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Ideias de negócios

Como fazer botinas – Veja como montar fábrica de botinas

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Saiba como montar uma fábrica de botinas lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo botinas, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de botinas

Ficha Técnica
Setor da economia: Secundário
Ramo de atividade: Indústria de Botinas
Tipo de Negócio: Fábrica de botinas
Área Física: 80 m²
Investimento: R$ 35 mil a 40 mil.

Botinas

Na Europa do século quatorze, sapatos tinham o bico tão fino e longo, que para caminhar era preciso amarrá-los à cintura ou à coxa. Mulheres da corte do rei Henrique IV, usavam ficar pelo menos uma hora com os pés mergulhados em água gelada, para que eles coubessem em seus sapatos estreitos. As chinesas recorriam a práticas, digamos assim, menos ortodoxas: desde que nasciam, mantinham os pés amassados e enfaixados. O objetivo era calçar sapatos que medissem no máximo 15 centímetros.

Sapatos também já serviram de indicação da classe social de quem os usava. Na antiga Roma, mulheres usavam sapatos brancos, vermelhos, verdes ou amarelos; Senadores usavam os de cor marrom; Já os cônsules usavam brancos. Em algumas circunstâncias, como cerimônias na Roma dos Césares, os convidados usavam sandálias com solado de ouro maciço. Seguindo na história, o primeiro sistema de numeração de calçados de que se tem notícia foi criado na Inglaterra, em 1324 e baseava-se na medida do grão de cevada. Extravagâncias de época e malabarismos à parte, boa e velha de guerra, a botina agrega as condições ideais para a prática daquela que é uma das funções mais complexas do corpo humano: o ato de caminhar, que envolve 650 músculos do corpo e quase 80% dos 208 ossos do esqueleto.

Mais trabalhadas que os primeiros calçados feitos pelo homem (feitos de sola de pele de animal, com orifício nos lados e no bico, eram amarrados ao pé com tiras de peles) e mais confortáveis que os famosos “Bundschuh” (sapato usado pelos colonos na Idade Média, que era costurado e então enchido com palha e preso à perna com diversos cordões), a botina pode transformar-se em fonte de lucros.

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É importante observar que apesar de ser uma técnica bem dominada a fabricação de botinas pode tornar-se um tanto complexa dada a diversidade de operações e materiais. No entanto, se o produto final for de boa qualidade, poucos resistirão a esse charmoso acessório do país dos cowboys.

Mercado – Fabricação de botinas

A fabricação de calçados, de modo geral é atividade bastante presente e por isto competitiva. A observação ainda não se aplica ao ramo que fabrica botinas. Nesse ramo, ainda existe uma boa demanda, não só nos meios urbanos, como também nos meios rurais. Legítimas representantes do figurino country, as botinas também contribuem para que o Brasil tenha alcançado a posição de segundo mercado country mundial, atrás apenas dos criadores do estilo, os Estados Unidos. É verdade e nós temos orgulho disso.

Mas aquele estereótipo do personagem jacu, ignorante e mal vestido está sendo modificado. A teoria do jornalista e publicitário Marcelo Murta (coordenador editorial da Rodeo Life, primeira revista brasileira voltada para o universo country) é de que o Brasil, apesar da migração é no fundo –em termos de formação cultural- uma grande fazenda e por mais contraditório que possa parecer, o interesse pelo ambiente cowboy cresce proporcionalmente ao êxodo para os grandes centros.

Os saltos dessa indústria, altos como os de um touro esporado ou um cavalo xucro, podem ser medidos em várias frentes. Na “nação country” brasileira, uma profusão de negócios e investimentos tem a capacidade de movimentar impressionantes R$1,5 bilhão a cada ano em negócios com rodeios, alimentação, shows, moda, carros, caminhonetes e indústria fonográfica, entre outros filões.

. ZEBU. É nesse rastro que a Zebu, maior fabricante de botinas da América Latina, com produção anual de um milhão de pares, resolve investir pesado no mercado urbano. A partir de outubro, a fábrica reeditará uma antiga parceria com a apresentadora Angélica e lançará uma linha com o nome da loirinha.

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Mais coloridas, as botas pretendem atingir o filão infantil e juvenil das grandes metrópoles, destino hoje de 40% da produção da Zebu. “Além de resistente para o campo, nossa botina tem design. Pode ser usada até em uma festa”, afirma Luís Antonio Costa, 40 anos, presidente da Zebu. Angélica já havia alavancado a expansão das vendas de botinas para as cidades, em 1988, quando apareceu em comerciais veiculados no horário nobre nas principais emissoras de televisão e em outdoors espalhados por todo o Brasil.

Por gastar mais de três mil salários mínimos da época com uma campanha para botas usadas por capiaus da roça, Costa foi tachado de insano. E não foi a primeira vez. Logo quando fundou a fábrica de botinas e inovou seu design, em 1985, Costa causou estardalhaço ao inaugurar uma linha de produção de 400 pares mensais. “Antes a botina era grosseira, tinha a sola pregada e não oferecia conforto. Só se vendia na roça mesmo.

Desenvolvi um produto muito melhor e mais bonito”, explica. Até hoje, saíram da fábrica mais de dez milhões de calçados. A Zebu já exporta cerca de 150 mil pares.

Localização – Fabricação de botinas

A fábrica deve estar localizada numa região que tenha acesso viário facilitado, com ruas calçadas para facilitar o escoamento dos produtos. Fundamental para montar um empreendimento desse tipo é levar em conta que, quanto mais próxima a fábrica estiver dos fornecedores de componentes e serviços, menos equipamentos e empregados serão necessários, pois é possível terceirizar algumas atividades. A orientação é de Cristiano Cecatto, consultor do Núcleo Regional de Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (NRI-SP/IPT).

ÁREA FÍSICA. A área para as instalações da fábrica de botinas deve ter aproximadamente 80 m² . Um pequeno galpão, com fechamento em alvenaria é adequado para esse tipo de empreendimento.

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Máquinas e equipamentos – Fabricação de botinas

Para iniciar o seu negócio, você precisará basicamente de algumas equipamentos com por exemplo: máquina para costurar coluna, máquina para blanquear, máquina para escovar/lixar, uma mesa de corte 1,00×2,50m e móbiliário para o escritório da fábrica. Vale a pena procurar no mercado por equipamentos atualizados que podem garantir maior produção a custos menores.

INVESTIMENTO. Para a aquisição de máquinas e equipamentos serão necessários, no mínimo, cerca de R$ 35 mil a 40 mil.

Pessoal – Fabricação de botinas

Segundo o consultor Cecatto, o trabalhador deve dominar a totalidade das atividades inerentes à produção, seja em seu setor ou em setores independentes. E essa necessidade de qualificação existe tanto nas empresas que trabalham de maneira quase artesanal, quanto naquelas mais mecanizadas. Conclui-se portanto que a fabricação de calçado, seja botina ou outro tipo qualquer, exige qualificação da maioria dos operários que trabalham em setores bem definidos.

Matéria Prima – Fabricação de botinas

A fabricação de botinas apresentas algumas dificuldades no momento da escolha da matéria-prima (couro) a ser utilizada, visto que é necessário um material flexível que permita facilidade nos movimentos dos pés. Para tanto, pedimos que o solicitante entre em contato com o SENAI para obter maiores informações sobre o processo bem como o tipo de matéria-prima a ser utilizada. Ele possui especialistas nesta área e que poderá prestar assessoria direcionada às suas necessidades:

SOLADOS. No Brasil, a grande maioria dos sapatos têm solas coladas: por exemplo, a maior parte dos calçados sociais, tanto masculinos quanto femininos, vários tipos de tênis de uso comum. A leveza e a flexibilidade obtidas com este método e o grande desenvolvimento dos adesivos utilizados – tornando-os cada vez mais confiáveis – explicam a preferência por este tipo de construção, que , além disso, é simples e econômica do ponto de vista do fabricante.

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Etapas do processo produtivo – Fabricação de botinas

1.1. MODELAGEM – Etapa dedicada à elaboração dos moldes das partes do calçado. O modelista estabelece a fôrma (de madeira, plástico ou metal) e os materiais a serem utilizados e precisa ter habilidades técnicas e artísticas para criar modelos que aliem conforto, beleza e bom gosto. Para a produção de um bom molde é necessário adquirir um produto similar, analisar a montagem e detalhes dos cortes e a partir disso desenvolver seu próprio produto. A maioria dos moldes são de cartolina; no ramo de calçados, os moldes das solas são de metal onde são cortadas a matéria-prima (couro) e colocados em máquinas próprias (balancins). O serviço pode ser terceirizado;

1.2. CORTE DO COURO – a partir dos moldes, as diferentes peças que comporão o produto são cortadas com lâminas ou navalhas. Isso é feito manualmente com facas e moldes de cartolina ou com uma prensa hidráulica (balancim de corte) comandada por um operador, que deve observar o sentido das fibras, defeitos e espessura do couro. Esse profissional é peça fundamental para o negócio, pois, se ocorrerem defeitos nessa etapa da produção, eles dificilmente poderão ser corrigidos, causando desperdício de couro. Cecatto informa que já existe tecnologia para realizar o corte a laser e a jato d’água, mesmo para o solado do calçado. Porém, são processos difíceis de usar em função da falta de homogeneidade da matéria-prima.

. PREPARAÇÃO DAS FACAS para balancins de cada parte do calçado (solado, calcanhar, laterais, parte superior). Esta etapa também poder ser feita manualmente com auxílio de um estilete para couro, mas requer muita habilidade e baixo nível de produção.

1.3. MONTAGEM. Costura e colocação da estrutura na forma de montagem. A montagem dos calçados exige operações de preparação, montagem do bico, dos lados e da base (traseira).Requer qualificação do operador,que hoje já pode trabalhar com maquinário equipado com microprocessadores que realizam várias operações de uma só vez.

1.4. COLAGEM e/ou costura do solado.

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COLAGEM DA SOLA DE BORRACHA – Qualquer tipo de sola (Natural:couro e borracha natural; ou Sintética: PVC, TR, poliuretano) pode ser tanto colada quanto costurada.

.INJEÇÃO DIRETA e VULCANIZAÇÃO – São dois outros métodos de colagem que vêm sendo adotados ultimamente. A Injeção Direta só pode ser utilizada com solas feitas em materiais sintéticos; na Vulcanização poderá ser empregada também a borracha natural.

VULCANIZAÇÃO. Nesse processo a sola – feita de pasta de borracha crua (natural ou sintética) prensada – é inicialmente colada ao cabedal com um adesivo compatível e fixada por meio de uma vira (também de borracha crua). O conjunto: fôrma + cabedal + sola + vira é então levado a uma autoclave (espécie de panela de pressão gigante), onde, sob ação de pressão e altas temperaturas, a borracha é “cozida” (ou seja, vulcanizada) adquirindo suas propriedades finais.

A união cabedal-sola obtida a partir da vulcanização é extremamente sólida e durável. É em função disso que esse método é empregado na fabricação de calçados para uso de grande impacto, como é o caso de alguns tipos de tênis e botas para “trekking”(longas caminhadas geralmente por terrenos acidentados).Uma vez completada a operação de fixação da sola ao cabedal, o sapato está praticamente pronto. Passará ainda por algumas operações de limpeza, retoque de pequenos defeitos, e por fim pelo controle de qualidade.

1.5. ACABAMENTO – No acabamento (ou plancheamento), os operários podem ser menos qualificados, pois as atividades (escovação, limpeza, eliminação de excessos e colocação dos sapatos nas caixas) são organizadas de modo bem simplificado. É o setor que emprega os aprendizes e funcionários que recebem os menores salários da fábrica.

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1.6. LIMPEZA E REVISÃO final do calçado.

2. ÁREAS DA FABRICAÇÃO

2.1. PESPONTO – esta área da fábrica comporta uma diversidade de atividades, da preparação à costura propriamente dita. O funcionário precisa de pelo menos um ano de experiência para se tornar um bom profissional da costura.

Nessa área, instrumentos manuais coexistem com os mecânicos. As máquinas de controle numérico para costura são destinadas principalmente à união de peças e, atualmente, já existem equipamentos que estabelecem a largura e a espessura do ponto; o tempo de imobilização do material e até a grossura do fio empregado.

Já foram desenvolvidos também dispositivos para alimentação de material, posicionamento da agulha, controle do número de pontos e da velocidade de costura. No entanto, máquinas computadorizadas são mais usadas na fabricação de poucos modelos em grandes quantidades (os moldes são caros).

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2.2- PRÉ-FABRICADOS – setor onde são fabricados solas, saltos e todas as peças complementares do calçado:

SOLADO. O corte do solado é feito em balancins-ponte de maior porte, que permitem cortar de uma única vez várias unidades de sola, salto e palmilha. Para o solado podem ser empregados plástico, borracha, madeira e couro;

PALMILHA. Podem ser empregados: couro, fibras, papelão e feltro. Este setor requer a utilização de muitas máquinas, que, embora bastante rudimentares, exigem uma certa habilidade por parte do trabalhador. Em algumas empresas já vêm sendo implantados sistemas mecânicos de esteira que transportam o produto para cada trabalhador, conforme a sequência de fabricação.

1. ENTIDADES
. CENTRO TECNOLÓGICO DE COUROS E CALÇADOS – CTCC
Av. Wilson Bego, 300, CEP 14406-091, Franca, SP, tel. (0xx16) 720-1033, fax (0xx16) 720-0980.

. NÚCLEO REGIONAL DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO – NRI-SP/IPT (coloca-se à disposição para outros esclarecimentos). Tel.:(0xx11) 3767-4456/4126 /e-mail: nri-sp@htcid.ipt.br .

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. SENAI – CENTRO TECNOLÓGICO DE COURO E AFINS – FRANCA
Tel: (0**16) 727 1456 ( R. 217 / 222)

2. FORNECEDORES

2.1 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
. Ivomaq Indústria e Comércio de Máquinas Novas e Seminovas, tel. (0xx16) 723-2100;
. Camac – Carvalho Máquinas e Componentes, tel. (0xx16) 721-2115;
. Cardoso – Máquinas e Equipamentos, tel. (0xx19) 441-3253;
. Incomir Ltda. Indústria e Comércio de Máquinas, tel. (0xx16) 727-2002
. Franpele – Artigos para Calçados, tel. (0xx16) 721-0644.

. BOM SUCESSO COM MÁQUINAS
R. José Cuce, Prof, 147, São Paulo/SP
Tel.: (0**11)-2750215

. RECUP DE MAQ TAKARA
Av. Rangel Pestana, 1743 – São Paulo/SP – 01017000
Tel.: (0**11)-2286087 / Fax: (0**11)-2295564

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. GILBERTO HOLSCHAUER E CIA
R. Saudade, 566, Birigui/SP, 16200000
Tel.: (0**18)-6422044

. GILBERTO HOLSCHAUER E CIA
Av. Rangel Pestana, 1685, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2289307

. INTERTÉCNICA COM MAQ CALÇADOS REPRES PRESTAÇÃO SERV
R. Rouxinol, 47, Caieiras/SP, 07700000
Tel.: (0xx11)-78918049

. IVOMAQ IND COM MAQ
R. Otílio Monteiro dos Santos, 3045, Franca/SP, 14406076
Tel.: (0**16)-7201000 / Fax: (0**16)-7201011

. NILTON FLAUZINO
R. Renildo Valim Mello, 1166, Franca/SP, 14401074
Tel.: (0**16)-7239998

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. POPPI MAQ E EQUIP
Rod. Ronan Rocha,Eng, km 33, Franca/SP, 14404080
Tel.: (0**16)-7230500

. ROBE INDL
R. Vinte e Quatro de Maio, 1785, Jaú/SP, 17202050
Tel.: (0**14)-6211300 / Fax: (0**14)-6224655

2.1.1 – MÁQUINAS DE COSTURA
. ANDRADE MAQUINAS LTDA
R: Barra do Tibaji, 353 / 414 – Bom Retiro – São Paulo/SP – 01128000
Tel.: (0**11)-2225599

. RIO MADEIRA COML LTDA
Av. Duque de Caxias, 121 – Stª Efigênia – São Paulo/SP – 01214-000
Tel.: (0**11)-2226009

. ANDRADE MAQ LTDA
R. Barra do Tibaji, 414 – São Paulo/SP 01128-000
Tel.: (0**11)-2225599

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. DISTR BROTHER
R. Mamoré, 551 Bom Retiro – São Paulo/SP – 01128-020
Tel.: (0**11)-2229599/Fax: (0**11)-2224392

. HELIO ROSSONI & CIA
R. Newton Prado, 180 – Bom Retiro – São Paulo/SP – 01127-000
Tel.: (011)-2200944 / Fax: (011)-22096234

. MARBOR MAQ DE COSTURA
R. Graça, 597 – São Paulo/SP – 01125-001
Tel.: (0**11)-2204026 / Fax: (0**11)-2236377

. MATISA MAQ DE COSTURA E EMPACOTAMENTO
Av. Maria Buzolin, 520 – Limeira/SP – 13484-318
Tel.: (0**19)-4515233

. PANCOSTURA SA IND E COM.
Al. Cleveland, 444 – São Paulo/SP – 01218-000
Tel.: (0**11)-2501700 / Fax: (0**11)-2240922

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. RIBERMAK IMP E DISTR DE MAQ DE COSTURA E PEÇAS
R. São Caetano, 445 – São Paulo/SP – 01104-000
Fone: (0**11)-2231279

2.2 – COURO SINTETICO
. NAPPEL – EUROPIEL DO BRASIL IMP. E EXP. LTDA
RUA DR. CÂNDIDO ESPINHEIRA, 350 – SL. 42 – CEP: 05004-000
São Paulo/SP – Telefones: (5511)38620906 – FAX: (5511)38657851

2.3 – COURO
. COUROS MAIER
Av Felipe Elias Zentune, 952 – São Francisco – Guaxupé/MG
Cep. 37800-000 – Tel.: (0**35)-5515818 / Fax: (0**35)-5515130

. BRASCOURO COM DE COURO BRASIL
R: Conceição, 20 – Rio de Janeiro/RJ 20051-010
Fone: (0**21)-2210043 / Fax: (0**21)-2328510

. NOBIAL COM E REPRESENTACOES LTDA
R Andrademons, 213 – Brás – São Paulo/SP
Cep. 03008- 000 – Fone: (0**11)-2294410 / Fax: (0**11)-2282974

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. BARTOS IND E COM
Rod. Euclides da Cunha, km 554 – Fernandópolis/SP
Cep. 15600-000 – Tel.: (0**17)-4423900 / Fax: (0**17)-4423532

. BONATO COUROS SA
R: Frederico Moura, 2140 – Franca/SP
Cep. 14401-150 – Fone: (0**16)-7275044 /Fax: (0**16)-7274972

. BRACOL IND COM
Av Brig. Faria Lima, 2012 5 andar – São Paulo/SP
Cep.01451-000 – Tel.: (0**11)-8167577

. COUROQUIMICA COURO E ACABAMENTOS
Av Alberto Pulicano, 3730 – Franca/SP
Cep. 14406-100 – Tel.: (0**16)-7200099

. CURTUME TOURO
Av Ana Jacinta, 350 – Presidente Prudente/ SP
Cep. 19066-030 – Fone: (0**18)-2273500 /Fax: (09918)-2273400

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. DISSOLATEX COLAGENS IND
Av Alberto Byington, 1092 – São Paulo/SP
Cep. 02127-002 – Tel.: (0**11)-69672692

. KORUKRU ARTE EM COURO
R: Topázio, 341 – São Paulo/SP
Cep. 04105-063 – Tel.: (0**11)-2794523

. QUIMPROL IND COM PROD QUIM
Av Alberto Pulicano, 3750 – Franca/SP
Cep. 14406-100 – Tel.: (0**16)-7200150/ Fax: (0**16)-7200933

2.4 – ADESIVOS
. ARSOTEC ACESSÓRIOS IND. LTDA.
Rua Azevedo Júnior 250 – 03040-020 São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 279 5888/ Fax: (0**11) 279 5320

. PROQUITEC IND. DE PROD. QUÍMICOS SA.
Rua Belgrado 330 – 04285-040 São Paulo/SP
Tel.: (011) 272 9922/ Fax: (011) 6914 8430

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. THREE BOND DO BRASIL IND. E COM. LTDA.
Av. Prestes Maia 365 – 09930-270 Diadema/SP
Tel.: (0**11) 713 4011/ Fax: (0**11) 713 2714

2.5 – MATERIAL PARA CONFECCIONAR MOLDES
. MOLD PLAST IMP E EXP
Rua Gustavo Teixeira, 374 – 01236-010 São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 864-8033/ Fax: (0**11) 864-81121

.2.6 – ACESSÓRIOS (FIVELAS, BOTÕES, ETC.)
. NEWAGE IND E COM DE VESTUÁRIO EM GERAL E ACESSÓRIOS
r Jurupari, 176, Jabaquara, São Paulo/SP, 04348070
Tel.: (0**11)-558 53335

. WAMATEX IND E COM LTDA
R. Pirajá, 789, Água Rasa, São Paulo/SP, 03190170
Tel.: (0**11)-612 82311

. AMAZONAS PROD PARA CALÇADOS
Av Rio Branco, 745, Franca/SP, 14405080
Tel.: (0**16)-7241666 Fax: (0**16)-7234591

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. ARCO IRIS IND E COM DE PLÁSTICOS
Av Dedo de Deus, 190, São Paulo/SP, 03363100
Tel.: (0**11)-271 6100

. BRASIRUBER INDL COML IMP
Av. Carlos Ferreira Endres, 474, Guarulhos/SP, 07041030
Tel.: (0**11)-601 6200

. CASA VITORIA
Av. Fagundes Filho, 255, São Paulo/SP, 04304001
Tel.: (0**11)-5780262

. CENTRO COURO
Av. Tiradentes, 1551, Guarulhos/SP, 07090000
Tel.: (0**11)-644 02042

. CORDEX IND TÊXTIL
R. Matarazzo, 380, Bom Retiro, São Paulo/SP, 01128010
Tel.: (0**11)-222 3356 Fax: (0**11)-220 7753

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. CRUZ COM E REPRESENTACOES ZANETTI
Av Rangel Pestana, 1163, on 1171, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2282310

. DISSOLATEX COLAGENS IND.
Av. Alberto Byington, 1092, São Paulo/SP, 02127000
Tel.: (0**11)-69672692

. ELASTOGRAN
Av João [xxiii],Papa, 5821, Mauá/SP, 09370800
Tel.: (0**11)-7556766 / Fax: (0**11)-7556739

. GIMENEZ ARTEF PARA CALÇADOS
R. Chubei Takagashi, 550, São Paulo/SP, 08260100
Tel.: (0**11)-2057279

. GRANADA & OLIVEIRA
R. Estevão Mélio, 190, São Paulo/SP, 02136060
Tel.: (0**11)-2017493

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. IDÉIA
R. Vasco da Gama, 142, Brás, São Paulo/SP, 03003050
Tel.: (0**11)-2280397

. IND E COM CALÇADOS SICEMAR
R. Alegre, 1285, São Caetano do Sul/SP, 09550250
Tel.: (0**11)-4534499

. IND E COM DE ARTEFATOS DE BORRACHA HAITI
R. Flora, 173, Brás, São Paulo/SP, 03041070
Tel.: (0**11)-270 7136

. IRMÃOS PEPE
R. Ciampiti, Eng, 50, Vila Guilherme, São Paulo/SP, 02078060
Tel.: (0**11)-201 0178

. JMK IND E COM DE COMPONENTES PARA CALCADOS
R. Uruguaiana, 413, Brás, São Paulo/SP, 03050040
Tel.: (0**11)-291 2157 / Fax: (0**11)-692 2251

Advertisement

. MODELAÇÃO HOFFMANN
R. Piratininga, 869, São Paulo/SP, 03042001
Tel.: (0**11)-279 0749 / Fax: (0**11)-278 1576

. MSM ARTEF DE BORRACHA
Av. Rio Branco, 520, Franca/SP, 14405080
Tel.: (0**16)-722 2577 / Fax: (0**16)-724 0163

. PALOKI COM REPRES
Av.Antônio Paiva Sampaio, Comdt, 263, São Paulo/SP, 02269000
Tel.: (0**11)-6951 7945

. PETRILLI INJETADOS
R. Tamoio, 87, Birigui/SP, 16200000
Fone: (018)-6423511 Fax: (018)-6423121

. PROPACAL PROD PARA CALÇADOS
Av. Alberto Pulicano, 2940, Franca/SP, 14406100
Tel.: (0**16)-720 0077 / Fax: (0**16)-720 0302

Advertisement

. RLO IND E COM DE PLASTICOS
R. Ulysses Lemos Torres,Prof, 22, São Paulo/SP, 03479070
Tel.: (0**11)-6918 2152

. SÃO GERALDO ARTIGOS PARA IND DE CALCADOS
R. Cherentes, 57, Perdizes, São Paulo/SP, 05008020
Tel.: (0**11)-262 0429 / Fax: (0**11)-263 8150

. SOCIEDADE PAULISTA BORRACHA COURO
Av. Rangel Pestana, 1047, São Paulo/SP, 01017000
Tel.: (0**11)-2279897

. WCC. REPRESENTAÇÕES
R. Juvenal Ferreira, 379, São Paulo/SP, 03512040
Tel.: (0**11)-69420833

. COUROPLASS COM DE COUROS E PLÁSTICOS LTDA
Av. Rangel Pestana, 171 – 03001-000 São Paulo/SP
Tel: (0**11) 229 3199

Advertisement

. NEW-FOOT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Rua Rodrigues Montemor, 901 – 04387-000 Americanópolis/SP
Tel: (0**11) 565 2699

. S.W & S COMERCIAL LTDA
Rua Jairo Goes, 50/54 – Brás – 03004-010 – São Paulo/SP
Tel.: (0**11) 229 3807/Fax: (0**11) 571 0141

Endereços na Internet:

http://www.geocities.com/hollywood/4401

http://www.agabe.com.br

 

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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Ideias de negócios

Ganhe até 2 Mil por semana fotografando

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Veja como ganhar de R$ 600,00 a R$ 2.000,00 por semana com sua câmera fotográfica.

Uma das maneiras mais fáceis de se fazer dinheiro extra é com uma câmera, mais para a maioria das pessoas a fotografia é um apenas um hobby.

Usar uma câmera ainda é um instrumento de entrada de dinheiro extra altamente ignorada! Com um pouco de imaginação, uma tendência artística e uma pequena habilidade para vender, o homem ou a mulher comuns, ou até mesmo um adolescente, pode fazer um dinheiro extra de até R$ 2.000,00 por semana com sua câmera.

Não precisa ser um expert em fotografia nem possuir uma câmera muito sofisticada, basta apenas conhecer um pouco de fotografia e ter uma câmera razoável para boa.

Com a crescente evolução e popularização dos celulares as câmeras fotográficas se tornaram mais baratas, atualmente é possível comprar na internet câmeras de excelente qualidade por R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00.

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Sites como Mercado Livre, Magazine Luiza, OLX, entre outros tem bastante ofertas de câmeras e você pode iniciar comprando uma usada em bom estado.

Para quem não tem conhecimento sobre câmeras fotográficas, a CANON é uma boa pedida, com essa marca não tem como errar.

Quanto aos conhecimentos de fotografia pode-se aprender facilmente através da internet que oferece uma infinidade de cursos, vídeos e informações sem nenhum custo. Uma boa dica e procurar vídeos no youtube que ensina como fotografar e editar as imagens.

Além da câmera, o tripé é fundamental para quem deseja fotografar em ambientes como estúdio ou mesmo para ambiente externos no caso de fixar a câmera.

Fotógrafos free-lancers

Fotógrafo

Se você decidir entrar nos ranks de fotógrafos free-lancers independentes descobrirá, em breve, que não há mistério algum em ser capaz de fazer milhares reais todo ano.

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A melhor abordagem para começar seu negócio free-lancer de fotografia é começar devagar e construir uma base de conhecimento e experiência.

A Princípio não precisa de um estúdio, opte por fotografia externa para minimizar os custos, a não ser que você tenha um espaço livra na sua casa.

A quantidade de dinheiro que você vai ganhar vai depender de quanto tempo dedicar ao seu negócio, inicie com seu tempo livre e vá aumentando a medida que os serviços apareçam. Um bom fotografo consegue retiradas maiores que muitos empregos convencionais,

A vantagem de ser um fotógrafo free-lancer é você poder criar seus próprios mercados e estabelecer suas próprias metas. Você ainda pode ganhar dinheiro extra trabalhando nos fins de semana.

Isso realmente uma coisa muito importante; você deve ter a habilidade de usar seu equipamento para produzir uma boa fotografia. As pessoas estão dispostas a pagar muito bem se você produzir resultados de boa qualidade. Elas não gostam de pagar por um trabalho pobre que não seja agradável ou efetivo.

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Ser bem sucedido é vender o que você já sabe

FotógrafoNeste relatório estamos supondo que você já saiba alguma coisa sobre como operar uma câmera, tirar fotografias, exposição, iluminação, composição e procedimentos de sala escura. Aí está o final da produção. Transformar esses conhecimento numa fotografia vendável é o próximo passo.

Faça propaganda de seu trabalho num portfólio

Faça um portfólio de qualidade para mostrar aos seus clientes potenciais.

Quando estiver satisfeito com seu portfólio, chame agências de propaganda e mostre ao diretor de arte sua capacidade. Marque encontros com diretores de arte e moda de lojas de departamento e butiques. Mostre negócio em firmas industriais e considere de antemão como seus departamentos de propaganda e relações públicas poderiam utilizar seus serviços.

Esteja preparado para mostrar seu trabalho a qualquer pessoa e a qualquer hora. Todo mundo pode ser um cliente potencial e você nunca saberá quem será o próximo a estar precisando de seus serviços. Carregue seu portfólio no carro sempre. Se tiver orgulho de seu trabalho, mostre-o! Faça da propaganda uma parte do seu cotidiano.

Saber o que cobrar pelo seu trabalho

A primeira coisa a ser lembrada é que você não vai entrar num negócio para deixá-lo. Ser justo a você mesmo e aos seus clientes é o princípio que você deve seguir quando estiver colocando seu preço.

A maneira de fazer isso é determinar a quantidade que vai lhe recompensar adequadamente ao seu tempo, talento e investimento em equipamentos básicos de trabalho a trabalho.

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Não caia na armadilha de pedir menos pelos seu trabalho porque você não está trabalhando dentro de um estúdio, ou não possui equipamentos caros e novos em folha. Você ainda tem despesas gerais!

A decisão de quanto pedir pelo final de seu trabalho é algo que você deve decidir por si mesmo. A área em que você vive, a economia desta área, a competição e outros fatores de influência.

Essas são as duas maneiras básicas de avaliar sua remuneração:

1. Você pode cobrar por cada fotografia individualmente ou por trabalho. Num trabalho você deveria saber exatamente quantas fotos eles requereriam e levariam em conta pelas diferenças na sua quota de preço;

2. Você pode cobrar por hora de trabalho o que compensa pelo seu tempo e talento. Sua taxa por hora é somente o seu tempo, começando da hora em que você saiu de casa até ter terminado seu trabalho e voltado para casa. Em alguns casos, cobrar pela hora pode não ser vantajoso.

Por exemplo, seções de dança, pacotes de graduação, escolas de dança ou pequena liga de times costumam levar mais tempo que o previsto pelo cliente que poderá recusar em pagar o tempo excedido ou pedir bons descontos.

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Por outro lado, fotos comerciais, onde você pode ser chamado para tirar uma foto individual que acabe levando de 1 a 2 horas para ser feita pode ser mais interessante que cobrar por foto.

Ganhe dinheiro com ou sem crise financeira

FotógrafoSe a economia do país está boa ou ruim, uma coisa é certa – sempre existirão casamentos e trabalho para fotógrafos free-lancers. A propaganda boca-a-boca funciona bem, independente do produto ou serviço que você estiver vendendo.

Mas ela funciona especialmente bem se você for um fotógrafo no negócio de fotos para casamentos. Quando uma noiva fica satisfeita com a qualidade de seu trabalho, pagará muito pelo serviço.

Álbuns de casamento são vistos por muitas pessoas, um bom álbum de casamento pode trazer muitos clientes

A maior parte de seu trabalho virá de referências dadas pelas noivas que ficaram felizes com o seu trabalho. Você também pode promover o seu trabalho, no entanto, mostrando seu trabalho para floristas, lojas de noivas, boutiques, e buffets que normalmente tem muitos negócios relacionados a casamentos. Somente conte-lhes que você ficaria feliz de mandar-lhes o seu trabalho, se eles fizerem o mesmo.

Sempre assine contrato com a noiva de modo a não existirem desentendimentos. Especifique exatamente as fotos que serão tiradas e de quem. Sempre inclua um “Parágrafo Dispensa” que coloque que você não é responsável pelas perdas de fotografias resultantes de mau funcionamento da câmera, acidentes no desenvolvimento, ou filme perdido no envio pelo correio. Você também deve incluir um “Dispensa Modelo”, que dará a você o direito de usar qualquer uma das fotos como amostras de compras de propagandas.

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Calculando sua remuneração

Tenha certeza de que a noiva tenha entendido completamente o que é a sua remuneração e o que ela pode esperar de receber como serviço. Existem muitas maneiras através das quais você pode colocar o seu preço nos casamentos:

1. Ofereça um pacote completo que inclua uma foto do casamento no jornal, um porta-retrato formal da noiva e uma cobertura do ensaio, festa, casamento e recepção;

2. Cobertura da festa de ensaio do casamento e da recepção;

3. Casamento e recepção;

4. Só o casamento.

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Casamentos podem ser uma mina de ouro. Não é incomum que um pacote completo tenha um valor bem elevado, pesquise os preços na internet ou entre em contato com alguns fotógrafos para saber o preço.

Outros trabalhos de free-lance que podem trazer muito dinheiro a você! Recitais de escola de dança

Recitais de dança acontecem somente uma vez por ano, mas tirar fotos de lindas crianças em suas fantasias pode significar um aumento substancial de sua conta no banco. Escolas de dança existem em todos os lugares e de todos os tamanhos.

Esportes de crianças, como pequena liga de baseball, futebol, hipismo e basket oferecem uma oportunidade muito lucrativa de fazer um dinheiro fácil para um fotógrafo free-lancer.

Todos os times (e as centenas de pais que os assistem) querem fotos do grupo e individuais de todos os jogadores. A maioria das ligas terão no mínimo 8 a 10 times, com mais de 30 crianças num time, dependendo do esporte.

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A pessoa a ser abordada para trabalhar por arranjos para uma seção fotográfica seria o técnico, um diretor, comitê ou responsável. Lidar com uma pessoa só funciona melhor. Cheque com o departamento de recreação da cidade ou do Estado. Eles saberão quem estará usando suas facilidades.

Fotografia de casas, apartamentos e de arquitetura

Fotógrafo CasaAlguns de seus melhores clientes podem ser agentes de imobiliária, contratadores comerciais e residenciais e arquitetos. Agentes de imobiliária sabem que fotografias são mais efetivas em fazer propagandas de casas ou negócios do que um classificado típico. Fazer toda a listagem de um imóveis pode aumentar sua renda substancialmente.

Fotografias de seguros

Empresas seguradoras reembolsarão um plano de seguros de um proprietário somente por aqueles itens que tiverem documentado. Cada vez mais, os regulamentadores estão impulsionando seus clientes a fotografar tudo que é coberto pelo seu seguro em suas casas ou negócios. É difícil argumentar com um inventário fotográfico e, por essa razão, as pessoas pagarão para que você fotografar suas propriedades e organize-as em uma caixa de depósitos segura.

Organize um serviço de inventário fotográfico de seguros e negócios do tipo. Com essa ideia, você contata empresas de seguros e determina se elas aprovarão e endossarão as fotografias que você tirar dos planos de seguros de casas, negócios pessoais e negócios de reclamação a respeito de propriedades.

Muitas aprovarão e, através delas, trabalhando também com a ajuda de um agente segurador da própria agência ou por conta própria. Entre em contato com os donos das propriedades e venda a ideia de tirar fotografias dos bens de decoração e outros objetos da casa que eles tenham colocado no seguro.

Você tira fotos – um inventário dos bens na forma de fotos endossados e de tudo que eles estejam reivindicando ou gostariam de colocar em reivindicação numa apólice de seguros – e então identifique as fotografias, dando um jogo delas para o dono da propriedade e outro jogo para seu agente segurador ou para a empresa.

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Inventários de fotos de propriedades de decoração e pessoais ainda é um negócio novo, mas em todos os lugares nos quais ele tem sido introduzido é definitivamente comprovado de ser uma super fonte de renda para as pessoas que tenham vontade de se apressarem em ganhar.

Porta retratos de família

Porta Retrato FamíliaQuando você tirar fotos de famílias, é melhor que não utilize um estúdio. As pessoas sempre agem e parecem mais naturais quando estão em seus próprios lares ou quintais. Os animais de estimação da família também são fáceis de serem incluídos quando estão aos arredores da família.

Você pode divulgar seu próprio serviço “fotografia de família em área exterior” no jornal de Domingo e na internet. Note o fato de que eles não terão nem mesmo que deixar seus confortos e privacidade de suas casas, porque você irá até eles. Cobre um taxa inicial,  mais despesas de viagem e outros custos de fotografia.

Igrejas e Sinagogas

Quando os membros da Igreja tornam-se velhos o suficiente para se tornarem membros regulares, eles são confirmados e admitidos oficialmente na Igreja. As Igrejas sempre querem grupos de fotos da classe inteira, mais fotos individuais de cada família. Um bar mitzvah na fé Judaica é parecido com o de ser confirmado.

Quando um garoto completa 13 anos, torna-se então um membro reconhecido de sua religião e a Sinagoga numa cerimônia especial. Com uma confirmação e um bar mitzvah há ocasiões muito alegres que são seguidas por uma recepção pela família, amigos e membros religiosos.

Shows de animais e fotos de animais de estimação

Fotógrafo de animais de estimaçãoAnimais de estimação e outros animais adicionam-se a um negócio multibilionário na América. O que os donos de animais gastam todo ano em comida, tratamento, lugar para o animal sentar, andador, produtos de saúde e acessórios é de ficar espantado.

Ofereça seus serviços como um fotógrafo de animais de estimação e outros animais e eles também comprarão de você. Existem fotógrafos free-lancers que fazem uma boa qualidade de vida indo somente de um show a outro que destaque cavalos, gatos e cachorros.

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Entre em contato com veterinários locais, sites e associações de animais de estimação, dessa forma saberá onde e quando haverá eventos.

Negociantes de antiguidades e leiloeiros

Alguns negociantes de antiguidades tem fotos tiradas de seus itens para vender, e mandam as fotos ou slides coloridos de partes especiais ou diferentes para outros negociantes ou clientes. Quando leiloeiros são contratados para leiloarem itens de um estado, falência, um grande negócio ou indústria, ou qualquer outro trabalho que tenha itens de valor em suas listas de venda, eles usarão freqüentemente slides coloridos para TV, anúncios classificados, brochuras e outras fatias promocionais.

Cursos de golfe e clubes de campo

Você pode fazer algum dinheiro fácil fazendo parceria com um clube de golfe ou clube esportivo para ter fotos de ação tiradas de jogadores de golfe quando houver torneios e tiver muita gente. Organize sua câmera deixando-a pronta para algumas fotos de ação enquanto cada jogador dá seu golpe.

Fotos de crianças e pônei

Voltando aos anos 40 e 50, os fotógrafos viajariam pelo país e iriam de porta em porta. Por uma remuneração extra, as crianças poderiam colocar um chapéu de cow-boy, coletes e feno e subir num pônei mansinho para terem suas fotografias tiradas.

Tudo o que você deve fazer é alugar um pônei manso, ter umas três peças (um tamanho serve para todas as crianças) de roupas de cow-boy e um assistente presente no caso do pônei se tornar arisco, ou da criança decidir pular do pônei. Então faça uma parceria para aparecer em festivais de “dias loucos”, festivais, carnavais de escola, reuniões de família, promoções de shopping centers, paradas ou qualquer outro lugar onde as muitas pessoas aparecem reunidas.

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Fotografando escolas e bandas comunitárias

Banda de RockFaça parceria ou acordo com a banda ou o clube para tirar fotos coloridas da banda e de seus membros. Mande pelo correio amostras de impressões para diretores de bandas fora de sua região e arranje encontros para mostrar seu trabalho e explicar as ofertas do pacote e remuneração.

Fotos de graduação

Entre em contato com o consultor de classes avançadas e faça um acordo para tirar fotos de alunos avançados em suas capas e gorros enquanto exercitam antes da cerimônia de graduação.

Fotografias dentro de lojas

Uma das idéias mais fáceis é visitar uma loja de roupas de criança em um de seus movimentados shopping centers, ou o departamento infantil em uma de suas grandes lojas de departamento. Venda ao gerente ou ao dono da loja a ideia de se colocar num canto da loja ou departamento e tirar fotos das crianças compradoras.

Ele pode promover o fato de você estar na loja tirando fotografias por preços especiais durante algumas horas – talvez nas tardes de Sexta-Feira ou o dia inteiro nos Sábados – nas propagandas dele, de maneira que ele patrocine suas figuras em sua loja por causa de você.

A maioria das lojas, dentro de boliche e outros negociantes a varejo, ficarão gratos em dar suas partes disso para você, porque isso traz os clientes de volta aos lugares de negócios e providencia outras oportunidades de venda para eles.

Você deveria visitar todas as casas de festas para crianças e contar aos seus donos a respeito dos seus serviços como fotógrafo. Quando tiver uma festa de aniversário, ele irá convidá-lo para tirar fotografias.

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Outro lugar muito importante para prospectar seus serviços. Buffets e halls de eventos para casamentos e outros eventos. Deixe o dono saber de seus serviços e você será considerado como um fotógrafo para o próximo evento.

Hotéis e convenções ou seminários.

SeminárioMuitos seminários estão tomando espaço por toda a cidade e você deveria estar nesses lugares para tirar fotografias. Você deveria apresentar-se para a pessoa responsável pelos eventos no hotel e contar-lhe a respeito de seus serviços e experiências. Você deveria sempre oferecer a esta pessoa uma parceria se ela recomendar você ao trabalho e também sempre manter sua palavra e pagar sua parte. Você pode oferecer-lhe 10% do seu lucro .

Eu vejo com muita freqüência festas de aniversário sendo feitas em restaurantes. Isso também poderia ser uma outra excelente oportunidade de fotografia e o dono do restaurante deveria informá-lo, quando possível, da oportunidade.

Vista um ajudante numa roupa de palhaço e tire fotos das crianças no colo dele ou com ele pondo seu braço em volta das crianças. Ponha um quadro de propaganda de sanduíche num ajudante e faça-o caminhar pelo shopping center fazendo propaganda do fato de você estar na Loja de Crianças tirando fotografias.

Promova um concurso de “Bebê do Ano” onde você tira fotos dos bebês, disponha as fotos num “quadro de amostra” e ofereça um cachê mais o preço de merchandise.

Organize uma barraca num meio arborizado e promova “Foto instantânea”. Seja um fotógrafo andante e tire fotos espontâneas de fregueses e promova um concurso de “O freguês do ano”. Trabalhe com um palhaço e tenha-o “grudado” às crianças e pergunte se elas gostariam de tirar fotos com ele. Crie um jogo portátil barato, como um avião, um carro de corrida, cumprimentando uma pessoa famosa numa cena ou “figuras de balão” e tire fotografias de pessoas de pé ou nesses jogos.

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Vá até um jogo de futebol e tire fotos dos jogadores. Vá até os centros de boliche e tire fotos espontâneas dos jogadores em ação. Faça o mesmo sempre que tiver um evento de esportes acontecendo. Esteja no lugar certo e sempre pronto que houver uma oportunidade de tirar fotos de times.

Você deveria seguir ou contratar alguém para seguir uma Pequena Liga de Times, através de sua estação e tirar fotos espontâneas e de ação. Você deve então colocar as melhores fotografias num álbum de fotos com o nome do time e o ano na frente. Você deveria ser capaz de vender um desses álbuns para cada membro do time.

Também existe a ideia de “apenas sair andando pelo parque” numa tarde de domingo. Você pode tirar espontâneas e interessantes fotografias de casais, crianças e pessoas em geral passando o tempo com seus parentes.

Não perca de vista os anúncios de novos nascimentos. Mande literatura de propaganda para as novas mães e siga com esforços de novos telefonemas para organizar fotografias de recém nascidos.

Não perca de vista as notícias de casamentos nos jornais dos fins de semana. Mande suas literaturas de venda para noivas e siga com esforços de telefonemas para tirar fotos de casamentos.

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Uma vez que você tenha decidido usar sua câmera para gerar rendas extras e seja isso o que você realmente pretende fazer, saia e use sua câmera, comece a tirar fotos e dê a si mesmo a oportunidade de criar. Dê a si mesmo essa chance e você rapidamente vai ser implorado a pensar em muitas centenas de idéias para tirar fotografias, idéias de merchandising para promover seus serviços e ângulos de venda para aumentar seus lucros.

O mais importante é começar, independente do quanto pequeno você começar, e comece a seguir a ideia. Essa ideia que pode produzir novos conceitos para o lucro de cada dia da semana. Uma ideia que pode ser divertida, assim como também ter retorno financeiro para você! Você tem a ideia e o plano – o resto é por sua conta. Você pegou a bola; agora corra com ela!

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Ideias de negócios

Como montar um ateliê de costura – Passo a Passo

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Ganhe muito dinheiro com serviço de Costura, saiba como montar um Ateliê de Costura lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ateliê de costura

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados: Serviços de costura

Apresentação

A história da costura é a história de muitas coisas, muitas pessoas e de uma infinidade de sucessos. É assim também com os ateliês de costura. Versão mais glamourosa das boas e velhas costureiras de bairro, ele oferecem excelentes oportunidades de lucros para quem gosta de moda e quer investir em serviços e produtos personalizados.
Em resumo, o ateliê consiste em fazer sob medida roupas de festas, para noivas, para teatro e até prêt-à-porter (vestimentas de uso diário).

Mercado

Os ateliês de costura vêm sendo estimulado por diversos fatores. A indústria têxtil brasileira, por exemplo, voltou a oferecer tecidos com padrão internacional, como resultado da política de investimentos no setor.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área que vária entre 20m2 a 80m2, divididas em ambientes, como: Sala de espera (onde os fregueses podem ver televisão e consultar revistas de moda enquanto aguardam sua vez), o escritório e a linha de produção, que deve ter os equipamentos e móveis distribuídos na seqüência de produção.

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Investimento

Irá varair de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar entre 15 mil a 30 mil Reais.

Equipamentos

As principais máquinas necessárias em um ateliê de costura são industriais. Mas é bom ter pelo menos uma doméstica para adaptar acessórios, pregar botões e zíperes ou casear, não esquecendo do móveis e equipamentos do escritório.

Pessoal

É possível começar com uma estrutura de apenas quatro funcionários.

Começando no ramo

Para quem vai ingressar no ramo, se manter atualizado, sobre o que acontece na moda é fundamental, para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas.

Atendimento

As pessoas são atendidas com hora marcada. O objetivo é dar a maior atenção possível ao cliente e organizar o fluxo de produção.

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Clientela

A clientela em geral é formada primeiro por parentes e amigos e em seguida por indicações, aliás, em muitas das situações os clientes se tornam principal fonte de informações para mudanças, seja no atendimento como também na área produtiva.

Fornecedores

Ter contato com bons atacadistas, que entreguem periodicamente e forneçam amostras dos tecidos, para facilitar a escolha do cliente, é fundamental.

Estoques

Adotar as compras programadas, afinal, não há necessidade de grandes estoques de tecidos e aviamentos, pois eles podem ser comprados conforme as encomendas.

Formação

O empreendedor pode recorrer a cursos básicos, que ensinam corte, costura, modelagem, desenho e estilo em níveis técnicos de segundo ou terceiro graus.

Parcerias

Caso o empreendedor opte por terceirizar a confecção, é fundamental escolher parceiros experientes e que cumpram prazos de entrega.

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Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br/

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ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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Ideias de negócios

Criação de Avestruz – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Criação de Avestruz lucrativa gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com a venda de ovos e filhotes de Avestruz. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Criação de avestruz

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Agroindústria
Tipo de Negócio: Estrutiocultura
Ramo de Atividade: Criação Avestruzes

Apresentação

Este é o “Struthio camellus australis”. Apresentado assim, por seu nome científico, o avestruz provavelmente seria reconhecido por pouquíssimas pessoas. Mas um número cada vez maior de criadores já sabe que apesar de ser uma ave desengonçada e que não voa (pertence ao grupo das ratitas), ela pode produzir bons lucros.
Originário da África (Namíbia Botswana, África do Sul), e definido no dicionário como “grande ave terrestre, incapaz de voar, mas muito veloz na corrida, com dois dedos em cada pé, mais de 100 kg de peso e 2m de altura”, o avestruz também está lá identificado como ave onívora que vive nos descampados da África e da Arábia.

Estrutura

A estrutura irá variar de acordo com a idade do avestruz, ou seja, de:

– 0 a 3 meses: Abrigo de 1 a 3 metros quadrados por cabeça, a área externa deve variar de 20 a 100 metros quadrados por cabeça;
– 6 a 20 meses: 20 a 25 cabeças por hectare;
– Adultos: 600 metros quadrados por hectare.

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É importante lembrar que os abrigos precisam receber o máximo de ventilação possível. O piso não pode ser escorregadio e deve ser de fácil limpeza.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Não é necessário mais que um funcionário para o manejo de 10 casais de avestruzes. Como o manejo é muito simples pode-se utilizar um funcionário que por ventura já trabalhe na propriedade em outros afazeres.
No caso do veterinário, não é preciso mais que uma visita mensal de um veterinário, visto que, o avestruz é uma ave muito resistente.

Inicio dos negócios

O número mínimo de animais para iniciar é de Um macho e duas fêmeas.

Características do avestruz

– Adapta-se a qualquer clima (desde o semi-árido da Austrália e África, até as baixas temperaturas e a neve do Canadá);
– É resistente a doenças e não exige grandes cuidados;
– Aos 12 meses, o avestruz pode ir para o abate;
– Dos 20 meses aos 35 anos a fêmea produz ovos (durante 6 meses por ano ela bota um ovo a cada dois dias, atingindo de 40 a 100 ovos, com apenas 30 ou 35 sobreviventes) e com dois anos, ela está em idade de reprodução, gerando aproximadamente 20 filhotes por ano;
– Adulto, o avestruz atinge 2,5 metros e pesa 100 quilos, vivendo em média de 50 a 70 anos (30 dos quais em plena fertilidade). Sua fase reprodutiva é três vezes maior, por exemplo, que a de uma vaca. Cada fêmea gera, por ano, cerca de 30 filhotes e o abate do avestruz – que rende até 37 kg de carne – é feito entre 10 e 12 meses. O animal produz ainda 1,3 m2 de couro e 1 kg de plumas.

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Espécies de avestruz

As principais espécies são: African Black, Red Neck e Blue Neck.

Alimentação de avestruz

Cada filhote consome cerca de 200g ração/dia. Crescido, o avestruz consome 2 kg de ração/dia.

Cuidados com a ave

O cuidado com a ave é nos primeiros três meses, quando ela deve ficar em local isolado, protegida do vento e da chuva. Nessa idade, os filhotes atingem 70 cm e 15 quilos. Após esse período, são transferidos para um curral com 1000 m².
O terreno deve ter um cercamento duplo para evitar fugas, já que os avestruzes são aves muito velozes e embora dóceis, escapando, ninguém as alcança, além disso, a área deverá estar limpa de todo tipo de entulho e objetos que possam prejudicar aos animais, pois como os avestruzes são muito curiosos, eles comem o que estiver por perto.

A carne de avestruz

A carne de avestruz apresenta algumas características

– Possui um ótimo sabor, comparando-se ao sabor de uma picanha;
– É saudável como um peito de frango;
– É apontada como uma das carnes com menor índice de gordura e colesterol, etc.

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Produtos

Quem não quiser dedicar-se ao abate das aves, pode voltar-se exclusivamente para a reprodução, que proporciona maior rentabilidade. Carne, couro e plumas podem ser comercializados no segundo ano de criação. O couro, utilizado na indústria de sapatos e bolsas, hoje substitui o couro de jacaré; as plumas são usadas em fantasias de carnaval e na fabricação de espanadores; e até mesmo os ovos são aproveitados, podendo receber pintura como se fosse uma tela e assim transformar-se em peças artísticas, ou ainda dar origem a outros itens como broches, figuras esculpidas na casca do ovo e tantas outras técnicas artísticas.

Sugestões para facilitar o processo de criação

  • Alguns criadores sugerem (para a iniciar uma criação) 1 macho, 2 fêmeas e 30 filhotes. A estrutura que deverá servir a esse número de animais deverá ser a seguinte: duas áreas com 1.400 m2 cada; Uma para o trio (1 macho e 2 fêmeas) e outra para a criação de 30 filhotes.
  • Comprar filhotes com idade acima de 3 meses, pois são mais resistentes. Avaliar, ainda, se os animais têm olhar inquisitivo, pescoço ereto, cabeça erguida, pernas e dedos alinhados, boa cobertura de penas e altura entre 1,10 e 1,30 metro.
  • Ter cuidado redobrado ao comprar reprodutores, com exceção da África do Sul, a criação é relativamente recente em todo o mundo.
  • Criação em “Colônias”, consiste em vários trios numa área maior. Nesse caso porém, em função do tamanho da área, o manejo dos animais é muito mais trabalhoso e os corredores entre os piquetes deverão ter pelo menos 1 m de largura, a cerca externa deverá ser de tela trançada com uma altura de 2,5 m (para evitar a entrada de predadores e a interna poderá ser de arame liso ou tela de 1,5 m de altura).
  • Algumas empresas terceirizam incubadoras, onde os ovos ficam por 45 dias, livrando o pequeno criador de gastos com uma instalação apropriada. As fêmeas podem chocar os ovos, mas os riscos de perda aumentam.
  • A Exportação também é um filão apreciável, o avestruz é muito valorizado no mercado internacional. Produto de qualidade diferenciada, a carne de avestruz destina-se a um nicho de mercado que consome produtos light e caros.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

OBS. Caso o empreendedor queira constituir-se com pessoa jurídica.

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:

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Existem dois organismos que regulamentam e disciplinam a criação de avestruz no Brasil, o MAA “Ministério da Agricultura e do Abastecimento” e o IBAMA “Instituto Brasileiro do Meio Ambiente”
Ministério da Agricultura e do Abastecimento:
– INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 . Aprova as normas para registro e fiscalização
dos estabelecimentos avícolas.
– PORTARIA Nº 116/96. Regula as condições para importação de Matrizes aves para reprodução.
– PORTARIA Nº 144/97. Restringe a importação de aves exóticas.
IBAMA:
– Instrução normativa nº 02/01. Sobre a nececidade e controle de identificação animal.
– PORTARIA N° 102/98. Sobre a implantação de criadouros de animais da fauna silvestre exótica com econômicos e industriais.
– PORTARIA Nº 029/94. Sobre a importação e exportação de animais da fauna silvestre
Brasileira e da fauna exótica.

Registro Especial

– Registro no S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Exigência feita para que o criador possa colocar seu produto no mercado. Sua concessão esta vinculada à manutenção de instalações idênticas às utilizadas para beneficiamento de pescado.
– Registro no Ibama. Exigência feita para se criar o avestruz, no caso de importação dos animais existem regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
– Registro como produtor rural. Exigência feita para comercializar o animal vivo.
Na comercialização do produto processado (carne ou pratos prontos), o empresário deverá informar-se a respeito dos registros necessários para sua legalização, já citados acima (Legislação Específica).
Em resumo:
Comercialização:
– Em Nível Municipal. No município onde está instalado, basta efetuar o registro na Vigilância Sanitária Municipal (quando houver);
– Em Nível Estadual. No Estado, o empresário deverá registrar sua empresa no IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo;
– Em Nível Nacional. O registro deverá ser feito no SIF – Serviço de Inspeção Federal. O órgão responsável no Espírito Santo é o Ministério da Agricultura.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

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ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br

ACAB – Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil http://www.acab.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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