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Ideias de negócios

Como montar uma empresa de Encadernação de Livros

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Ganhe muito dinheiro com encadernação de livros, fascículos, coleções, etc. Veja como montar uma empresa de Encadernação de Livros com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Serviços (secundário).
Ramo de Atividade: Indústria Gráfica.
Tipo de Negócio: Encadernação
Produtos Produzidos: Encadernação de livros, fascículos, coleções, etc.

Encadernação de livros

História

A encadernação de livros, hoje considerada uma arte, era praticada pelos monges copistas na Europa da Idade Média. Naquela época, apenas o clero e os nobres detinham o conhecimento da leitura e da escrita, um poder que ficou enfraquecido após a invenção da imprensa por Gutemberg.

Perfil do Empreendedor

Habilidade manual apuradíssima, criatividade e bom gosto são os pré-requisitos básicos para quem pretende ingressar no ramo de fabricação artesanal de cadernos, pastas, agendas e outros artigos de papelaria.

Investimento inicial

Abrir uma oficina de cadernos artesanais não exige grande investimento, pois os equipamentos mais caros – prensa e guilhotina ou facão – podem ser substituídos pelo próprio trabalho manual.É possível, ainda, recorrer a serviços de terceiros.

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Além do mais, não é difícil adquirir equipamentos de segunda mão, o que reduz bastante a necessidade financeira do empreendimento. Inclua, necessariamente nessa lista um curso de um mês na área gráfica.

Equipamentos

Os principais equipamentos são:  prensa, furadeira, par de sargentos, duas tábuas de fórmica, tesouras, estiletes, dobradeira.

Matéria-prima

O que não pode faltar mesmo são cola, papelão para a capa e percalux para o acabamento, além dos papéis. Nesses itens, a criatividade fala mais alto: papel de parede, papel reciclado e tecido constituem alguns exemplos do grande leque de opções para personalizar o trabalho.

Além disso considere a aquisição de lixas, cola, agulhas, linhas, papel sulfite e percalux – material plástico para revestimento.

Enfim, com bom gosto e capricho, vale quase tudo na hora de conseguir um produto diferenciado.

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Fornecedores

A compra da matéria-prima e os serviços necessários à produção dos artigos de papelaria é outro ponto chave do empreendimento. Como é absolutamente inviável adquirir os papéis diretamente do fabricante, dadas as pequenas quantidades do produto que são empregadas, o jeito é recorrer aos distribuidores, o que acaba encarecendo o preço final.

Como é enorme o número de empresas que distribuem esses materiais, a dica é fazer muita pesquisa de preço e não dispensar o auxílio da lista telefônica.

No mais, é importante manter-se atualizado sobre as técnicas de encadernação e sobre os novos papéis lançados no mercado, em especial a linha de reciclados, atualmente de forte apelo comercial.

Lucratividade

Nos meses de setembro a novembro as encomendas de agendas e brindes de fim de ano elevam consideravelmente o faturamento e que por tratar-se de atividade artesanal, alcança lucros relativamente altos que podem chegar a 80%.

Perfil do cliente

A encadernação de livros traz bom retorno, há grande procura e pouca concorrência, garantem os empresários do ramo, sendo os principais clientes as bibliotecas públicas e particulares, empresas, associações, clubes e editoras.

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Normas

Para a fabricação de cadernos escolares existe a norma NBR 6045 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta norma tem por objetivo, fixar condições exigíveis de cadernos grampeados ou costurados quanto ao formato, gramatura do papel usado no miolo e na capa, fabricação, número de folhas, impressão, acabamento e acondicionamento. Para a fabricação artesanal de cadernos, não há nenhuma norma específica.

Produtos de Encadernação

1. Encadernação de livros de capa dura

O processo comumente conhecido como “Capa Dura” ou simplesmente encadernação, é o método tradicional para encadernação de um livro. É também o processo mais durável e o mais caro. Depois de dobradas e colecionadas em forma de cadernos, as folhas impressas são costuradas. Uma das formas de costura mais conhecidas é a “Smyth”. Nela a linha atravessa a lombada de cada caderno ou lateral e em seguida o livro inteiro a 3 mm da lombada. Colam-se a seguir as quatro páginas de guardas na margem da lombada no primeiro e último caderno.

Como a sua função é prender o livro à capa, as guardas são feitas normalmente com um papel mais pesado que o papel de miolo. Refila-se então o livro nos três lados e coloca-se cola na lombada para reforçar os pontos de costura. A seguir dá-se ao dorso um contorno plano ou arredondado, dependendo da escolha do planejador gráfico. Depois cola-se uma tira de gaze em toda a extensão da lombada para reforço.

Enquanto se preparam os cadernos, em outra parte da gráfica estão sendo feitas as capas. Essas capas nada mais são do que duas peças de papelão, cobertas com tecido, couro ou papel de encadernação. Nelas são gravados ou impressos o nome do livro, do autor e da editora. O livro é então encaixado na capa e as guardas são colocadas na parte interna das capas, num processo denominado encaixe.

Os livros são em seguida colocados numa prensa hidráulica especial para secagem. Depois de secos, são inspecionados, recebem uma capa e, finalmente, embalados para despacho. Alguns livros, depois de costurados, recebem uma capa mole (feita de um papel com gramatura superior a do miolo) em vez de capa dura. É importante lembrar que somente a capa dura é considerada uma encadernação.

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Matéria Prima

Linha Urso nº 0 ou nº1; 1 agulha grossa; Cola branca; 1 Prensa e 1 peso; 2 folhas dobradas que servirão de guarda ( folhas encontradas no início e no fim do livro); e 1 Pedaço de gaze para colar no dorso.

Fornecedores

Esse material poderá ser encontrado em papelarias ou lojas especializadas.

Processo

Faça guardas com um papel grosso e branco. Elas funcionam como proteção às páginas, são encontradas tanto no início quanto no fim do livro e devem ser dobradas de modo que fiquem do tamanho de uma página do volume. Em cada lado irão duas folhas como se fossem um fascículo. Junte os cadernos (as folhas de papel) e coloque-os numa prensa ou entre duas tábuas com um peso de 5 Kgs sobre um delas; Em seguida, deixe uma distância de 2 cm entre o pé e a cabaça do livro (respectivamente a parte mais baixa e mais alta do livro quando em posição de leitura); Marque com um lápis linhas de igual distância entre si na lombada do volume; Fure de cima para baixo com uma agulha grossa, cada fascículo nas marcas feitas, até atingir as folhas centrais.

Retire o volume da prensa e inicie a costura: a partir da última guarda, enfie a agulha no primeiro furo à esquerda. Continue com os pontos até chegar à extremidade esquerda; Deixe alguns centímetros de linha para arrematar com o próximo caderno e quando puxar as costura para firmar os pontos, puxe na direção dos mesmos para não rasgar as páginas. Verifique se todo o corpo do volume foi costurado. Passe cola plástica em toda costura com um pincel no sentido centro-extremidades e espere secar.

Retoques

Faça o arredondamento da lombada (ela facilitará o abrir e fechar do livro) com um martelo, batendo na lombada do volume de forma a afastar as extremidades do centro. Não deixe saliências na lombada formadas por linhas em volume.

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Quanto às rebarbas de cola, retire as saliências com uma lâmina. Recorte dois pedaços de capitel (fita de arremate) e cole nas extremidades da lombada. Corte as sobras de capitel e deixe o restante fixado somente na área das lombadas. Corte um pedaço de gaze ou papel kraft com cerca de 8 centímetros a mais que a largura da lombada.

O comprimento será o mesmo, subtraídos os centímetros ocupados pelos capitéis. Cole a gaze ou papel na lombada. Coloque entre as guardas e as folhas vizinhas, uma folha de jornal. Espalhe cola com um pincel, na frente dessas guardas, de modo uniforme. Coloque uma folha de papel entre as guardas e o volume, prensando-os em seguida a fim de secar bem a cola. Aguarde e só depois retire o volume da prensa. Verifique se realmente está tudo seco e em perfeitas condições para ser usado.

Acabamento

É trabalho do planejador especificar o material para o revestimento da capa do livro. Atualmente, os livros são encadernados com uma grande variedade de materiais, indo desde coberturas tradicionais como papel ou tecido às mais exóticas, como seda, veludo, aniagem ou até mesmo metal. Para escolher o material mais adequado o planejador deve considerar não apenas os aspectos estéticos, tais como cor e textura, mas também o acabamento dos materiais. É o acabamento que dá ao material corpo, força, durabilidade e capacidade de impressão.

Alguns revestimentos são gravados em relevo, para criação de texturas especiais. Isto é particularmente comum na utilização de papel e plástico, que podem ser gravados imitando a textura do linho, da pele ou do couro, além de apresentar padrões decorativos.
Outros materiais podem ser impressos antes da encadernação. Neste caso, são impressas múltiplas imagens em uma larga folha de pano ou papel para cada livro especialmente tratados. A folha, depois cortada no tamanho da capas individuais.

Os materiais para revestimento são encontrados em rolos, folhas ou bobinas cortadas especialmente para máquinas de montagem de capas. A largura do material para revestimento é determinada pelo tamanho do material a ser encadernado, a fim de que se alcance o menor desperdício possível. De modo geral, quanto mais largo o rolo, mais econômico será o uso do material e da utilização da máquina, por conseqüência, menor o custo por capa.

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Materiais para revestimento

Os materiais para revestimento podem ser divididos em duas categorias principais: os tecidos e os não-tecidos (incluindo aí papel e sintéticos).

1. TECIDO.

O básico para quase todas as encadernações é o algodão. Ele existe em diversas gramaturas, mas produzir um pano branco de alta qualidade para livros exige uma série de procedimentos que devem ser executados a fim de que eles sejam branqueados, suas impurezas removidas, tornando-se dessa modo mais absorventes.

Após a etapa de branqueamento, o tecido recebe uma camada de goma (similar à usada em lavanderias) ou piroxilina da mesma cor do tecido (o tecido preenchido com goma é um material de encadernação costumeiro, de baixo custo). No caso da utilização da goma, que o torna impermeável, existem inconvenientes como o de manchar facilmente com água ou mesmo com a umidade das mãos, além de ser considerada guloseima para traças, baratas e ratos.

A alternativa é a utilização da piroxilina, líquido plástico que tanto pode ser injetado no pano (piroxilina impregnada), quanto aplicado em camadas (piroxilina em camada, que apesar de mais forte é a mais cara). É a piroxilina que dá mais força, durabilidade e resistência à umidade e aos insetos.

Tipos de acabamentos

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É possível reproduzir nos tecidos (principalmente naqueles tratados com piroxilina) muitas texturas além das descritas a seguir, mas é importante observar que os fabricantes dispõem de mostruários com diversos tipos de panos, acabamentos e cores e que embora a maioria das empresas fabrique produtos similares, são utilizadas diferentes marcas não só para cada tipo de pano, mas também para cada acabamento. Isto pode tornar confusas as comparações.

O tecido pode ser acabado de inúmeras maneiras, que podem lhe conferir variados aspectos:

  • Efeito de linho: Aplica-se goma ou piroxilina à superfície do pano branqueado, depois raspa-se de maneira que as linhas brancas apareçam, dando ao pano aparência de linho. Este pano é facilmente reconhecível pelo fato do lado oposto mostrar pouca cor e permanecer praticamente branco;
  • Efeito de veludo: Para um acabamento semelhante ao veludo, o pano branqueado é inicialmente tingido, para aproximar-se à cor da goma ou piroxilina, antes que estes sejam aplicados. Como as linhas tem a mesma cor do acabamento, depois de raspadas não se mostram como no acabamento de linho. Isto dá ao pano uma aparência idêntica a um acabamento em cor chapada. Reconhece-se este acabamento pelo fato do lado oposto ser similar à cor da superfície;
  • Efeito natural: Mais uma vez o pano branqueado é tingido, para assemelhar-se à cor do acabamento. Desta vez, entretanto, a goma ou piroxilina é aplicada somente no lado oposto do pano, e este não é calandrado, de forma que a superfície reterá tanto quanto possível a textura “natural”.
2. NÃO–TECIDOS (No-woven):

Esta categoria inclui tanto as capas de papel como as sintéticas e representa o segmento de maior crescimento na indústria dos materiais para capas. A razão principal é o seu custo. É mais barato encadernar um livro com papel ou sintético do que com pano e além do mais, os livros em brochura e os livros de bolso não precisam de sobrecapa, já que ela é impressa diretamente na capa.

Dividimos os materiais não-tecidos em três categorias:

  • Papel: Este é o material de capa mais barato, mas também o mais fraco. É basicamente um papel kraft resistente que foi branqueado e/ou tingido. Entretanto, como o pano, ele pode ser acabado para aumentar a força e a durabilidade, cobrindo-se a folha com plástico, acrílico, vinil ou piroxilina. O acabamento não só aumenta a força da folha, mas melhora a entintagem, e portanto a capacidade de impressão. Para aumentar a variedade, os papéis podem ser sobreimpressos com padrões ou gravados para dar aparência de linho, pele, couro ou uma larga variedade de texturas decorativas. Os papéis tipo 1 são muito utilizados para brochuras e livros encadernados. Os papéis para encadernação são avaliados pela espessura e pelo peso em gramas por metro quadrado;
  • Papel reforçado: Neste caso, o papel base, ou substrato, foi reforçado com a adição de polímeros ou resinas à pasta que lhe deu origem. Como no papel comum, a folha pode ser posteriormente reforçada com camadas de acrílico, vinil ou piroxilina e ainda gravados ou sobreimpressos. O papel reforçado é muito usado para brochuras e livros encadernados.
  • Fibra sintética: Este material para capas não é nem pano nem papel, e sim fabricado a partir de fibras não naturais. No momento só há um material nesta categoria, que é o ““Tyvek””, da DuPont. É um dos materiais mais fortes e duráveis entre todos os conhecidos para revestimentos. As fibras sintéticas são transformadas em fios sobre uma folha e depois agrupados por calor e pressão. O resultado é uma folha robusta, resistente ao manuseio e às manchas. Devido às fibras de fios e à falta de sentido de fibra, é extremamente difícil de rasgar. A sua brancura e a capacidade de retenção da tinta a tornam adequada para impressão policromática, depois de receber uma camada apropriada. O “Tyvek” pode ser impresso em tipografia, serigrafia ou flexografia, mas tem a desvantagem de requerer tintas especiais para impressão. As comumente usadas contêm solventes que podem causar efeitos indesejáveis. Encontra-se o “Tyvek” em diversos estilos, cores, padrões impressos e texturas gravadas, com ou sem camada. No entanto, todos os “Tyvek”s usados para encadernação de livros são com camada pelo menos de um lado. Uma exceção para as categorias acima são os cartões feitos com vinil, geralmente utilizados nos fichários de folhas removíveis.

Outros materiais a serem utilizados

Além de decidir sobre o material a ser usado como revestimento, o planejador poderá participar das decisões a respeito das guardas, gravação, papelão (em alguns casos) e cabeceados.

1. Papelões para encardenação

  • Papelão colado: Feito de cavacos colados, ele é produzido a partir de pequenas lascas de papelão coladas com um adesivo muito forte. A maioria dos livros é feita com papelão colado, mais adequado para livros que recebem manuseio normal;
  • Papelão de massa única: Mais pesado e mais rígido que o papelão colado, o papelão de massa única é um papelão sólido, feito de pasta na espessura total em uma única operação. É de alta qualidade, possuindo apenas uma camada, com densidade 50% superior à do papelão colado. Livros textos, mais manuseados, devem ser encadernados com papelão de massa única.

2. Guardas

São as folhas dobradas que se põem no começo e no fim do livro encadernado, unindo a capa ao volume. Elas são normalmente mais pesadas que as páginas do miolo já que tem como função manter o miolo unido à capa. As guardas típicas tem 120 g/m2 de peso e são feitas com papel de fibras especiais, escolhidas por sua força. Uma segunda função das guardas é a estética: elas podem ser muito atrativas. Por isso, encontram-se guardas em diversas cores e acabamentos. E podem também ser pré-impressas.

3. Lâminas e pigmentos

Após o revestimento do papelão e antes de o livro ser encapado, normalmente as capas são gravadas com o título do livro, o nome do autor e o da editora.

O método mais comum para isso é a gravação a quente da capa com lâmina metálica ou pigmento, nos tons prata, ouro, cobre, alumínio e em diversas cores, opacas ou brilhantes.

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O planejador, ao selecionar as cores deve estar ciente que a cor do material de encadernação influirá na cor final da gravação e que algumas lâminas gravam melhor que outras, dependendo do tipo de material de encadernação (algumas, por exemplo, são planejadas especialmente para gravar sobre plástico). Para evitar erros, o planejador deve ter em mãos uma amostra feita com o material especificado para encadernação e com a lâmina metálica.

4. Cabeceados

São pequenas tiras de pano que ressaltam ligeiramente do pé e da cabeça da parte interna da lombada. Sua função é principalmente estética. Quando um livro é encadernado, o pé e a cabeça da lombada podem ter uma aparência inacabada quando os cadernos são encadernados e colados. Os cabeceados, muito coloridos, tendem a “vestir” essas áreas.

Sites afins

SENAI – Escola Theobaldo De Nigris: www.sp.senai.br/graf/publi.htm
ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro: www.aberg.org.br
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br
Encadernação TCC: www.ngvirtual.com.br
Aro Print Gráfica Digital: www.aroprint.com.br
Encadernação em Capa Dura‎: www.encadernadoradecastro.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

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2 Comments

2 Comments

  1. Abel

    16/04/2023 at 14:25

    Parabéns pela dica! Uma empresa de encadernação é uma ótima opção de negócio.

  2. GUALTER BERDIAEFF HUMAYTÁ

    18/10/2023 at 01:52

    Parabéns!
    Achei de muito importante o trabalho de vocês. Fiquei maravilhado com as idéias e dicas. Continuem esse trabalho cidadão. Um abraço!

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Essas são as duas maneiras básicas de avaliar sua remuneração:

1. Você pode cobrar por cada fotografia individualmente ou por trabalho. Num trabalho você deveria saber exatamente quantas fotos eles requereriam e levariam em conta pelas diferenças na sua quota de preço;

2. Você pode cobrar por hora de trabalho o que compensa pelo seu tempo e talento. Sua taxa por hora é somente o seu tempo, começando da hora em que você saiu de casa até ter terminado seu trabalho e voltado para casa. Em alguns casos, cobrar pela hora pode não ser vantajoso.

Por exemplo, seções de dança, pacotes de graduação, escolas de dança ou pequena liga de times costumam levar mais tempo que o previsto pelo cliente que poderá recusar em pagar o tempo excedido ou pedir bons descontos.

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Por outro lado, fotos comerciais, onde você pode ser chamado para tirar uma foto individual que acabe levando de 1 a 2 horas para ser feita pode ser mais interessante que cobrar por foto.

Ganhe dinheiro com ou sem crise financeira

FotógrafoSe a economia do país está boa ou ruim, uma coisa é certa – sempre existirão casamentos e trabalho para fotógrafos free-lancers. A propaganda boca-a-boca funciona bem, independente do produto ou serviço que você estiver vendendo.

Mas ela funciona especialmente bem se você for um fotógrafo no negócio de fotos para casamentos. Quando uma noiva fica satisfeita com a qualidade de seu trabalho, pagará muito pelo serviço.

Álbuns de casamento são vistos por muitas pessoas, um bom álbum de casamento pode trazer muitos clientes

A maior parte de seu trabalho virá de referências dadas pelas noivas que ficaram felizes com o seu trabalho. Você também pode promover o seu trabalho, no entanto, mostrando seu trabalho para floristas, lojas de noivas, boutiques, e buffets que normalmente tem muitos negócios relacionados a casamentos. Somente conte-lhes que você ficaria feliz de mandar-lhes o seu trabalho, se eles fizerem o mesmo.

Sempre assine contrato com a noiva de modo a não existirem desentendimentos. Especifique exatamente as fotos que serão tiradas e de quem. Sempre inclua um “Parágrafo Dispensa” que coloque que você não é responsável pelas perdas de fotografias resultantes de mau funcionamento da câmera, acidentes no desenvolvimento, ou filme perdido no envio pelo correio. Você também deve incluir um “Dispensa Modelo”, que dará a você o direito de usar qualquer uma das fotos como amostras de compras de propagandas.

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Calculando sua remuneração

Tenha certeza de que a noiva tenha entendido completamente o que é a sua remuneração e o que ela pode esperar de receber como serviço. Existem muitas maneiras através das quais você pode colocar o seu preço nos casamentos:

1. Ofereça um pacote completo que inclua uma foto do casamento no jornal, um porta-retrato formal da noiva e uma cobertura do ensaio, festa, casamento e recepção;

2. Cobertura da festa de ensaio do casamento e da recepção;

3. Casamento e recepção;

4. Só o casamento.

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Casamentos podem ser uma mina de ouro. Não é incomum que um pacote completo tenha um valor bem elevado, pesquise os preços na internet ou entre em contato com alguns fotógrafos para saber o preço.

Outros trabalhos de free-lance que podem trazer muito dinheiro a você! Recitais de escola de dança

Recitais de dança acontecem somente uma vez por ano, mas tirar fotos de lindas crianças em suas fantasias pode significar um aumento substancial de sua conta no banco. Escolas de dança existem em todos os lugares e de todos os tamanhos.

Esportes de crianças, como pequena liga de baseball, futebol, hipismo e basket oferecem uma oportunidade muito lucrativa de fazer um dinheiro fácil para um fotógrafo free-lancer.

Todos os times (e as centenas de pais que os assistem) querem fotos do grupo e individuais de todos os jogadores. A maioria das ligas terão no mínimo 8 a 10 times, com mais de 30 crianças num time, dependendo do esporte.

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A pessoa a ser abordada para trabalhar por arranjos para uma seção fotográfica seria o técnico, um diretor, comitê ou responsável. Lidar com uma pessoa só funciona melhor. Cheque com o departamento de recreação da cidade ou do Estado. Eles saberão quem estará usando suas facilidades.

Fotografia de casas, apartamentos e de arquitetura

Fotógrafo CasaAlguns de seus melhores clientes podem ser agentes de imobiliária, contratadores comerciais e residenciais e arquitetos. Agentes de imobiliária sabem que fotografias são mais efetivas em fazer propagandas de casas ou negócios do que um classificado típico. Fazer toda a listagem de um imóveis pode aumentar sua renda substancialmente.

Fotografias de seguros

Empresas seguradoras reembolsarão um plano de seguros de um proprietário somente por aqueles itens que tiverem documentado. Cada vez mais, os regulamentadores estão impulsionando seus clientes a fotografar tudo que é coberto pelo seu seguro em suas casas ou negócios. É difícil argumentar com um inventário fotográfico e, por essa razão, as pessoas pagarão para que você fotografar suas propriedades e organize-as em uma caixa de depósitos segura.

Organize um serviço de inventário fotográfico de seguros e negócios do tipo. Com essa ideia, você contata empresas de seguros e determina se elas aprovarão e endossarão as fotografias que você tirar dos planos de seguros de casas, negócios pessoais e negócios de reclamação a respeito de propriedades.

Muitas aprovarão e, através delas, trabalhando também com a ajuda de um agente segurador da própria agência ou por conta própria. Entre em contato com os donos das propriedades e venda a ideia de tirar fotografias dos bens de decoração e outros objetos da casa que eles tenham colocado no seguro.

Você tira fotos – um inventário dos bens na forma de fotos endossados e de tudo que eles estejam reivindicando ou gostariam de colocar em reivindicação numa apólice de seguros – e então identifique as fotografias, dando um jogo delas para o dono da propriedade e outro jogo para seu agente segurador ou para a empresa.

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Inventários de fotos de propriedades de decoração e pessoais ainda é um negócio novo, mas em todos os lugares nos quais ele tem sido introduzido é definitivamente comprovado de ser uma super fonte de renda para as pessoas que tenham vontade de se apressarem em ganhar.

Porta retratos de família

Porta Retrato FamíliaQuando você tirar fotos de famílias, é melhor que não utilize um estúdio. As pessoas sempre agem e parecem mais naturais quando estão em seus próprios lares ou quintais. Os animais de estimação da família também são fáceis de serem incluídos quando estão aos arredores da família.

Você pode divulgar seu próprio serviço “fotografia de família em área exterior” no jornal de Domingo e na internet. Note o fato de que eles não terão nem mesmo que deixar seus confortos e privacidade de suas casas, porque você irá até eles. Cobre um taxa inicial,  mais despesas de viagem e outros custos de fotografia.

Igrejas e Sinagogas

Quando os membros da Igreja tornam-se velhos o suficiente para se tornarem membros regulares, eles são confirmados e admitidos oficialmente na Igreja. As Igrejas sempre querem grupos de fotos da classe inteira, mais fotos individuais de cada família. Um bar mitzvah na fé Judaica é parecido com o de ser confirmado.

Quando um garoto completa 13 anos, torna-se então um membro reconhecido de sua religião e a Sinagoga numa cerimônia especial. Com uma confirmação e um bar mitzvah há ocasiões muito alegres que são seguidas por uma recepção pela família, amigos e membros religiosos.

Shows de animais e fotos de animais de estimação

Fotógrafo de animais de estimaçãoAnimais de estimação e outros animais adicionam-se a um negócio multibilionário na América. O que os donos de animais gastam todo ano em comida, tratamento, lugar para o animal sentar, andador, produtos de saúde e acessórios é de ficar espantado.

Ofereça seus serviços como um fotógrafo de animais de estimação e outros animais e eles também comprarão de você. Existem fotógrafos free-lancers que fazem uma boa qualidade de vida indo somente de um show a outro que destaque cavalos, gatos e cachorros.

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Entre em contato com veterinários locais, sites e associações de animais de estimação, dessa forma saberá onde e quando haverá eventos.

Negociantes de antiguidades e leiloeiros

Alguns negociantes de antiguidades tem fotos tiradas de seus itens para vender, e mandam as fotos ou slides coloridos de partes especiais ou diferentes para outros negociantes ou clientes. Quando leiloeiros são contratados para leiloarem itens de um estado, falência, um grande negócio ou indústria, ou qualquer outro trabalho que tenha itens de valor em suas listas de venda, eles usarão freqüentemente slides coloridos para TV, anúncios classificados, brochuras e outras fatias promocionais.

Cursos de golfe e clubes de campo

Você pode fazer algum dinheiro fácil fazendo parceria com um clube de golfe ou clube esportivo para ter fotos de ação tiradas de jogadores de golfe quando houver torneios e tiver muita gente. Organize sua câmera deixando-a pronta para algumas fotos de ação enquanto cada jogador dá seu golpe.

Fotos de crianças e pônei

Voltando aos anos 40 e 50, os fotógrafos viajariam pelo país e iriam de porta em porta. Por uma remuneração extra, as crianças poderiam colocar um chapéu de cow-boy, coletes e feno e subir num pônei mansinho para terem suas fotografias tiradas.

Tudo o que você deve fazer é alugar um pônei manso, ter umas três peças (um tamanho serve para todas as crianças) de roupas de cow-boy e um assistente presente no caso do pônei se tornar arisco, ou da criança decidir pular do pônei. Então faça uma parceria para aparecer em festivais de “dias loucos”, festivais, carnavais de escola, reuniões de família, promoções de shopping centers, paradas ou qualquer outro lugar onde as muitas pessoas aparecem reunidas.

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Fotografando escolas e bandas comunitárias

Banda de RockFaça parceria ou acordo com a banda ou o clube para tirar fotos coloridas da banda e de seus membros. Mande pelo correio amostras de impressões para diretores de bandas fora de sua região e arranje encontros para mostrar seu trabalho e explicar as ofertas do pacote e remuneração.

Fotos de graduação

Entre em contato com o consultor de classes avançadas e faça um acordo para tirar fotos de alunos avançados em suas capas e gorros enquanto exercitam antes da cerimônia de graduação.

Fotografias dentro de lojas

Uma das idéias mais fáceis é visitar uma loja de roupas de criança em um de seus movimentados shopping centers, ou o departamento infantil em uma de suas grandes lojas de departamento. Venda ao gerente ou ao dono da loja a ideia de se colocar num canto da loja ou departamento e tirar fotos das crianças compradoras.

Ele pode promover o fato de você estar na loja tirando fotografias por preços especiais durante algumas horas – talvez nas tardes de Sexta-Feira ou o dia inteiro nos Sábados – nas propagandas dele, de maneira que ele patrocine suas figuras em sua loja por causa de você.

A maioria das lojas, dentro de boliche e outros negociantes a varejo, ficarão gratos em dar suas partes disso para você, porque isso traz os clientes de volta aos lugares de negócios e providencia outras oportunidades de venda para eles.

Você deveria visitar todas as casas de festas para crianças e contar aos seus donos a respeito dos seus serviços como fotógrafo. Quando tiver uma festa de aniversário, ele irá convidá-lo para tirar fotografias.

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Outro lugar muito importante para prospectar seus serviços. Buffets e halls de eventos para casamentos e outros eventos. Deixe o dono saber de seus serviços e você será considerado como um fotógrafo para o próximo evento.

Hotéis e convenções ou seminários.

SeminárioMuitos seminários estão tomando espaço por toda a cidade e você deveria estar nesses lugares para tirar fotografias. Você deveria apresentar-se para a pessoa responsável pelos eventos no hotel e contar-lhe a respeito de seus serviços e experiências. Você deveria sempre oferecer a esta pessoa uma parceria se ela recomendar você ao trabalho e também sempre manter sua palavra e pagar sua parte. Você pode oferecer-lhe 10% do seu lucro .

Eu vejo com muita freqüência festas de aniversário sendo feitas em restaurantes. Isso também poderia ser uma outra excelente oportunidade de fotografia e o dono do restaurante deveria informá-lo, quando possível, da oportunidade.

Vista um ajudante numa roupa de palhaço e tire fotos das crianças no colo dele ou com ele pondo seu braço em volta das crianças. Ponha um quadro de propaganda de sanduíche num ajudante e faça-o caminhar pelo shopping center fazendo propaganda do fato de você estar na Loja de Crianças tirando fotografias.

Promova um concurso de “Bebê do Ano” onde você tira fotos dos bebês, disponha as fotos num “quadro de amostra” e ofereça um cachê mais o preço de merchandise.

Organize uma barraca num meio arborizado e promova “Foto instantânea”. Seja um fotógrafo andante e tire fotos espontâneas de fregueses e promova um concurso de “O freguês do ano”. Trabalhe com um palhaço e tenha-o “grudado” às crianças e pergunte se elas gostariam de tirar fotos com ele. Crie um jogo portátil barato, como um avião, um carro de corrida, cumprimentando uma pessoa famosa numa cena ou “figuras de balão” e tire fotografias de pessoas de pé ou nesses jogos.

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Vá até um jogo de futebol e tire fotos dos jogadores. Vá até os centros de boliche e tire fotos espontâneas dos jogadores em ação. Faça o mesmo sempre que tiver um evento de esportes acontecendo. Esteja no lugar certo e sempre pronto que houver uma oportunidade de tirar fotos de times.

Você deveria seguir ou contratar alguém para seguir uma Pequena Liga de Times, através de sua estação e tirar fotos espontâneas e de ação. Você deve então colocar as melhores fotografias num álbum de fotos com o nome do time e o ano na frente. Você deveria ser capaz de vender um desses álbuns para cada membro do time.

Também existe a ideia de “apenas sair andando pelo parque” numa tarde de domingo. Você pode tirar espontâneas e interessantes fotografias de casais, crianças e pessoas em geral passando o tempo com seus parentes.

Não perca de vista os anúncios de novos nascimentos. Mande literatura de propaganda para as novas mães e siga com esforços de novos telefonemas para organizar fotografias de recém nascidos.

Não perca de vista as notícias de casamentos nos jornais dos fins de semana. Mande suas literaturas de venda para noivas e siga com esforços de telefonemas para tirar fotos de casamentos.

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Uma vez que você tenha decidido usar sua câmera para gerar rendas extras e seja isso o que você realmente pretende fazer, saia e use sua câmera, comece a tirar fotos e dê a si mesmo a oportunidade de criar. Dê a si mesmo essa chance e você rapidamente vai ser implorado a pensar em muitas centenas de idéias para tirar fotografias, idéias de merchandising para promover seus serviços e ângulos de venda para aumentar seus lucros.

O mais importante é começar, independente do quanto pequeno você começar, e comece a seguir a ideia. Essa ideia que pode produzir novos conceitos para o lucro de cada dia da semana. Uma ideia que pode ser divertida, assim como também ter retorno financeiro para você! Você tem a ideia e o plano – o resto é por sua conta. Você pegou a bola; agora corra com ela!

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Ideias de negócios

Como montar um ateliê de costura – Passo a Passo

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Ganhe muito dinheiro com serviço de Costura, saiba como montar um Ateliê de Costura lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ateliê de costura

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviço
Produtos ofertados: Serviços de costura

Apresentação

A história da costura é a história de muitas coisas, muitas pessoas e de uma infinidade de sucessos. É assim também com os ateliês de costura. Versão mais glamourosa das boas e velhas costureiras de bairro, ele oferecem excelentes oportunidades de lucros para quem gosta de moda e quer investir em serviços e produtos personalizados.
Em resumo, o ateliê consiste em fazer sob medida roupas de festas, para noivas, para teatro e até prêt-à-porter (vestimentas de uso diário).

Mercado

Os ateliês de costura vêm sendo estimulado por diversos fatores. A indústria têxtil brasileira, por exemplo, voltou a oferecer tecidos com padrão internacional, como resultado da política de investimentos no setor.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área que vária entre 20m2 a 80m2, divididas em ambientes, como: Sala de espera (onde os fregueses podem ver televisão e consultar revistas de moda enquanto aguardam sua vez), o escritório e a linha de produção, que deve ter os equipamentos e móveis distribuídos na seqüência de produção.

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Investimento

Irá varair de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar entre 15 mil a 30 mil Reais.

Equipamentos

As principais máquinas necessárias em um ateliê de costura são industriais. Mas é bom ter pelo menos uma doméstica para adaptar acessórios, pregar botões e zíperes ou casear, não esquecendo do móveis e equipamentos do escritório.

Pessoal

É possível começar com uma estrutura de apenas quatro funcionários.

Começando no ramo

Para quem vai ingressar no ramo, se manter atualizado, sobre o que acontece na moda é fundamental, para sugerir à clientela desenhos e cortes que se diferenciem das roupas convencionais encontradas nas lojas.

Atendimento

As pessoas são atendidas com hora marcada. O objetivo é dar a maior atenção possível ao cliente e organizar o fluxo de produção.

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Clientela

A clientela em geral é formada primeiro por parentes e amigos e em seguida por indicações, aliás, em muitas das situações os clientes se tornam principal fonte de informações para mudanças, seja no atendimento como também na área produtiva.

Fornecedores

Ter contato com bons atacadistas, que entreguem periodicamente e forneçam amostras dos tecidos, para facilitar a escolha do cliente, é fundamental.

Estoques

Adotar as compras programadas, afinal, não há necessidade de grandes estoques de tecidos e aviamentos, pois eles podem ser comprados conforme as encomendas.

Formação

O empreendedor pode recorrer a cursos básicos, que ensinam corte, costura, modelagem, desenho e estilo em níveis técnicos de segundo ou terceiro graus.

Parcerias

Caso o empreendedor opte por terceirizar a confecção, é fundamental escolher parceiros experientes e que cumpram prazos de entrega.

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Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades

ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br/

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ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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Ideias de negócios

Criação de Avestruz – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Criação de Avestruz lucrativa gastando pouco e  sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com a venda de ovos e filhotes de Avestruz. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Criação de avestruz

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Agroindústria
Tipo de Negócio: Estrutiocultura
Ramo de Atividade: Criação Avestruzes

Apresentação

Este é o “Struthio camellus australis”. Apresentado assim, por seu nome científico, o avestruz provavelmente seria reconhecido por pouquíssimas pessoas. Mas um número cada vez maior de criadores já sabe que apesar de ser uma ave desengonçada e que não voa (pertence ao grupo das ratitas), ela pode produzir bons lucros.
Originário da África (Namíbia Botswana, África do Sul), e definido no dicionário como “grande ave terrestre, incapaz de voar, mas muito veloz na corrida, com dois dedos em cada pé, mais de 100 kg de peso e 2m de altura”, o avestruz também está lá identificado como ave onívora que vive nos descampados da África e da Arábia.

Estrutura

A estrutura irá variar de acordo com a idade do avestruz, ou seja, de:

– 0 a 3 meses: Abrigo de 1 a 3 metros quadrados por cabeça, a área externa deve variar de 20 a 100 metros quadrados por cabeça;
– 6 a 20 meses: 20 a 25 cabeças por hectare;
– Adultos: 600 metros quadrados por hectare.

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É importante lembrar que os abrigos precisam receber o máximo de ventilação possível. O piso não pode ser escorregadio e deve ser de fácil limpeza.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Não é necessário mais que um funcionário para o manejo de 10 casais de avestruzes. Como o manejo é muito simples pode-se utilizar um funcionário que por ventura já trabalhe na propriedade em outros afazeres.
No caso do veterinário, não é preciso mais que uma visita mensal de um veterinário, visto que, o avestruz é uma ave muito resistente.

Inicio dos negócios

O número mínimo de animais para iniciar é de Um macho e duas fêmeas.

Características do avestruz

– Adapta-se a qualquer clima (desde o semi-árido da Austrália e África, até as baixas temperaturas e a neve do Canadá);
– É resistente a doenças e não exige grandes cuidados;
– Aos 12 meses, o avestruz pode ir para o abate;
– Dos 20 meses aos 35 anos a fêmea produz ovos (durante 6 meses por ano ela bota um ovo a cada dois dias, atingindo de 40 a 100 ovos, com apenas 30 ou 35 sobreviventes) e com dois anos, ela está em idade de reprodução, gerando aproximadamente 20 filhotes por ano;
– Adulto, o avestruz atinge 2,5 metros e pesa 100 quilos, vivendo em média de 50 a 70 anos (30 dos quais em plena fertilidade). Sua fase reprodutiva é três vezes maior, por exemplo, que a de uma vaca. Cada fêmea gera, por ano, cerca de 30 filhotes e o abate do avestruz – que rende até 37 kg de carne – é feito entre 10 e 12 meses. O animal produz ainda 1,3 m2 de couro e 1 kg de plumas.

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Espécies de avestruz

As principais espécies são: African Black, Red Neck e Blue Neck.

Alimentação de avestruz

Cada filhote consome cerca de 200g ração/dia. Crescido, o avestruz consome 2 kg de ração/dia.

Cuidados com a ave

O cuidado com a ave é nos primeiros três meses, quando ela deve ficar em local isolado, protegida do vento e da chuva. Nessa idade, os filhotes atingem 70 cm e 15 quilos. Após esse período, são transferidos para um curral com 1000 m².
O terreno deve ter um cercamento duplo para evitar fugas, já que os avestruzes são aves muito velozes e embora dóceis, escapando, ninguém as alcança, além disso, a área deverá estar limpa de todo tipo de entulho e objetos que possam prejudicar aos animais, pois como os avestruzes são muito curiosos, eles comem o que estiver por perto.

A carne de avestruz

A carne de avestruz apresenta algumas características

– Possui um ótimo sabor, comparando-se ao sabor de uma picanha;
– É saudável como um peito de frango;
– É apontada como uma das carnes com menor índice de gordura e colesterol, etc.

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Produtos

Quem não quiser dedicar-se ao abate das aves, pode voltar-se exclusivamente para a reprodução, que proporciona maior rentabilidade. Carne, couro e plumas podem ser comercializados no segundo ano de criação. O couro, utilizado na indústria de sapatos e bolsas, hoje substitui o couro de jacaré; as plumas são usadas em fantasias de carnaval e na fabricação de espanadores; e até mesmo os ovos são aproveitados, podendo receber pintura como se fosse uma tela e assim transformar-se em peças artísticas, ou ainda dar origem a outros itens como broches, figuras esculpidas na casca do ovo e tantas outras técnicas artísticas.

Sugestões para facilitar o processo de criação

  • Alguns criadores sugerem (para a iniciar uma criação) 1 macho, 2 fêmeas e 30 filhotes. A estrutura que deverá servir a esse número de animais deverá ser a seguinte: duas áreas com 1.400 m2 cada; Uma para o trio (1 macho e 2 fêmeas) e outra para a criação de 30 filhotes.
  • Comprar filhotes com idade acima de 3 meses, pois são mais resistentes. Avaliar, ainda, se os animais têm olhar inquisitivo, pescoço ereto, cabeça erguida, pernas e dedos alinhados, boa cobertura de penas e altura entre 1,10 e 1,30 metro.
  • Ter cuidado redobrado ao comprar reprodutores, com exceção da África do Sul, a criação é relativamente recente em todo o mundo.
  • Criação em “Colônias”, consiste em vários trios numa área maior. Nesse caso porém, em função do tamanho da área, o manejo dos animais é muito mais trabalhoso e os corredores entre os piquetes deverão ter pelo menos 1 m de largura, a cerca externa deverá ser de tela trançada com uma altura de 2,5 m (para evitar a entrada de predadores e a interna poderá ser de arame liso ou tela de 1,5 m de altura).
  • Algumas empresas terceirizam incubadoras, onde os ovos ficam por 45 dias, livrando o pequeno criador de gastos com uma instalação apropriada. As fêmeas podem chocar os ovos, mas os riscos de perda aumentam.
  • A Exportação também é um filão apreciável, o avestruz é muito valorizado no mercado internacional. Produto de qualidade diferenciada, a carne de avestruz destina-se a um nicho de mercado que consome produtos light e caros.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

OBS. Caso o empreendedor queira constituir-se com pessoa jurídica.

Algumas legislações que futuro empreendedor deve ter conhecimento:

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Existem dois organismos que regulamentam e disciplinam a criação de avestruz no Brasil, o MAA “Ministério da Agricultura e do Abastecimento” e o IBAMA “Instituto Brasileiro do Meio Ambiente”
Ministério da Agricultura e do Abastecimento:
– INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4 . Aprova as normas para registro e fiscalização
dos estabelecimentos avícolas.
– PORTARIA Nº 116/96. Regula as condições para importação de Matrizes aves para reprodução.
– PORTARIA Nº 144/97. Restringe a importação de aves exóticas.
IBAMA:
– Instrução normativa nº 02/01. Sobre a nececidade e controle de identificação animal.
– PORTARIA N° 102/98. Sobre a implantação de criadouros de animais da fauna silvestre exótica com econômicos e industriais.
– PORTARIA Nº 029/94. Sobre a importação e exportação de animais da fauna silvestre
Brasileira e da fauna exótica.

Registro Especial

– Registro no S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Exigência feita para que o criador possa colocar seu produto no mercado. Sua concessão esta vinculada à manutenção de instalações idênticas às utilizadas para beneficiamento de pescado.
– Registro no Ibama. Exigência feita para se criar o avestruz, no caso de importação dos animais existem regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
– Registro como produtor rural. Exigência feita para comercializar o animal vivo.
Na comercialização do produto processado (carne ou pratos prontos), o empresário deverá informar-se a respeito dos registros necessários para sua legalização, já citados acima (Legislação Específica).
Em resumo:
Comercialização:
– Em Nível Municipal. No município onde está instalado, basta efetuar o registro na Vigilância Sanitária Municipal (quando houver);
– Em Nível Estadual. No Estado, o empresário deverá registrar sua empresa no IDAF – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo;
– Em Nível Nacional. O registro deverá ser feito no SIF – Serviço de Inspeção Federal. O órgão responsável no Espírito Santo é o Ministério da Agricultura.

Entidades

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br

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ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br

ACAB – Associação dos Criadores de Avestruz do Brasil http://www.acab.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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