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Estamos nos preparando para profissões que ainda não existem?

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A cada dia surgem novas atividades para o mercado de trabalho que preenchem lacunas que são criadas no cotidiano.

Uma discussão interessante surgiu durante a visita de alunos da Universidade Federal de Sergipe- UFS à Fecomércio-Sergipe, quando vieram conhecer um pouco mais sobre a economia aplicada ao Turismo, em uma conversa descontraída com a Economista Sudanês Pereira. Chegou o momento em que o tema exercício profissional foi à tona e alguns questionamentos surgiram dos alunos sobre como atuar no mercado. Daí o tema de evolução do mercado e dos profissionais entrou em voga.

Com os avanços tecnológicos, cada vez mais o mercado de trabalho pede profissionais capacitados em diversas áreas ou com conhecimento amplo, desenvolvendo uma visão holística da sociedade contemporânea.

A cada dia surgem novas atividades para o mercado de trabalho que preenchem lacunas que são criadas no cotidiano. Haja vista o boom das redes sociais e profissões que até pouco tempo atrás sequer eram consideradas, como a profissão de Youtuber, Digital Influencer, Social Media Manager, entre outras.

Há dez anos, isso não era imaginado. O que era uma manifestação hedonista ou uma brincadeira de adolescentes se tornou algo sério e rentável.

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Estamos nos preparando para o futuro de maneira cotidiana. Os trabalhadores estão buscando cada vez mais qualificação para não exercerem meramente as atividades repetitivas comezinhas.

A evolução social por meio do alto desenvolvimento do setor de Tecnologia e Inovação não força, mas condiciona o profissional a compreender melhor as situações vividas nas empresas e a aplicabilidade de novas iniciativas.

Segundo estudo realizado pela Dell, uma das maiores corporações do mundo, em parceria com o Institute For the Future (IFTF), 85% das profissões que serão comuns em 2030, ainda não existem.

As organizações corporativas, institucionais e negociais são impactadas a cada dia com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que surgem e auxiliam o profissional no desempenho de suas funções. Isso significa que a tecnologia estará cada vez mais presente no corriqueiro das vidas das pessoas.

As empresas já estão cientes disso e investem cada vez mais no trabalho de startups que tendem a moldar a nova infraestrutura laboral, ampliando as capacidades dos profissionais, levando-os à evolução constante do seu conhecimento.

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Pessoas e empresas que não se prepararem para os novos tempos, que chegam cada vez mais rápido, a ponto de se misturar com o dia a dia das pessoas e organizações, não irão sobreviver no mercado cada vez mais competitivo e voraz quando se trata de oportunidades de negócio.

A procura por pessoas especializadas em determinados setores de atuação ainda pouco explorados ou inexistentes será ainda maior. O profissional deverá ser capacitado para entender a empresa e tudo ao seu redor de forma pluridimensional.

As pessoas irão aprender em tempo real, as competências específicas que serão exigências empresariais, o que irá qualificar ainda mais o mercado de trabalho, promovendo melhores salários para os trabalhadores que estiverem mais antenados.

Sergipe é um estado exportador de desenvolvimento tecnológico de alta capacidade e complexidade. As iniciativas empresariais como a Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio, Caju Valley e o Inova + Sergipe, que estão sendo desenvolvidas, são fundamentais para o entendimento da sociedade e do mercado de consumo no futuro, que se aproxima cada vez mais do presente.

Explorar a criatividade, o desenvolvimento de múltiplas habilidades, aliado à capacidade inventiva, dedicação, entusiasmo e o empreendedorismo será a premissa para o profissional de qualidade do futuro.

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Agilidade, desempenho, capacidade e compreensão das novas tecnologias irão nortear o mercado dos anos vindouros, gerenciando melhor o exercício das atividades imortais da economia, comércio, serviços, indústria e agronegócio. O que importa é nunca deixar de estudar, mapear as tendências de mercado e tecnologia, para estar sempre à frente do seu tempo, destacado no mercado.

MÁRCIO ROCHA Jornalista especializado em Economia, radialista, consultor de Comunicação e Marketing Empresarial.
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Quando é hora de considerar a mudança de profissão?

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Quando é hora de considerar a mudança de profissão?

Com a dificuldade de conseguir um novo emprego, muitas pessoas estão tendo que optar pela mudança de área, para encontrar uma nova oportunidade. Embora esta não seja a melhor solução, vem sendo a saída ideal para a recolocação profissional em tempos de crise.

Como saber qual é a hora de mudar?

Não há uma regra que ajude a definir o momento da mudança para todos os profissionais. Geralmente entre as razões que mais impulsionam a decisão de mudança estão fatores como:

  • A dificuldade e demora em encontrar vagas no setor que trabalhava;
  • A frustração por não se sentir feliz ou bem sucedido na área atual de atuação;
  • Surgimento de maiores oportunidades e salários em outros setores;
  • O desejo de se reinventar como profissional.

Seja qual for a razão que o motiva a procurar oportunidades diferentes, o que de fato determinará o momento da mudança será sua coragem e espírito empreendedor, pois após tomar esta decisão, será necessário investir nesta opção e se dedicar para conseguir o esperado sucesso.

Como se preparar para a mudança?

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Um dos maiores erros cometidos por quem toma a iniciativa de mudar de área é não se preparar para este processo, acreditando que apenas a pré disposição para encarar novos desafios será suficiente. Infelizmente não é bem assim.

Caso você se apresente aos entrevistadores, sem demonstrar foco, afirmando que está disponível para qualquer oportunidade, qualquer vaga e qualquer emprego,estará se desvalorizando como profissional.

Você não pode tratar as oportunidades como um emprego qualquer. Precisa determinar áreas foco, com as quais se identifica mais ou que acredita serem mais compatíveis com seus conhecimentos e habilidades.

Com esta definições limitadas, pesquise sobre o setor e as oportunidades e quando surgir uma oportunidade de entrevista, mesmo que não tenha tanta experiência, mostre o que conhece sobre a área, o quanto está preparado e disposto a se aprimorar para valorizar sua postura profissional.

A atualização profissional como uma saída

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Neste processo de mudança, é comum que não se tenha tanta experiência prática de atuação no setor e cargos correspondentes para preencher o currículo, logo, uma das melhores alternativas para se fazer presente e conquistar destaque é investir na qualificação profissional.

Cursos de formação rápida e formação técnica são algumas das melhores saídas para ajudar no aumento do seu conhecimento sobre a nova área onde busca oportunidade e também contribuem para o enriquecimento do seu currículo.

Os cursos técnicos são alternativas muito valiosas, pois além da formação mais rápida, também costumam exigir experiência prática através de estágios, o que reforça ainda mais a formação e capacitação dos novos profissionais e ajuda em uma colocação ainda mais rápida no mercado de trabalho.

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Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

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Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

A crise econômica contribuiu para uma drástica redução no volume de contatações em todo país em 2015 e em 2016 este impacto está cada vez maior e preocupante e como o número de concorrentes não para de crescer, é preciso estar preparado para os processos seletivos cada vez mais competitivos e concorridos.

No processo seletivo, um dos momentos mais críticos é a entrevista de emprego. Este contato direto com o entrevistador é uma peça chave para a conquista da tão esperada contratação.

Entre os primeiros passos a serem seguidos para iniciar um processo seletivo com o pé direito estão:

Pontualidade – chegar no horário é um reflexo do seu nível de comprometimento;

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Organização – geralmente há documentos e informações básicas solicitadas, como currículo, dados pessoais e documentos básicos, logo, ter estes documentos a mão, facilita muito a vida do entrevistador.

Boa apresentação – a apresentação pessoal requer cuidado. Tenha atenção à escolha do traje adequado, corte de cabelo, penteado, uso de maquiagem e etc…

Estes passos acima são apenas recomendações básicas e primordiais, mas não são elas que farão com que você sobressaia na entrevista. É preciso apresentar algo a mais para encantar o contratante.

Estratégias para se destacar na entrevista

Prepare-se com antecedência

Ao ser chamada para uma entrevista, antes do contato com o entrevistador, pesquise mais a fundo sobre a empresa, especialmente sobre sua história, posição no mercado, missão, visão e valores.

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Durante o contato com o empregador você pode aproveitar para mencionar seus conhecimentos adquiridos na pesquisa e suas afinidades com a missão e os valores. Isto certamente vai surpreender no primeiro contato.

Falando sobre si

“Fale um pouco sobre você” é um questionamento óbvio, presente em todos os processos seletivos. Nesta hora, é importante ser objetivo e eficiente, por isto, treine esta resposta antes de sair de casa e para causar impacto, crie um discurso utilizando o método START (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Baseado neste método, você deve apresentar-se de forma clara e objetiva e aproveitar o contexto da situação da pergunta para contextualizar as tarefas que já desempenhou anteriormente, apresentar ações que justifiquem sua pró atividade e confirmar seu foco no alcance de resultados.

Apresente suas questões

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Numa entrevista, o entrevistado também pode fazer perguntas, por isto, não fique acanhado. Mostre atitude! Você pode perguntar maiores detalhes sobre a rotina da empresa, do cargo e do trabalho ao qual está concorrendo.

Para causar uma boa impressão, tente contextualizar as perguntas com fatos atuais sobre o mercado no qual a empresa atua ou com suas experiências anteriores, por exemplo.

Seja marcante

Tente não cair no abismo do esquecimento após a entrevista, mantendo um contato com a empresa, sem exageros. Para isto, você pode, por exemplo, encaminhar um e-mail ou usar outras formas de contato, para agradecer a oportunidade da entrevista. Só tome cuidado para manter a cordialidade e não ser inconveniente encaminhando várias mensagens.

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Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

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Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

Muitos acreditam que diante da situação econômica atual do país, o poder de negociação está apenas nas mãos do empregador, cabendo ao empregado ou futuro contratado, apenas aceitar as condições impostas. Apesar do cenário estar difícil sim, não acredite totalmente nisto. É possível sim, negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise.

Estas negociações podem compreender diversas situações como a definição da faixa salarial, possível promoção, mudanças na jornada de trabalho, mudanças de cargo e funções, entre muitas outras possibilidades.

Para conseguir confiança e poder negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise, é preciso ter uma postura confiante, pró-ativa e um auto conhecimento realista, porque é necessário ter habilidades, conhecimentos e competências que justifiquem a negociação.

Recomendações para negociar com empregador

Muitas são as situações em que é possível negociar com empregadores, mas entre todas as possibilidades há pelo menos três situações principais e mais comuns na rotina do trabalhador, que envolvem acordos sobre o salário antes da seleção, faixa salarial para quem está empregado e também a mudança de cargos e funções.

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Para saber como se preparar e conquistar os melhores resultados nestes principais casos de negociação, confira as dicas a seguir.

Para negociar o salário antes da seleção

1 – Faça uma pesquisa de mercado, analisando a média salarial praticada para a vaga que pretende concorrer.

2 – Pesquise notícias, artigos e entrevistas de especialistas e recrutadores falando sobre o valor e requisitos dos profissionais buscados no momento.

3 – Não seja agressivo questionando o salário nas primeiras entrevistas.

4 – Deixe claro seus diferenciais como profissionais, ressaltando especialmente resultados já obtidos em experiências anteriores.

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5 – Mostre ao futuro empregador, como pode contribuir para o crescimento da empresa.

Para negociar salário quando já empregado

1 – Não é preciso ser um puxa saco ou estabelecer uma relação artificial de proximidade com o gestor, seja você mesmo e mantenha sua personalidade.

2 – Mantenha um bom relacionamento não apenas com as lideranças da empresa, mas também com seus pares e toda a equipe de trabalho.

3 –  Seja sempre pró-ativo e focado em resultados.

4 – Busque atualização e reciclagens periodicamente para valorizar seus conhecimentos e currículos.

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5 – Analise o momento de desenvolvimento da empresa para criar abordagens no momento mais adequado.

6 – No momento de iniciar a negociação, valorize-se, mostrando seus resultados e planos de como pode ajudar a aprimorar processos e contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Para negociar mudança de cargos e funções

1 – Antes da mudança, busque contato com profissionais da área para entender com clareza os novos desafios.

2 – Sempre que possível, tente realizar uma experiência prática no novo setor.

3 – Nunca pule a hierarquia, abordando gestores de outras áreas, sem antes falar com seu chefe imediato, isto pode gerar desconforto e minar suas chances.

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4 – Antes de abordar seu gestor, tenha claro sua motivação para a mudança.

5 – Conheça bem a nova área, cargo ou função para o qual pretende concorrer.

6 – Mostre-se disposto e preparado profissionalmente para encarar o novo desafio.

7 – Assim como na negociação salarial, apresente ao gestor razões que justifiquem como poderá contribuir para o desenvolvimento da nova área.

8 – Para não trazer problemas para seu gestor, apresente a ele soluções para sua substituição, como um plano sucessório, indicação de um novo profissional e sugestão de treinamento e capacitação para facilitar o processo de transição.

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