uma centrífuga, moldes pré-formatados, máquina de resfriamento, temperadeiras, equipamentos de desmoldagem e embalagem automatizados (em ambiente com controle de temperatura e umidade), drageadeiras, túneis de resfriamento, câmaras para armazenamento de matéria prima e de produtos acabados, há temperatura média de 20º, com ventilação forçada.

Começar derretendo no fogão o chocolate raspado é possível, mas não é o ideal. Equipamentos como derretedeiras elétricas – de preferência que não usem água, já que o chocolate absorve umidade e pode ficar viscoso – e temperadeiras (que reduzem a temperatura e induzem à cristalização) são mais apropriados que o banho-maria e o mármore. Depois, o chocolate – já nas formas – deve ir para túneis de resfriamento ou geladeiras com ventilação interna, que evitam a umidade. Apesar de começarem quase sempre na cozinha doméstica, muitos negócios artesanais crescem e acabam industrializando uma parte da produção. É preciso fabricar uma quantidade capaz de tornar o preço final competitivo. Sabe-se que pequenas fábricas, embora mantenham processos manuais, são frequentemente equipadas com embaladeira automáticas, drageadeiras e uma centrífuga.

Produtos – Ovos de Páscoa

Uma indústria de ovos de páscoa é na verdade uma indústria de chocolates. Produz guloseimas à base de chocolate. Sua atividade consiste na compra de insumos, matéria prima (chocolates, manteiga de cacau, massa de cacau, açúcar, etc.), na sua transformação em produtos de consumo, embalados adequadamente em embalagens atraentes e em quantidades adequadas para o consumo e venda para lojas, mercearias, bares, restaurantes e outros estabelecimento revendedores ou consumidores como hotéis, escolas, etc.

As inovações na produção de ovos de páscoa vem se concentrando na multiplicidade de formas e sabores. Os chocolates, assim como os ovos de páscoa, ganharam “temperos” de licores, maciez de trufas, cores variadas, formas diferentes e até com motivos eróticos.

Volume de Produção – Ovos de Páscoa

O empresário pode trabalhar de duas formas bem distintas. Produzindo antecipadamente de acordo com as projeções ou previsões de vendas. Ou então, estocar matéria prima e produzir após o recebimento de pedidos de clientes. A maioria das indústrias de grande porte trabalha com um mix dessas variantes. Estabelece um nível de produção mínimo projetado e depois efetua pequenos ajustes de acordo com a chegada de pedidos de clientes.

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Empresas de menor porte, costumam produzir por ”intuição”, o que acarreta as vezes prejuízos, pois os produtos uma vez acabados têm data certa de validade. Após algum tempo, o comércio não aceita receber produtos perto da data de validade. Além disso, por não utilizarem conservantes químicos em seus processos produtivos, os produtos elaborados pelas pequenas indústrias têm tempo de validade muito curto. Assim, a preocupação com o fato do chocolate ser um produto perecível é fundamental para as decisões de produção, compra e venda de pequenos empresários nesta área.

Processo Produtivo – Ovos de Páscoa

O processo de fabricação de ovo de páscoa começa com a definição do tipo de chocolate que será utilizado e o tamanho, se vai ter adição de outros ingredientes como flocos crocantes, crocantes ou não, as etapas subsequentes estão descritas a seguir:

Temperagem – Ovos de Páscoa

Nesta etapa o chocolate passa por várias temperaturas para que todas as partículas de manteiga de cacau derretam por igual e se estabilizem. Quando todas as etapas da temperagem são seguidas cuidadosamente, estará assegurado o brilho, secagem rápida e aparência sem manchas do chocolate;
moldagem – Ovos de Páscoa

Depósito da massa temperada em moldes plásticos no formato e tamanho do ovo desejado;

Resfriamento – Ovos de Páscoa

Para manter a qualidade da têmpera, principalmente quando é obtida uma boa cristalização, é necessário que o resfriamento seja adequado. Mantendo-se temperatura ideal do local de trabalho em 20oC;

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Desmoldagem e Embalagem – Ovos de Páscoa

Devem ser feitas em ambiente refrigerado para evitar a condensação de umidade na superfície do produto final;

Armazenamento – Ovos de Páscoa

Os ovos de páscoa são produtos sensíveis às variações de temperatura, luz, umidade, tempo e odores estranhos. A temperatura ideal de armazenamento de chocolate deve ser por volta de 20oC.

Como fazer Ovos de Páscoa

1. DERRETER O CHOCOLATE. O chocolate pode ser derretido em banho-maria, microondas ou derretedeira.

1.A)BANHO-MARIA. Com o banho-maria, use um refratário bem ajustado à borda de uma panela comum. Nesse processo é possível derreter até 300 gramas de chocolate de uma vez. Coloque água fria em quantidade suficiente apenas para banhar o fundo do refratário. Água em excesso faz com que o refratário “bóie” e perca o encaixe com a panela, aumentando o risco de umidade no chocolate; depois, ponha o chocolate picado dentro do refratário e em seguida, leve ao fogo bem baixo para que o chocolate receba o calor de maneira gradual; Retire a panela do fogo quando a água estiver morna, bem antes de ferver – verifique a temperatura da água com a mão: ela deve estar bem quente, mas suportável ao tato.

Nesse ponto, aproximadamente 1/3 do chocolate ainda estará em pedacinhos. Complete o derretimento e misture o chocolate com uma espátula, para aproveitar o calor da mistura. Caso persistam algumas “pelotinhas”, volte ao banho-maria com o fogo desligado, por alguns instantes, apenas para completar o derretimento.

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1.B) MICROONDAS. Para derreter até 1 kg de chocolate use o microondas. O microondas afasta o perigo da proximidade com o vapor da água, mas é importante ficar atento ao tempo de derretimento, para que o chocolate não aqueça demasiadamente. Em média, quatro minutos e meio na potência média são suficientes para derreter 1 kg de chocolate. Na metade do tempo, abra o forno e mexa o chocolate para que ele derreta por igual; Retire o refratário do microondas e misture com uma espátula para completar o derretimento; Depois de misturado, o chocolate deverá estar bem liso e pronto para ser temperado (no ponto de ir para a fôrma). Caso persistam “pelotinhas”, volte ao microondas por poucos segundos até derreter completamente.

1.C) DERRETEDEIRA. A derretedeira é indicada para uso profissional, quando se utiliza quantidades superiores a 2,5 kg.

2. TEMPERAR O CHOCOLATE. Despeje o chocolate completamente derretido em outro refratário limpo e seco, para que a temperatura comece a cair; Misture o chocolate com uma espátula constantemente para que ele resfrie por igual, até atingir 29øC. A temperatura pode ser verificada colocando uma pequena porção de chocolate no pulso ou lábio. Sentindo que ele está “frio”, pode colocar na fôrma.

3. MOLDAR O CHOCOLATE. Com a ajuda de uma concha, dose o chocolate para a primeira camada. A quantidade deve ser pequena, suficiente apenas para cobrir a superfície da fôrma. Gire a fôrma fazendo movimentos circulares, para que o chocolate se espalhe por igual; Depois de forrar completamente a fôrma, leve à geladeira por dois ou três minutos, apenas para secar o chocolate; Despeje em seguida outra porção de chocolate, gire a fôrma e leve novamente à geladeira para fazer uma segunda camada. Repita esse processo até terminar todo o chocolate. Na última camada, espalhe um pouco mais de chocolate nas beiradas da fôrma. Retire os excessos com uma espátula para formar as bordas. Leve a fôrma à geladeira, com a boca virada para baixo sobre um papel-alumínio, por aproximadamente 20 minutos.

4. DESENFORMAR O OVO. O ovo deve permanecer na geladeira até que o chocolate seque completamente. Para identificar o momento de retirá-lo da geladeira observe a fôrma: ela deve estar ligeiramente esbranquiçada, sem brilho. Retire o ovo da geladeira, apoiado no papel-alumínio, e desenforme sobre uma superfície plana e seca. O ovo se soltará da fôrma com facilidade, basta levantá-la. Caso não ocorra, leve novamente a geladeira e espere alguns minutos. É importante ter atenção, pois o ovo pode quebrar se o chocolate for retirado antes da hora certa.

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5. EMBALAGEM. Assim que o ovo for retirado da fôrma, é necessário esperar 12 horas para que seja embalado. Deixe o ovo em local fresco e arejado. Para embalá-lo, utilize papel chumbo. Depois, feche o embrulho com uma fita bem amarrada.

Bombons de Chocolate Puro

Siga o mesmo procedimento para derreter e temperar o chocolate. Assim que o chocolate estiver no ponto, despeje nas fôrmas próprias para bombons; Bata levemente a fôrma para não formar bolhas e retire os excessos com uma espátula. Leve à geladeira e deixe até que a fôrma fique “opaca”.

Bombons Recheados

Use garfos especiais para bombons ou os de “fondue” (esses garfos facilitam a preparação. Tamanhos e formatos diferentes possibilitam banhar e decorar qualquer tipo de recheio); Para banhar 20 bombons, use entre 250 g e 300 g de cobertura de chocolate; Aproveite o formato redondo do garfo para apoiar as cerejas. Mergulhe completamente o recheio num recipiente com bastante chocolate já temperado. Retire e dê leve batidas para tirar o excesso; Coloque os bombons sobre uma grade fina ou uma tábua coberta com papel-alumínio; Seque à temperatura ambiente (22øC) ou, se o dia estiver quente, leve à geladeira por alguns minutos.

Dicas  – Ovos de Páscoa

* Um tablete de cobertura de chocolate 500 g rende dois ovos com cerca de 350g com recheio de bombons;
* O prazo de validade do chocolate moldado sem qualquer adição é de 30 dias. Com adição de ingredientes secos o prazo diminui para sete dias;
* Muito tempo de refrigeração faz com que o chocolate perca o brilho e fique esbranquiçado;
* Para saber o ponto ideal do chocolate, depois de derretido, coloque um pouco nos lábios para perceber se está “frio”. Se a pele suportar a temperatura do chocolate, o ponto está ideal;
* Quando o bombom demorar a secar é sinal que o tempero não foi bem feito. Faça o teste com um bombom, antes de banhar os demais;

Casos de Sucesso

. SWEET BRAZIL. A empresária paulista Paula Azevedo ensina: “Bastam um fogão, um pedaço de mármore e uma geladeira para começar”. Foi com esses apetrechos comuns a qualquer cozinha que em 1986 ela iniciou a Sweet Brazil. Publicitária, Paula resolveu “brincar” de chocolateira um dia depois do trabalho e não parou mais. Começou virando noites derretendo em banho-maria o chocolate que raspava à mão. Essa investida rendeu a Paula 100 kg de ovos vendidos e uma pneumonia. Na Páscoa seguinte, já com um curso técnico na área, a publicitária vendeu outros 200 kg. Acabou abrindo uma loja, que emplacou pela originalidade dos produtos – de flores coloridas a páscoas temáticas, com “Carmens Mirandas” e bananas. Tudo, é claro, de chocolate. A expansão do negócio exigiu a ajuda de uma derretedeira e de muita criatividade, tanto na produção quanto no desenvolvimento de canais de distribuição. Paula já criou mais de 2 mil modelos diferentes e, desde o ano passado, trabalha a portas fechadas para clientes selecionados. “O primeiro passo é fazer um bom curso técnico na área”, explica a empresária, que indica as aulas de fornecedores, como Bondinho e Barra Doce, em São Paulo.

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Notícias. “Mercado artesanal consome mais de 4 mil toneladas de chocolate ao ano”

Setor é marcado pela informalidade; muitos fazem ovos em casa para ajudar no orçamento.

Sem tentar competir com as grandes indústrias de chocolate, que serão responsáveis pela produção de 18,6 mil toneladas em ovos de Páscoa nesse ano, o mercado artesanal tenta seduzir o público com preços mais baratos ou com sofisticação exclusiva (nesse caso o que vale é a criatividade e não o custo). Segundo o vice-presidente da área de chocolate do Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados do Estado de São Paulo (Sicab), Getúlio Ursulino Netto, há cerca de 120 indústrias de pequeno porte no País. “São empresas de quatro a 15 funcionários, mas grande parte dessa produção artesanal está no mercado informal”, diz.

Segundo ele, esse mercado consome 4 mil toneladas de chocolate (que é produzido pela grande indústria) por ano. “Muitos fazem o trabalho em casa mesmo e compram o material em atacadistas”, afirma.

Em casa – O empresário Osvaldo Nunes sabe bem disso. Há 20 anos ele comanda a Chocolândia, uma loja atacadista no bairro do Ipiranga, na capital, que, segundo ele, recebe cerca de 2,8 mil clientes por dia, a maioria em busca de chocolate. “Há um crescimento grande nesse mercado. Cada vez mais as donas de casa estão descobrindo nesse filão uma forma de complementar a renda familiar ou de descobrir uma nova profissão”, diz.

Para ele, um dos grandes atrativos desse mercado é o baixo custo das barras maiores. “Com R$ 7,44, é possível fazer um ovo de 1 quilo – nesse preço está o chocolate, papel metálico com motivo de Páscoa, papel alumínio, suporte plástico, etiqueta e fita –, sendo que o peso equivalente do produto na grande indústria está na média de R$ 25.”

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Prova de que o mercado está para peixe é a quantidade de cursos ministrados na própria loja de Nunes. Entre os destaques há o curso profissionalizante de chocolate em quatro aulas e o de bombons especiais. “Chegamos a receber até 50 alunos em uma aula.”
Fonte: O Estado de São Paulo

Legislação Específica

Toda empresa é obrigada a seguir uma série de normas legais, desde a localização às instalações físicas da fábrica, passando pelo processo produtivo e manipulação do alimento.
. Leis normais da indústria de alimentos (federal. Estadual e municipal). Consultar Associação das Indústrias, Junta Comercial, Vigilância Sanitária ou Contador.
. Resolução 12/22 do Ministério da Saúde, DOU de 24/07/1978
. Portaria 01 – DINAL de 28/01/1987

Eventos

. BRASILPACK – Feira Internacional da Embalagem
Promotora: Alcântara Machado
Site.
E.mail: info@brasilpack.com.br

CURSOS.

. BONDINHO Distribuidores de Produtos Alimentícios.
Av. Pompéia 1795, Pompéia – São Paulo/SP
CEP.050.23-001
http://www.bondinhochoc.com.br
E.mail. bondinho@bondinhochoc.com.br
TEL. 3672-1044

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. SANTO ANTÔNIO Rua Serra de Juréia, 736, Tatuapé – São Paulo – SP
CEP 03.323-020
(011) 294-0137 / 6191-1966.

Entidades

. Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas/SP. Pesquisadora Fernanda Zaratini Vissotto.

Fornecedores de Produtos para fabricação de Chocolates

.HEBENSTREIT SOLLICH – LIMEIRA – SP
FONE: (19) 451.2422

. BONDINHO Distribuidora de Produtos Alimentícios Ltda
Av. Pompéia 1795, Pompéia – São Paulo/SP
CEP.050.23-001
TEL. 3672-1044
E.mail. bondinho@bondinhochoc.com.br

. SANTO ANTÔNIO
Rua Serra de Juréia, 736, Tatuapé – São Paulo – SP
CEP 03.323-020
(011) 294-0137 / 6191-1966.

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Endereços na Internet:

http://www.cromus.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

 

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Ganhe até 2 Mil por semana fotografando

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Veja como ganhar de R$ 600,00 a R$ 2.000,00 por semana com sua câmera fotográfica.

Uma das maneiras mais fáceis de se fazer dinheiro extra é com uma câmera, mais para a maioria das pessoas a fotografia é um apenas um hobby.

Usar uma câmera ainda é um instrumento de entrada de dinheiro extra altamente ignorada! Com um pouco de imaginação, uma tendência artística e uma pequena habilidade para vender, o homem ou a mulher comuns, ou até mesmo um adolescente, pode fazer um dinheiro extra de até R$ 2.000,00 por semana com sua câmera.

Não precisa ser um expert em fotografia nem possuir uma câmera muito sofisticada, basta apenas conhecer um pouco de fotografia e ter uma câmera razoável para boa.

Com a crescente evolução e popularização dos celulares as câmeras fotográficas se tornaram mais baratas, atualmente é possível comprar na internet câmeras de excelente qualidade por R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00.

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Sites como Mercado Livre, Magazine Luiza, OLX, entre outros tem bastante ofertas de câmeras e você pode iniciar comprando uma usada em bom estado.

Para quem não tem conhecimento sobre câmeras fotográficas, a CANON é uma boa pedida, com essa marca não tem como errar.

Quanto aos conhecimentos de fotografia pode-se aprender facilmente através da internet que oferece uma infinidade de cursos, vídeos e informações sem nenhum custo. Uma boa dica e procurar vídeos no youtube que ensina como fotografar e editar as imagens.

Além da câmera, o tripé é fundamental para quem deseja fotografar em ambientes como estúdio ou mesmo para ambiente externos no caso de fixar a câmera.

Fotógrafos free-lancers

Fotógrafo

Se você decidir entrar nos ranks de fotógrafos free-lancers independentes descobrirá, em breve, que não há mistério algum em ser capaz de fazer milhares reais todo ano.

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A melhor abordagem para começar seu negócio free-lancer de fotografia é começar devagar e construir uma base de conhecimento e experiência.

A Princípio não precisa de um estúdio, opte por fotografia externa para minimizar os custos, a não ser que você tenha um espaço livra na sua casa.

A quantidade de dinheiro que você vai ganhar vai depender de quanto tempo dedicar ao seu negócio, inicie com seu tempo livre e vá aumentando a medida que os serviços apareçam. Um bom fotografo consegue retiradas maiores que muitos empregos convencionais,

A vantagem de ser um fotógrafo free-lancer é você poder criar seus próprios mercados e estabelecer suas próprias metas. Você ainda pode ganhar dinheiro extra trabalhando nos fins de semana.

Isso realmente uma coisa muito importante; você deve ter a habilidade de usar seu equipamento para produzir uma boa fotografia. As pessoas estão dispostas a pagar muito bem se você produzir resultados de boa qualidade. Elas não gostam de pagar por um trabalho pobre que não seja agradável ou efetivo.

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Ser bem sucedido é vender o que você já sabe

FotógrafoNeste relatório estamos supondo que você já saiba alguma coisa sobre como operar uma câmera, tirar fotografias, exposição, iluminação, composição e procedimentos de sala escura. Aí está o final da produção. Transformar esses conhecimento numa fotografia vendável é o próximo passo.

Faça propaganda de seu trabalho num portfólio

Faça um portfólio de qualidade para mostrar aos seus clientes potenciais.

Quando estiver satisfeito com seu portfólio, chame agências de propaganda e mostre ao diretor de arte sua capacidade. Marque encontros com diretores de arte e moda de lojas de departamento e butiques. Mostre negócio em firmas industriais e considere de antemão como seus departamentos de propaganda e relações públicas poderiam utilizar seus serviços.

Esteja preparado para mostrar seu trabalho a qualquer pessoa e a qualquer hora. Todo mundo pode ser um cliente potencial e você nunca saberá quem será o próximo a estar precisando de seus serviços. Carregue seu portfólio no carro sempre. Se tiver orgulho de seu trabalho, mostre-o! Faça da propaganda uma parte do seu cotidiano.

Saber o que cobrar pelo seu trabalho

A primeira coisa a ser lembrada é que você não vai entrar num negócio para deixá-lo. Ser justo a você mesmo e aos seus clientes é o princípio que você deve seguir quando estiver colocando seu preço.

A maneira de fazer isso é determinar a quantidade que vai lhe recompensar adequadamente ao seu tempo, talento e investimento em equipamentos básicos de trabalho a trabalho.

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Não caia na armadilha de pedir menos pelos seu trabalho porque você não está trabalhando dentro de um estúdio, ou não possui equipamentos caros e novos em folha. Você ainda tem despesas gerais!

A decisão de quanto pedir pelo final de seu trabalho é algo que você deve decidir por si mesmo. A área em que você vive, a economia desta área, a competição e outros fatores de influência.

Essas são as duas maneiras básicas de avaliar sua remuneração:

1. Você pode cobrar por cada fotografia individualmente ou por trabalho. Num trabalho você deveria saber exatamente quantas fotos eles requereriam e levariam em conta pelas diferenças na sua quota de preço;

2. Você pode cobrar por hora de trabalho o que compensa pelo seu tempo e talento. Sua taxa por hora é somente o seu tempo, começando da hora em que você saiu de casa até ter terminado seu trabalho e voltado para casa. Em alguns casos, cobrar pela hora pode não ser vantajoso.

Por exemplo, seções de dança, pacotes de graduação, escolas de dança ou pequena liga de times costumam levar mais tempo que o previsto pelo cliente que poderá recusar em pagar o tempo excedido ou pedir bons descontos.

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Por outro lado, fotos comerciais, onde você pode ser chamado para tirar uma foto individual que acabe levando de 1 a 2 horas para ser feita pode ser mais interessante que cobrar por foto.

Ganhe dinheiro com ou sem crise financeira

FotógrafoSe a economia do país está boa ou ruim, uma coisa é certa – sempre existirão casamentos e trabalho para fotógrafos free-lancers. A propaganda boca-a-boca funciona bem, independente do produto ou serviço que você estiver vendendo.

Mas ela funciona especialmente bem se você for um fotógrafo no negócio de fotos para casamentos. Quando uma noiva fica satisfeita com a qualidade de seu trabalho, pagará muito pelo serviço.

Álbuns de casamento são vistos por muitas pessoas, um bom álbum de casamento pode trazer muitos clientes

A maior parte de seu trabalho virá de referências dadas pelas noivas que ficaram felizes com o seu trabalho. Você também pode promover o seu trabalho, no entanto, mostrando seu trabalho para floristas, lojas de noivas, boutiques, e buffets que normalmente tem muitos negócios relacionados a casamentos. Somente conte-lhes que você ficaria feliz de mandar-lhes o seu trabalho, se eles fizerem o mesmo.

Sempre assine contrato com a noiva de modo a não existirem desentendimentos. Especifique exatamente as fotos que serão tiradas e de quem. Sempre inclua um “Parágrafo Dispensa” que coloque que você não é responsável pelas perdas de fotografias resultantes de mau funcionamento da câmera, acidentes no desenvolvimento, ou filme perdido no envio pelo correio. Você também deve incluir um “Dispensa Modelo”, que dará a você o direito de usar qualquer uma das fotos como amostras de compras de propagandas.

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Calculando sua remuneração

Tenha certeza de que a noiva tenha entendido completamente o que é a sua remuneração e o que ela pode esperar de receber como serviço. Existem muitas maneiras através das quais você pode colocar o seu preço nos casamentos:

1. Ofereça um pacote completo que inclua uma foto do casamento no jornal, um porta-retrato formal da noiva e uma cobertura do ensaio, festa, casamento e recepção;

2. Cobertura da festa de ensaio do casamento e da recepção;

3. Casamento e recepção;

4. Só o casamento.

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Casamentos podem ser uma mina de ouro. Não é incomum que um pacote completo tenha um valor bem elevado, pesquise os preços na internet ou entre em contato com alguns fotógrafos para saber o preço.

Outros trabalhos de free-lance que podem trazer muito dinheiro a você! Recitais de escola de dança

Recitais de dança acontecem somente uma vez por ano, mas tirar fotos de lindas crianças em suas fantasias pode significar um aumento substancial de sua conta no banco. Escolas de dança existem em todos os lugares e de todos os tamanhos.

Esportes de crianças, como pequena liga de baseball, futebol, hipismo e basket oferecem uma oportunidade muito lucrativa de fazer um dinheiro fácil para um fotógrafo free-lancer.

Todos os times (e as centenas de pais que os assistem) querem fotos do grupo e individuais de todos os jogadores. A maioria das ligas terão no mínimo 8 a 10 times, com mais de 30 crianças num time, dependendo do esporte.

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A pessoa a ser abordada para trabalhar por arranjos para uma seção fotográfica seria o técnico, um diretor, comitê ou responsável. Lidar com uma pessoa só funciona melhor. Cheque com o departamento de recreação da cidade ou do Estado. Eles saberão quem estará usando suas facilidades.

Fotografia de casas, apartamentos e de arquitetura

Fotógrafo CasaAlguns de seus melhores clientes podem ser agentes de imobiliária, contratadores comerciais e residenciais e arquitetos. Agentes de imobiliária sabem que fotografias são mais efetivas em fazer propagandas de casas ou negócios do que um classificado típico. Fazer toda a listagem de um imóveis pode aumentar sua renda substancialmente.

Fotografias de seguros

Empresas seguradoras reembolsarão um plano de seguros de um proprietário somente por aqueles itens que tiverem documentado. Cada vez mais, os regulamentadores estão impulsionando seus clientes a fotografar tudo que é coberto pelo seu seguro em suas casas ou negócios. É difícil argumentar com um inventário fotográfico e, por essa razão, as pessoas pagarão para que você fotografar suas propriedades e organize-as em uma caixa de depósitos segura.

Organize um serviço de inventário fotográfico de seguros e negócios do tipo. Com essa ideia, você contata empresas de seguros e determina se elas aprovarão e endossarão as fotografias que você tirar dos planos de seguros de casas, negócios pessoais e negócios de reclamação a respeito de propriedades.

Muitas aprovarão e, através delas, trabalhando também com a ajuda de um agente segurador da própria agência ou por conta própria. Entre em contato com os donos das propriedades e venda a ideia de tirar fotografias dos bens de decoração e outros objetos da casa que eles tenham colocado no seguro.

Você tira fotos – um inventário dos bens na forma de fotos endossados e de tudo que eles estejam reivindicando ou gostariam de colocar em reivindicação numa apólice de seguros – e então identifique as fotografias, dando um jogo delas para o dono da propriedade e outro jogo para seu agente segurador ou para a empresa.

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Inventários de fotos de propriedades de decoração e pessoais ainda é um negócio novo, mas em todos os lugares nos quais ele tem sido introduzido é definitivamente comprovado de ser uma super fonte de renda para as pessoas que tenham vontade de se apressarem em ganhar.

Porta retratos de família

Porta Retrato FamíliaQuando você tirar fotos de famílias, é melhor que não utilize um estúdio. As pessoas sempre agem e parecem mais naturais quando estão em seus próprios lares ou quintais. Os animais de estimação da família também são fáceis de serem incluídos quando estão aos arredores da família.

Você pode divulgar seu próprio serviço “fotografia de família em área exterior” no jornal de Domingo e na internet. Note o fato de que eles não terão nem mesmo que deixar seus confortos e privacidade de suas casas, porque você irá até eles. Cobre um taxa inicial,  mais despesas de viagem e outros custos de fotografia.

Igrejas e Sinagogas

Quando os membros da Igreja tornam-se velhos o suficiente para se tornarem membros regulares, eles são confirmados e admitidos oficialmente na Igreja. As Igrejas sempre querem grupos de fotos da classe inteira, mais fotos individuais de cada família. Um bar mitzvah na fé Judaica é parecido com o de ser confirmado.

Quando um garoto completa 13 anos, torna-se então um membro reconhecido de sua religião e a Sinagoga numa cerimônia especial. Com uma confirmação e um bar mitzvah há ocasiões muito alegres que são seguidas por uma recepção pela família, amigos e membros religiosos.

Shows de animais e fotos de animais de estimação

Fotógrafo de animais de estimaçãoAnimais de estimação e outros animais adicionam-se a um negócio multibilionário na América. O que os donos de animais gastam todo ano em comida, tratamento, lugar para o animal sentar, andador, produtos de saúde e acessórios é de ficar espantado.

Ofereça seus serviços como um fotógrafo de animais de estimação e outros animais e eles também comprarão de você. Existem fotógrafos free-lancers que fazem uma boa qualidade de vida indo somente de um show a outro que destaque cavalos, gatos e cachorros.

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Entre em contato com veterinários locais, sites e associações de animais de estimação, dessa forma saberá onde e quando haverá eventos.

Negociantes de antiguidades e leiloeiros

Alguns negociantes de antiguidades tem fotos tiradas de seus itens para vender, e mandam as fotos ou slides coloridos de partes especiais ou diferentes para outros negociantes ou clientes. Quando leiloeiros são contratados para leiloarem itens de um estado, falência, um grande negócio ou indústria, ou qualquer outro trabalho que tenha itens de valor em suas listas de venda, eles usarão freqüentemente slides coloridos para TV, anúncios classificados, brochuras e outras fatias promocionais.

Cursos de golfe e clubes de campo

Você pode fazer algum dinheiro fácil fazendo parceria com um clube de golfe ou clube esportivo para ter fotos de ação tiradas de jogadores de golfe quando houver torneios e tiver muita gente. Organize sua câmera deixando-a pronta para algumas fotos de ação enquanto cada jogador dá seu golpe.

Fotos de crianças e pônei

Voltando aos anos 40 e 50, os fotógrafos viajariam pelo país e iriam de porta em porta. Por uma remuneração extra, as crianças poderiam colocar um chapéu de cow-boy, coletes e feno e subir num pônei mansinho para terem suas fotografias tiradas.

Tudo o que você deve fazer é alugar um pônei manso, ter umas três peças (um tamanho serve para todas as crianças) de roupas de cow-boy e um assistente presente no caso do pônei se tornar arisco, ou da criança decidir pular do pônei. Então faça uma parceria para aparecer em festivais de “dias loucos”, festivais, carnavais de escola, reuniões de família, promoções de shopping centers, paradas ou qualquer outro lugar onde as muitas pessoas aparecem reunidas.

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Fotografando escolas e bandas comunitárias

Banda de RockFaça parceria ou acordo com a banda ou o clube para tirar fotos coloridas da banda e de seus membros. Mande pelo correio amostras de impressões para diretores de bandas fora de sua região e arranje encontros para mostrar seu trabalho e explicar as ofertas do pacote e remuneração.

Fotos de graduação

Entre em contato com o consultor de classes avançadas e faça um acordo para tirar fotos de alunos avançados em suas capas e gorros enquanto exercitam antes da cerimônia de graduação.

Fotografias dentro de lojas

Uma das idéias mais fáceis é visitar uma loja de roupas de criança em um de seus movimentados shopping centers, ou o departamento infantil em uma de suas grandes lojas de departamento. Venda ao gerente ou ao dono da loja a ideia de se colocar num canto da loja ou departamento e tirar fotos das crianças compradoras.

Ele pode promover o fato de você estar na loja tirando fotografias por preços especiais durante algumas horas – talvez nas tardes de Sexta-Feira ou o dia inteiro nos Sábados – nas propagandas dele, de maneira que ele patrocine suas figuras em sua loja por causa de você.

A maioria das lojas, dentro de boliche e outros negociantes a varejo, ficarão gratos em dar suas partes disso para você, porque isso traz os clientes de volta aos lugares de negócios e providencia outras oportunidades de venda para eles.

Você deveria visitar todas as casas de festas para crianças e contar aos seus donos a respeito dos seus serviços como fotógrafo. Quando tiver uma festa de aniversário, ele irá convidá-lo para tirar fotografias.

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Outro lugar muito importante para prospectar seus serviços. Buffets e halls de eventos para casamentos e outros eventos. Deixe o dono saber de seus serviços e você será considerado como um fotógrafo para o próximo evento.

Hotéis e convenções ou seminários.

SeminárioMuitos seminários estão tomando espaço por toda a cidade e você deveria estar nesses lugares para tirar fotografias. Você deveria apresentar-se para a pessoa responsável pelos eventos no hotel e contar-lhe a respeito de seus serviços e experiências. Você deveria sempre oferecer a esta pessoa uma parceria se ela recomendar você ao trabalho e também sempre manter sua palavra e pagar sua parte. Você pode oferecer-lhe 10% do seu lucro .

Eu vejo com muita freqüência festas de aniversário sendo feitas em restaurantes. Isso também poderia ser uma outra excelente oportunidade de fotografia e o dono do restaurante deveria informá-lo, quando possível, da oportunidade.

Vista um ajudante numa roupa de palhaço e tire fotos das crianças no colo dele ou com ele pondo seu braço em volta das crianças. Ponha um quadro de propaganda de sanduíche num ajudante e faça-o caminhar pelo shopping center fazendo propaganda do fato de você estar na Loja de Crianças tirando fotografias.

Promova um concurso de “Bebê do Ano” onde você tira fotos dos bebês, disponha as fotos num “quadro de amostra” e ofereça um cachê mais o preço de merchandise.

Organize uma barraca num meio arborizado e promova “Foto instantânea”. Seja um fotógrafo andante e tire fotos espontâneas de fregueses e promova um concurso de “O freguês do ano”. Trabalhe com um palhaço e tenha-o “grudado” às crianças e pergunte se elas gostariam de tirar fotos com ele. Crie um jogo portátil barato, como um avião, um carro de corrida, cumprimentando uma pessoa famosa numa cena ou “figuras de balão” e tire fotografias de pessoas de pé ou nesses jogos.

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Vá até um jogo de futebol e tire fotos dos jogadores. Vá até os centros de boliche e tire fotos espontâneas dos jogadores em ação. Faça o mesmo sempre que tiver um evento de esportes acontecendo. Esteja no lugar certo e sempre pronto que houver uma oportunidade de tirar fotos de times.

Você deveria seguir ou contratar alguém para seguir uma Pequena Liga de Times, através de sua estação e tirar fotos espontâneas e de ação. Você deve então colocar as melhores fotografias num álbum de fotos com o nome do time e o ano na frente. Você deveria ser capaz de vender um desses álbuns para cada membro do time.

Também existe a ideia de “apenas sair andando pelo parque” numa tarde de domingo. Você pode tirar espontâneas e interessantes fotografias de casais, crianças e pessoas em geral passando o tempo com seus parentes.

Não perca de vista os anúncios de novos nascimentos. Mande literatura de propaganda para as novas mães e siga com esforços de novos telefonemas para organizar fotografias de recém nascidos.

Não perca de vista as notícias de casamentos nos jornais dos fins de semana. Mande suas literaturas de venda para noivas e siga com esforços de telefonemas para tirar fotos de casamentos.

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Uma vez que você tenha decidido usar sua câmera para gerar rendas extras e seja isso o que você realmente pretende fazer, saia e use sua câmera, comece a tirar fotos e dê a si mesmo a oportunidade de criar. Dê a si mesmo essa chance e você rapidamente vai ser implorado a pensar em muitas centenas de idéias para tirar fotografias, idéias de merchandising para promover seus serviços e ângulos de venda para aumentar seus lucros.

O mais importante é começar, independente do quanto pequeno você começar, e comece a seguir a ideia. Essa ideia que pode produzir novos conceitos para o lucro de cada dia da semana. Uma ideia que pode ser divertida, assim como também ter retorno financeiro para você! Você tem a ideia e o plano – o resto é por sua conta. Você pegou a bola; agora corra com ela!

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Ideias de negócios

Como montar um ateliê de costura – Passo a Passo

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Ganhe muito dinheiro com serviço de Costura, saiba como montar um Ateliê de Costura lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ateliê de costura

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados: Serviços de costura

Apresentação

A história da costura é a história de muitas coisas, muitas pessoas e de uma infinidade de sucessos. É assim também com os ateliês de costura. Versão mais glamourosa das boas e velhas costureiras de bairro, ele oferecem excelentes oportunidades de lucros para quem gosta de moda e quer investir em serviços e produtos personalizados.
Em resumo, o ateliê consiste em fazer sob medida roupas de festas, para noivas, para teatro e até prêt-à-porter (vestimentas de uso diário).

Mercado

Os ateliês de costura vêm sendo estimulado por diversos fatores. A indústria têxtil brasileira, por exemplo, voltou a oferecer tecidos com padrão internacional, como resultado da política de investimentos no setor.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área que vária entre 20m2 a 80m2, divididas em ambientes, como: Sala de espera (onde os fregueses podem ver televisão e consultar revistas de moda enquanto aguardam sua vez), o escritório e a linha de produção, que deve ter os equipamentos e móveis distribuídos na seqüência de produção.

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Investimento

Irá varair de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar entre 15 mil a 30 mil Reais.

Equipamentos

As principais máquinas necessárias em um ateliê de costura são industriais. Mas é bom ter pelo menos uma doméstica para adaptar acessórios, pregar botões e zíperes ou casear, não esquecendo do móveis e equipamentos do escritório.

Pessoal

É possível começar com uma estrutura de apenas quatro funcionários.

Começando no ramo

Para quem vai ingressar no ramo, se manter atualizado, sobre o que acontece na moda é fundamental, para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas.

Atendimento

As pessoas são atendidas com hora marcada. O objetivo é dar a maior atenção possível ao cliente e organizar o fluxo de produção.

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Clientela

A clientela em geral é formada primeiro por parentes e amigos e em seguida por indicações, aliás, em muitas das situações os clientes se tornam principal fonte de informações para mudanças, seja no atendimento como também na área produtiva.

Fornecedores

Ter contato com bons atacadistas, que entreguem periodicamente e forneçam amostras dos tecidos, para facilitar a escolha do cliente, é fundamental.

Estoques

Adotar as compras programadas, afinal, não há necessidade de grandes estoques de tecidos e aviamentos, pois eles podem ser comprados conforme as encomendas.

Formação

O empreendedor pode recorrer a cursos básicos, que ensinam corte, costura, modelagem, desenho e estilo em níveis técnicos de segundo ou terceiro graus.

Parcerias

Caso o empreendedor opte por terceirizar a confecção, é fundamental escolher parceiros experientes e que cumpram prazos de entrega.

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Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br/

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ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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Ideias de negócios

Criação de Avestruz – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Criação de Avestruz lucrativa gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com a venda de ovos e filhotes de Avestruz. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Criação de avestruz

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Agroindústria
Tipo de Negócio: Estrutiocultura
Ramo de Atividade: Criação Avestruzes

Apresentação

Este é o “Struthio camellus australis”. Apresentado assim, por seu nome científico, o avestruz provavelmente seria reconhecido por pouquíssimas pessoas. Mas um número cada vez maior de criadores já sabe que apesar de ser uma ave desengonçada e que não voa (pertence ao grupo das ratitas), ela pode produzir bons lucros.
Originário da África (Namíbia Botswana, África do Sul), e definido no dicionário como “grande ave terrestre, incapaz de voar, mas muito veloz na corrida, com dois dedos em cada pé, mais de 100 kg de peso e 2m de altura”, o avestruz também está lá identificado como ave onívora que vive nos descampados da África e da Arábia.

Estrutura

A estrutura irá variar de acordo com a idade do avestruz, ou seja, de:

– 0 a 3 meses: Abrigo de 1 a 3 metros quadrados por cabeça, a área externa deve variar de 20 a 100 metros quadrados por cabeça;
– 6 a 20 meses: 20 a 25 cabeças por hectare;
– Adultos: 600 metros quadrados por hectare.

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É importante lembrar que os abrigos precisam receber o máximo de ventilação possível. O piso não pode ser escorregadio e deve ser de fácil limpeza.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Não é necessário mais que um funcionário para o manejo de 10 casais de avestruzes. Como o manejo é muito simples pode-se utilizar um funcionário que por ventura já trabalhe na propriedade em outros afazeres.
No caso do veterinário, não é preciso mais que uma visita mensal de um veterinário, visto que, o avestruz é uma ave muito resistente.

Inicio dos negócios

O número mínimo de animais para iniciar é de Um macho e duas fêmeas.

Características do avestruz

– Adapta-se a qualquer clima (desde o semi-árido da Austrália e África, até as baixas temperaturas e a neve do Canadá);
– É resistente a doenças e não exige grandes cuidados;
– Aos 12 meses, o avestruz pode ir para o abate;
– Dos 20 meses aos 35 anos a fêmea produz ovos (durante 6 meses por ano ela bota um ovo a cada dois dias, atingindo de 40 a 100 ovos, com apenas 30 ou 35 sobreviventes) e com dois anos, ela está em idade de reprodução, gerando aproximadamente 20 filhotes por ano;
– Adulto, o avestruz atinge 2,5 metros e pesa 100 quilos, vivendo em média de 50 a 70 anos (30 dos quais em plena fertilidade). Sua fase reprodutiva é três vezes maior, por exemplo, que a de uma vaca. Cada fêmea gera, por ano, cerca de 30 filhotes e o abate do avestruz – que rende até 37 kg de carne – é feito entre 10 e 12 meses. O animal produz ainda 1,3 m2 de couro e 1 kg de plumas.

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Espécies de avestruz

As principais espécies são: African Black, Red Neck e Blue Neck.

Alimentação de avestruz

Cada filhote consome cerca de 200g ração/dia. Crescido, o avestruz consome 2 kg de ração/dia.

Cuidados com a ave

O cuidado com a ave é nos primeiros três meses, quando ela deve ficar em local isolado, protegida do vento e da chuva. Nessa idade, os filhotes atingem 70 cm e 15 quilos. Após esse período, são transferidos para um curral com 1000 m².
O terreno deve ter um cercamento duplo para evitar fugas, já que os avestruzes são aves muito velozes e embora dóceis, escapando, ninguém as alcança, além disso, a área deverá estar limpa de todo tipo de entulho e objetos que possam prejudicar aos animais, pois como os avestruzes são muito curiosos, eles comem o que estiver por perto.

A carne de avestruz

A carne de avestruz apresenta algumas características

– Possui um ótimo sabor, comparando-se ao sabor de uma picanha;
– É saudável como um peito de frango;
– É apontada como uma das carnes com menor índice de gordura e colesterol, etc.

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Produtos

Quem não quiser dedicar-se ao abate das aves, pode voltar-se exclusivamente para a reprodução, que proporciona maior rentabilidade. Carne, couro e plumas podem ser comercializados no segundo ano de criação. O couro, utilizado na indústria de sapatos e bolsas, hoje substitui o couro de jacaré; as plumas são usadas em fantasias de carnaval e na fabricação de espanadores; e até mesmo os ovos são aproveitados, podendo receber pintura como se fosse uma tela e assim transformar-se em peças artísticas, ou ainda dar origem a outros itens como broches, figuras esculpidas na casca do ovo e tantas outras técnicas artísticas.

Sugestões para facilitar o processo de criação

  • Alguns criadores sugerem (para a iniciar uma criação) 1 macho, 2 fêmeas e 30 filhotes. A estrutura que deverá servir a esse número de animais deverá ser a seguinte: duas áreas com 1.400 m2 cada; Uma para o trio (1 macho e 2 fêmeas) e outra para a criação de 30 filhotes.
  • Comprar filhotes com idade acima de 3 meses, pois são mais resistentes. Avaliar, ainda, se os animais têm olhar inquisitivo, pescoço ereto, cabeça erguida, pernas e dedos alinhados, boa cobertura de penas e altura entre 1,10 e 1,30 metro.
  • Ter cuidado redobrado ao comprar reprodutores, com exceção da África do Sul, a criação é relativamente recente em todo o mundo.
  • Criação em “Colônias”, consiste em vários trios numa área maior. Nesse caso porém, em função do tamanho da área, o manejo dos animais é muito mais trabalhoso e os corredores entre os piquetes deverão ter pelo menos 1 m de largura, a cerca externa deverá ser de tela trançada com uma altura de 2,5 m (para evitar a entrada de predadores e a interna poderá ser de arame liso ou tela de 1,5 m de altura).
  • Algumas empresas terceirizam incubadoras, onde os ovos ficam por 45 dias, livrando o pequeno criador de gastos com uma instalação apropriada. As fêmeas podem chocar os ovos, mas os riscos de perda aumentam.
  • A Exportação também é um filão apreciável, o avestruz é muito valorizado no mercado internacional. Produto de qualidade diferenciada, a carne de avestruz destina-se a um nicho de mercado que consome produtos light e caros.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

OBS. Caso o empreendedor queira constituir-se com pessoa jurídica.

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:

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Existem dois organismos que regulamentam e disciplinam a criação de avestruz no Brasil, o MAA “Ministério da Agricultura e do Abastecimento” e o IBAMA “Instituto Brasileiro do Meio Ambiente”
Ministério da Agricultura e do Abastecimento:
– INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 . Aprova as normas para registro e fiscalização
dos estabelecimentos avícolas.
– PORTARIA Nº 116/96. Regula as condições para importação de Matrizes aves para reprodução.
– PORTARIA Nº 144/97. Restringe a importação de aves exóticas.
IBAMA:
– Instrução normativa nº 02/01. Sobre a nececidade e controle de identificação animal.
– PORTARIA N° 102/98. Sobre a implantação de criadouros de animais da fauna silvestre exótica com econômicos e industriais.
– PORTARIA Nº 029/94. Sobre a importação e exportação de animais da fauna silvestre
Brasileira e da fauna exótica.

Registro Especial

– Registro no S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Exigência feita para que o criador possa colocar seu produto no mercado. Sua concessão esta vinculada à manutenção de instalações idênticas às utilizadas para beneficiamento de pescado.
– Registro no Ibama. Exigência feita para se criar o avestruz, no caso de importação dos animais existem regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
– Registro como produtor rural. Exigência feita para comercializar o animal vivo.
Na comercialização do produto processado (carne ou pratos prontos), o empresário deverá informar-se a respeito dos registros necessários para sua legalização, já citados acima (Legislação Específica).
Em resumo:
Comercialização:
– Em Nível Municipal. No município onde está instalado, basta efetuar o registro na Vigilância Sanitária Municipal (quando houver);
– Em Nível Estadual. No Estado, o empresário deverá registrar sua empresa no IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo;
– Em Nível Nacional. O registro deverá ser feito no SIF – Serviço de Inspeção Federal. O órgão responsável no Espírito Santo é o Ministério da Agricultura.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

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ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br

ACAB – Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil http://www.acab.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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