Connect with us

Franquias

Como ser um franqueado de sucesso

Published

on

Franqueado de Sucesso

Quem nunca sonhou em ter seu negócio próprio? Fugir daqueles empregos chatos e chefes mal humorados e sem falar daquele transporte público lotado… É a realização de qualquer pessoa que pensa em crescer como empreendedor, não é mesmo? E ainda por cima ter uma franquia de sucesso, seja uma loja famosa, como MC Donalds ou Subway ou uma loja menos conhecida. Saiba que esse sonho é possível e você pode transformá-lo em realidade!

Atualmente, quem tem investido em franquias tem ganhado muito dinheiro, ao contrário de negócios próprios, onde você deve investir em marketing atrativo para ganhar a confiança dos clientes. As franquias já vêm com todo esse prestígio!

Outro cuidado essencial é a conservação do local, uma vez que você não está usando uma marca própria, todo cuidado e pouco para não comprometer a imagem da empresa a qual você de certa forma passa a ser sócio.

Se você quer agora saber como abrir a sua franquia, vamos demonstrar abaixo como fazer e ter êxito em seu novo tipo de negócio.

O Perfil do franqueado de sucesso

Antes de tudo conheça o seu perfil profissional, saiba o que você gosta de fazer, saiba em que setor você tem destaque, seja humilde, peça opinião de terceiros sobre seu perfil, ouça, ouça, ouça, afinal você não é o que pensa ser mais o que o mundo diz que você é. Utilize-se de ferramentas gratuitas disponíveis na internet para identificar seu perfil.

Com seu perfil em mãos pesquise sobre a empresa que você deseja ser um franqueado, o ideal é que a empresa se encaixe no seu perfil profissional! Quem trabalha com comida e outros produtos e serviços alimentícios deve saber que é fundamental procurar uma franquia na área de alimentação, não adianta inventar, procure algo em que você se identifique, saiba fazer e principalmente goste de fazer.

Por outro lado, conhecer os pontos negativos também e fundamental, por exemplo: Caso você não tenha habilidade e simpatia ou simplesmente não goste de lidar com o público, procure algo que não tenha o contato direto com clientes, uma empresa virtual poderia ser uma boa opção, pode também trabalhar na área administrativa mesmo que faça a opção por franquia que exija o contato com público. A regra é “Não faça o que não gosta”, lembre-se que quando você faz a opção por ser seu próprio patrão, sua decisão leva em consideração não só o ganho financeiro mais também e principalmente uma melhor qualidade de vida.

Uma informação importante é que a empresa franqueadora já tem o perfil profissional do franqueado que deseja, portanto, ao fazer uma pesquisa por franquias fique atento as exigências profissionais do franqueado para ver se corresponde ao seu perfil.

Cadastro para franqueado

Com seu perfil em mãos e já conhecendo a empresa que deseja ser um franqueado, entre em contato e faça seu cadastro, informe todos os dados exigidos, não oculte nenhuma informação.

O primeiro encontro com a franqueadora

Após o seu perfil ser aprovado, o interessado receberá o COF (circular de oferta de franquia), que vai levar todas as informações necessárias para que o empresário venha a conhecer tudo sobre você.

Este é o momento em que poderão ser feitas perguntas, esclarecimentos, enfim, colocar tudo as claras para que no futuro não haja nenhuma frustração.

Ter um cliente por dia

Um dia especifico você escolherá a loja que quer conhecer e irá notar, através de observações, como é o comportamento dos clientes que frequentam o lugar, isso lhe dará uma impressão de como será sua futura franquia.

Após reuniões necessárias, o contrato será fechado. Mas, atenção, procure tirar todas as dúvidas e ler o contrato minuciosamente antes de assinar.

A escolha do ponto da loja franqueada

Algumas empresas indicam o ponto ideal para a abertura de uma nova loja. Outras deixam por sua livre e espontânea vontade escolher o local. No entanto, elas sempre avaliam se será o melhor para a sua marca.

Treinamento antes de abrir a loja franqueada

Antes de abrir as portas, os novos empresários e os funcionários passam a ter treinamentos que podem durar uma semanas ou até meses para que se tenha um padrão nas atividades da loja. Só depois deste procedimento você estará apto para começar.

Pronto, está tudo esclarecido! Agora você já pode começar a pensar na sua franquia e ter seu próprio negócio sem depender de ninguém. Com certeza, aquele velho sonho de ter uma loja de seu estabelecimento preferido se tornará realidade!

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Franquias

Como abrir uma franquia! Passo a Passo

Published

on

By

Como Abrir uma franquia

Desejo de empreender, vontade de ter um negócio próprio, querer ser o próprio chefe ou realizar o sonho de deixar um legado para a família. Por esse e por outros motivos cada vez mais brasileiros estão apostando em franquias. Mas será que a franquia serve para todo mundo? Como abrir uma franquia? Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre o segmento de franchising.

como abrir uma franquia

Números do setor

Antes de pensar em como abrir uma franquia, é preciso primeiro definir esse segmento. Franquia (também chamada pela sua versão em inglês, “franchising”) é um sistema no qual um empresário compra de uma empresa o direito de usar sua marca e seus produtos.

Além disso, o comprador recebe um treinamento para operar os equipamentos e para vender mais. Abrir uma franquia exige tempo e dinheiro, afinal é um investimento de longo prazo e que exige muita dedicação. Por isso é importante fazer uma pesquisa sobre como anda o mercado antes de pensar em como abrir uma franquia.

Confira alguns números do setor:

  • Crescimento de 8% ao ano, em média
  • Mais de 140 mil unidades franqueadas em todo o Brasil (e esse número cresce cerca de 4% ao ano)
  • Mais de 3 mil franqueadores no mercado
  • Mais de um milhão de pessoas trabalham em franquias
  • 5% das redes que atuam no Brasil são estrangeiras.

O Brasil é o 4º maior país do mundo em número de franqueadores, atrás apenas da China, Coreia do Sul e EUA. Já no ranking de unidades franqueadas, cai para a 6ª posição (somos ultrapassados pelo Japão e pelas Filipinas).

Distribuição por estado e região

Mais da metade das pessoas que descobriram como abrir uma franquia estão em São Paulo. Em segundo lugar, muito atrás, está o Rio de Janeiro (com 10% das franquias). Completa o ranking dos estados mais importantes o Paraná. Já os franqueadores estão quase totalmente concentrados na região Sudeste.

Mais de 40% dos municípios brasileiros contam com uma franquia. O mercado brasileiro é bastante profissional. Prova disso é que mais de 100 redes de franquias brasileiras atuam no exterior. Elas existem em cerca de 80 países.

Por outro lado, pouco mais de 3% dos franqueadores atuam fora do Brasil, o que mostra tanto a dificuldade de internacionalização do empresário brasileiro quanto uma oportunidade de crescimento ainda não explorada.

Os ramos de maior sucesso fora do País são moda, alimentação e o segmento “saúde, beleza e bem estar”. Por outro lado, “entretenimento e lazer” é o ramo menos explorado. O país que mais tem franquias brasileiras é o EUA, seguido de Paraguai e Portugal.

Um mercado que cresce 8% ao ano não pode ser jamais descartado. Por isso investir em franquia certamente é um bom negócio. Isso não significa, entretanto, que não haja riscos. Nos auge da crise financeira brasileira, por exemplo, cerca de 1% das franqueadoras fecharam as portas.

Conheça agora as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia.

Vantagens de abrir uma franquia

Vantagens em abrir uma Franquia

  • Marca conhecida

O momento mais difícil de qualquer empreendimento é o primeiro ano de vida. Nessa etapa a empresa é pouco conhecida e tem de fazer maior esforço para sobreviver.

A franquia elimina esse obstáculo. Empresas franqueadoras costumam já ter uma marca bem estabelecida e um modelo de negócio eficiente. A inexperiência do empreendedor pode ser compensada pela experiência da franqueadora.

  • Maior chance de sucesso

O franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, uma marca consolidada e um modelo de negócio testado por anos. Tudo isso diminui as chances de insucesso.

  • Planejamento

Embora o franqueado precise fazer sua própria pesquisa de viabilidade financeira, ele já conta com a pesquisa feita pelo franqueador. As redes adotam metodologias para aprovar ou recusar um pedido de franquia. Se seu pedido foi aprovado, então é porque o negócio é viável.

  • Economia

Utilizando-se de economia de escala as franqueadoras obtém equipamentos com custos menores do que aquelas em vendas únicas. Além disso, os projetos arquitetônicos das lojas são similares, diminuindo custos com a construção do espaço.

  • Marketing

Ao adotar uma franquia o empresário não precisa se preocupar com ações de propaganda e marketing, que são realizadas pelas franqueadoras em todo o Brasil.

  • Pesquisa e desenvolvimento

A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos é responsabilidade da franqueadora, que entrega ao mercado apenas aqueles itens com boa aceitação.

Desvantagem de abrir uma franquia

  • Pouca independência

Os franqueados não são donos da marca e precisam cumprir as determinações impostas pela franquia. Pode ser frustrante para quem deseja tomar todas as decisões sozinho. É como ser dono do próprio negócio mas funcionário ao mesmo tempo.

Como escolher a franquia certa

Franquia certa, saiba escolher

Antes de contratar uma franquia o empresário deve tomar alguns cuidados. Confira e saiba como abrir uma franquia ideal para você:

  • Custos

Existem franquias de todos os valores possíveis, desde aquelas que exigem investimentos de menos de R$ 25 mil até outras com investimentos de mais de um milhão de reais.

Assim, antes de contratar uma franquia analise quanto você pode pagar. Os custos envolvem itens como royalties (valor pago periodicamente em troca do retorno de uso da marca), taxa de propaganda, aluguel de espaço, força de trabalho, energia e muitas outras.

Pergunte à franqueadora em quanto tempo acontece o retorno do investimento, ou seja, em quanto tempo o dinheiro gasto irá retornar para o investidor.

Peça à franqueadora o plano de negócios e analise-o para ver se os dados são reais. Solicite ainda os dois últimos balanços financeiros da rede (já imaginou se você investe tanto e a franqueadora quebra?) e certidões negativas federal, estadual e municipal.

Converse com fornecedores e outros franqueados, para saber se existe problemas na relação. Use a internet também para avaliar a imagem da empresa.

  • Produtos

Ser dono do próprio negócio vai exigir de você uma dedicação muito maior do que quando você era funcionário. Para não correr o risco de gastar suas economias em algo que você odeie, escolha franquias que tenham a ver com sua personalidade.

Se você gosta de gastronomia, opte pelo ramo de alimentação, por exemplo. Mas, qualquer que seja a área escolhida, lembre-se: em todas elas você precisará atuar na parte administrativa do negócio.

  • Sistema

Esse é um dos itens mais importantes. Antes de fechar o negócio obtenha todas as informações possíveis sobre como funciona o sistema do franqueador.

Evite franquias com tempo mínimo de contrato menor que o tempo de retorno do investimento. Exija que você e sua equipe recebam treinamentos sobre tudo o que for relativo à operação da loja.

Cheque de que forma a franqueadora presta assistência ao franqueado em caso de urgências ou imprevistos.

  • Localização

A escolha do ponto pode definir se o seu negócio será um sucesso ou um fracasso. Por isso, peça para o franqueador fazer a análise da localização com você. Ele sabe melhor do que ninguém o que funciona ou não funciona para o produto a ser vendido.

Lojas de rua costumam ser mais baratas que lojas em shoppings centers. Escolha um local de grande circulação do seu público-alvo. Se você pretende vender produtos de alto valor, sua loja precisa estar em zona nobre. Se são produtos de baixo valor, opte por áreas de comércio de rua popular.

O problema das lojas de rua são a insegurança (que pode até mesmo afastar clientes), a concorrência (inclusive com ambulantes) e problemas com estacionamento.

De qualquer maneira, se possível opte por lojas de esquina. Elas têm mais visibilidade e, por isso, recebem mais clientes.

Caso opte pelo shopping, prepare-se para pagar altos valores pelo aluguel e pelo condomínio. Por outro lado, grandes shopping têm grande circulação de pessoas, segurança privada e são mais confortáveis que o comércio de rua.

Como abrir uma franquia

Com todas as informações em mãos, chegou a hora da contratação. O candidato a franqueado precisa passar por um “processo seletivo” antes de concluir a contratação da franquia. Confira o passo a passo:

  1. Preencher o cadastro no site da franqueadora
  2. Reunião de apresentação (pode acontecer na sede da franqueadora ou na cidade do franqueado)
  3. Test drive (o candidato passa alguns dias em uma das lojas da rede para conhecer o sistema de trabalho)
  4. Reunião final para fechamento do contrato.

Está pronto para ser dono do próprio negócio? Agora você já sabe como abrir uma franquia. Escolha a ideal para você e se torne um empresário de sucesso. Compartilhe esse artigo nas redes sociais e mostre que você já está se capacitando.

Continue Reading

Franquias

Franquia Subway

Published

on

By

Franquia Subway

O sistema de franquias é muito utilizado no empreendedorismo. Por meio dele, uma empresa (franqueador) cede ao franqueado os direitos de usar sua empresa, comercializar seus produtos e serviços. É uma excelente opção para quem quer abrir o próprio negócio, mas tem receios de se arriscar com algo completamente novo no mercado e prefere a segurança de um nome já consolidado como é o caso da franquia Subway considerada a maior franquia do mundo. Para as empresas, as franquias também são vantajosas, porque ajudam a disseminar ainda mais a marca.

 

Não é atoa que a franquia Subway lidera o ranking de franquias, além de ser muito conhecida é altamente lucrativa. Você vai saber tudo sobre ela agora!

 

Franquia Subway – valor

 

Essa empresa chegou ao território brasileiro em 1993 e desde então vem conquistando o público local com a ideia de sanduíches que podem ser montados “ao gosto do freguês”! O crescimento da franquia Subway no Brasil é bastante notável: hoje, já são mais de 900 unidades espalhadas pelo país. Esse já é um bom indicador para quem está à procura de uma boa franquia. Além disso, apostar no setor alimentício normalmente é uma boa estratégia, porque ele não sente tanto os efeitos de instabilidades econômicas.

 

Investimento incial para abir franquia Subway

 

O investimento inicial para abrir uma franquia subway inicia em R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) podendo chegar até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), essa variação é referente ao porte do projeto e tamanho das instalações que pode ser pequena com tamanho de 32m² ou grande com tamanho de até 100m².

 

Indicadores da franquia Subway:

  • Investimento Inicial: de R$180 mil a R$600 mil;
  • Taxa de franquia: US$10 mila 15mil;
  • Taxa de royalties: 8% do faturamento líquido;
  • Taxa de publicidade: 4,5% do faturamento líquido;
  • Capital de giro: R$10.000,00;
  • Faturamento Médio Mensal: R$65 mil;
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

A taxa de franquia é o valor que remunera o franqueador pelos gastos iniciais de abertura do negócio. No caso da franquia Subway, esse valor pode variar de 10.000 a 15.000 dólares. Além disso, o franqueado paga royalties periodicamente para poder fazer uso do sistema e uma taxa de publicidade, afinal, a divulgação que é feita pelo franqueador vai ajudá-lo a atrair clientes. Nessa franquia que estamos abordando aqui, o franqueado paga 12,5% mensalmente sobre as vendas brutas menos impostos sobre vendas. Desse total, 8% correspondem aos royalties e 4,5% vai para publicidade.

 

Além disso, o franqueado também arca com custos referentes à construção do restaurante em que vai funcionar a sua franquia Subway. A empresa fornece as plantas, afinal, existe um padrão a ser seguido, e também recomenda empreiteiros que sejam confiáveis para realizar a obra. No entanto, cabe ao franqueado contratar de fato o empreiteiro que irá construir o restaurante.

 

Como abrir franquia Subway

 

Se você ficou interessado, o primeiro passo é acessar o site da empresa, clicar no link de franquias e preencher um formulário online, colocando-se como um candidato a franqueado. Depois disso, se você for pré-selecionado, irá receber uma circular de oferta, ou seja, um documento que detalha tudo o que você precisa saber sobre a franquia. Junto com ele, um questionário amplo que deve ser respondido com atenção e sinceridade.

 

Tempo para abrir uma franquia Subway

 

Após esse questionário, uma equipe da franquia Subway irá avaliar se você parece ter o perfil da empresa e, em caso positivo, irá lhe convidar para uma entrevista. Se tudo ocorrer bem nesse encontro e você for aprovado, a documentação necessária já começa a ser processada. Em geral, o franqueado demora cerca de três meses para abrir o negócio, mas ele tem até dois anos para fazer isso.

 

O que mais é levado em consideração pela franquia Subway é o perfil empreendedor do candidato e se ele está disposto a se dedicar totalmente ao funcionamento de sua unidade.

Continue Reading

Franquias

Melhores Franquias Brasil

Published

on

By

Na hora de abrir um negócio, a insegurança de introduzir uma nova marca no mercado pode ser um fator desanimador. Assumir a produção dos itens que você vai vender na sua loja requer um grande investimento e, no mínimo, uma quantidade de funcionários que dê conta do número de produtos necessários para a loja. Ou seja: para começar do zero, é necessário investir bastante em um negócio.

 

Como uma alternativa para quem quer ter seu negócio próprio, vendendo produtos personalizados sem se preocupar com a sua produção, existem as franquias. Esse tipo de loja existe em todo o mundo e se caracteriza por estar presentes em diferentes cidades de um país, vendendo os mesmos produtos e seguindo o padrão de uma marca. Muitas marcas consolidadas trabalham com o sistema de rede de franquias. É uma chance de implantar produtos que já possuem um reconhecimento no mercado e lucrar com isso.

 

As dez melhores franquias do Brasil

No Brasil, existem franquias que vão desde o ramo alimentício até o cosmético. Divulgaremos uma breve lista com as dez melhores franquias para implantar no país.

 

1. Bob’s: a rede de fast food é consolidada em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Para abrir uma loja da empresa, é necessário um investimento inicial de cerca de R$500 mil reais, e o pagamento de uma taxa de R$35 mil para manutenção.

 

2. Hering: oferecendo moda a um preço acessível, a Hering já possui uma clientela consolidada. A loja requer um investimento de R$65 mil, incluindo taxas e a instalação de estrutura.

 

3. Am/Pm: As lojas de conveniência dos postos Ipiranga estão presentes em diversas cidades do país. O investimento para abrir o estabelecimento é de R$80 mil.

 

4. Ortobom: A loja de colchões é localizada em diversos shoppings do país. Não há informações sobre o quanto é preciso investir para abrir a franquia.

 

5. Habib’s: Outra rede de fast food consolidada no Brasil. O investimento, no entanto, é um pouco mais salgado: cerca de R$1,5 milhão.

 

6. Flytour: As agências de viagem pedem cerca de R$200 mil para abertura de uma unidade. O retorno se dá entre 2 e 4 anos.

 

7. Localiza: A locadora de carros necessita de R$600 mil para sua instalação, além de um capital de giro de no mínimo R$300 mil.

 

8. Dia: A rede de supermercados oferece um retorno a curto prazo. O investimento inicial varia entre R$600 e R$800 mil.

 

9. Mc Donald’s: a maior franquia de fast food do mundo tem um grande desenvolvimento no Brasil. No entanto, por ora não está aceitando novos franqueados.

 

10. O Boticário: Com cerca de R$250 mil reais é possível abrir uma franquia da marca. O retorno pode acontecer em cerca de 1 ano e meio.

 

Melhores franquias do Brasil de alimentos

 

Você está procurando uma franquia na área de alimentação com um investimento inicial baixo? Aqui vão algumas dicas de investimento!

 

– Os Espetinhos Mimi possuem mais de 90 unidades. Para abrir uma loja, basta investir R$30 mil.
– A Belga Mix vende batatas fritas em cone em todo o país. O investimento inicial é de R$64 mil.
– A Açaí no Ponto já possui 53 unidades de franquia. Para adquirir o negócio, você precisará investir R$90 mil.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Destaques

Advertisement

Para Você

Negócios

Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.