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Cargos e salários

Biólogo – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Biólogo, onde estão as melhores vagas de emprego para biólogo, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de biologia e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Biólogo:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Biólogo

  • Jornada de trabalho: 40h
  • Piso salarial: R$2.278,31
  • Salário médio: R$3.208,89
  • Maior salário: R$4.849,38
  • Salário hora: R$15,86
  • Código da profissão: CBO 221105

Atribuições do cargo de Biólogo

Estudam seres vivos, desenvolvem pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariam biodiversidade. Organizam coleções biológicas, manejam recursos naturais, desenvolvem atividades de educação ambiental. Realizam diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Podem prestar consultorias e assessorias.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. As exigências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Trabalham em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, biotérios, criadouros, estações de cultivo. São encontrados em órgãos governamentais e não-governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, como empregados ou prestadores de serviços, consultores, peritos. Quando trabalham em institutos de pesquisa e universidades são geralmente classificados como pesquisadores e professores. O trabalho é exercido em escritórios e laboratórios e também a céu aberto, tanto em período diurno como em rodízio de turnos. Em algumas atividades podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e da radiação.

Código internacional CIUO88
2211 – Biólogos, botánicos, zoólogos y afines

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Nota
É comum ocorrerem casos de biólogos que também exercem funções de professor universitário ou pesquisador. Para codificá-los considerar as atividades principais. Norma regulamentadora: lei nº 1.017, de 30 de agosto 1982 – dispõe sobre o desmembramento dos conselhos federal e regionais de biomedicina e de biologia. Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983 – dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de biomédico de acordo com a lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e de conformidade com a alteração estabelecida pela lei nº 7.707, de 30 de agosto de 1982.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ESTUDAR SERES VIVOS

1 – Estudar origem dos seres vivos;
2 – Estudar função e estrutura dos seres vivos;
3 – Estudar genética e evolução dos seres vivos;
4 – Estudar relação dos seres vivos e ambiente (biótico e abiótico);
5 – Estudar ciclos de vida;
6 – Estudar aspectos bioquímicos, biofísicos e moleculares;

EXERCER DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1 – Elaborar projetos pedagógicos;
2 – Elaborar currículo;
3 – Elaborar emendas e programas de disciplinas;
4 – Preparar aulas teóricas e práticas;
5 – Elaborar material didático;
6 – Ministrar aulas;
7 – Avaliar desempenho dos alunos;
8 – Orientar pesquisa científica, trabalhos técnicos e didáticos;
9 – Acompanhar projetos pedagógicos;

DESENVOLVER PESQUISA EM BIOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR, BIOTECNOLOGIA, AMBIENTAL E EPIDEMIOLOGIA

1 – Identificar demanda;
2 – Elaborar diagnóstico preliminar para desenvolvimento de pesquisas;
3 – Formular hipóteses;
4 – Definir objetivos;
5 – Definir metodologia;
6 – Fixar metas;
7 – Definir parceiros executivos;
8 – Definir cronograma de atividades;
9 – Administrar recursos financeiros;
10 – Coordenar equipes;
11 – Analisar dados da pesquisa;
12 – Avaliar resultados da pesquisa;
13 – Divulgar informações sobre projeto;
14 – Redigir trabalhos científicos para publicação;
15 – Aplicar resultados de pesquisa;
16 – Orientar pesquisas;
17 – Documentar através de fotos, filmagem, ilustração e material científico;

INVENTARIAR BIODIVERSIDADE

1 – Delimitar área de amostragem;
2 – Realizar levantamentos nos diferentes biomas;
3 – Analisar a distribuição espacial e temporal;
4 – Quantificar espécies e espécimes;
5 – Classificar amostras;
6 – Elaborar banco de dados;

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REALIZAR CONSULTORIA E ASSESSORIA NA ÁREA BIOLÓGICA E AMBIENTAL

1 – Executar levantamentos sócio – econômicos e ambientais;
2 – Elaborar prognósticos (manejo, preservação, recuperação do meio ambiente, desenvolv. Sócio-econ.);
3 – Elaborar planos estratégicos;
4 – Participar da operacionalização de projetos;
5 – Definir indicadores de avaliação;
6 – Monitorar projetos;
7 – Avaliar projetos;
8 – Gerenciar projetos;
9 – Atuar como responsável técnico em empresas, ongs, fundações e instituições públicas;
10 – Emitir relatórios de impacto ambiental;
11 – Realizar perícia;

ORGANIZAR COLEÇÕES BIOLÓGICAS

1 – Preparar material para coleções;
2 – Montar coleções biológicas;
3 – Montar criadouro;
4 – Montar bancos de material biológico;
5 – Manter coleções biológicas;
6 – Manter criadouro;
7 – Manter bancos de material biológico;
8 – Assessorar tecnicamente museus e exposições temáticas;
9 – Atuar em jardins botânicos e zoológicos;
10 – Atuar em unidades de conservação;

MANEJAR RECURSOS NATURAIS

1 – Manejar espécies silvestres e exóticas;
2 – Manejar recursos florestais;
3 – Manejar recursos pesqueiros;
4 – Manejar recursos hídricos;
5 – Estabelecer medidas de manejo de recursos naturais renováveis;
6 – Estabelecer medidas de conservação de recursos naturais renováveis;
7 – Desenvolver projetos de reflorestamento;
8 – Desenvolver programas de controle de pragas, doenças, parasitas e vetores;
9 – Elaborar projetos de desenvolvimento sustentável;
10 – Executar projetos de desenvolvimento sustentável;

DESENVOLVER ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1 – Treinar professores em educação ambiental;
2 – Organizar oficinas, cursos e palestras;
3 – Desenvolver projeto para manejo de lixo doméstico, industrial e hospitalar;
4 – Organizar atividades sobre higiene, educação sanitária e degradação ambiental;
5 – Desenvolver atividades de integração do homem com a natureza;
6 – Organizar atividades de reciclagem de materiais;
7 – Prestar informações sobre conservação de recursos naturais;
8 – Desenvolver projetos de reaproveitamento de água servida;
9 – Divulgar informações sobre qualidade da água de abastecimento;
10 – Elaborar materiais de divulgação de educação ambiental;
11 – Elaborar projetos de educação ambiental para área rural;
12 – Orientar junto a sociedade trabalhos de manejo, preservação e conservação;
13 – Orientar ecoturismo para educação ambiental;

REALIZAR DIAGNÓSTICOS BIOLÓGICOS, MOLECULARES E AMBIENTAIS

1 – Coletar amostras;
2 – Analisar amostras;
3 – Realizar ensaios;
4 – Identificar espécies;
5 – Classificar espécies;
6 – Elaborar relatórios técnicos;
7 – Emitir laudos de diagnósticos;
8 – Interpretar variáveis bióticas e abióticas;

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REALIZAR ANÁLISES CLÍNICAS, CITOLÓGICAS, CITOGÊNICAS E PATOLÓGICAS

1 – Preparar amostras para análise;
2 – Operar instrumentos e equipamentos de análise;
3 – Realizar exames;
4 – Controlar qualidade do processo de análise;
5 – Interpretar resultados de análises;
6 – Emitir laudos de análises;
7 – Realizar aconselhamento genético;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Demonstrar capacidade crítica;
2 – Desenvolver senso crítico;
3 – Evidenciar capacidade de ponderação;
4 – Demonstrar perseverança;
5 – Demonstrar capacidade de investigação;
6 – Demonstrar capacidade de formular questões;
7 – Revelar senso de organização;
8 – Demonstrar iniciativa;
9 – Demonstrar objetividade;
10 – Demonstrar meticulosidade;
11 – Demonstrar criatividade;
12 – Desenvolver ética;
13 – Demonstrar capacidade de observação;
14 – Demonstrar capacidade de discernimento;
15 – Demonstrar adaptabilidade;
16 – Trabalhar em equipe;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Paquímetro;
  2. Ictômetro;
  3. Bomba calorimétrica;
  4. Material cirúrgico;
  5. Bomba de sucção;
  6. Peneiras;
  7. Cortador de ossos;
  8. Ph metro;
  9. Destilador;
  10. Equipamento de mergulho;
  11. Epi ( equipamentos de proteção individual);
  12. Liofilizador;
  13. Sistemas de filtração;
  14. Softwares específicos;
  15. Elisa reader;
  16. Aparelho de infra vermelho;
  17. Cintilador;
  18. Equipamento de coleta e utensílios;
  19. Termociclador;
  20. Autoclose;
  21. Congelador;
  22. Espectro fotômetro;
  23. Homogeneizador;
  24. Grelha de fluxo lâminas;
  25. Digestor;
  26. Centrífugas;
  27. Histoprocessador;
  28. Sequenciador de dna;
  29. Placa aquecedora;
  30. Oxímetro;
  31. Equipamentos para microscopia ótica e eletrônica;
  32. Analisador biológico;
  33. Equipamentos para microscopia focal;
  34. Equipamentos de eletroforese;
  35. Placas agitadoras;
  36. Sonicador;
  37. Rádio – transmissor;
  38. Camaras de cultura;
  39. Equipamento para coleta e monitoramento;
  40. Periódicos;
  41. Condutivímetro;
  42. Livros;
  43. Geladeira;
  44. Fluorímetro;
  45. Capela de exaustão;
  46. Mufla;
  47. Micrótomo;
  48. Balanças;
  49. Gps;
  50. Computador;
  51. Camara fria;
  52. Tanque de nitrogênio;
  53. Bússola;
  54. Termômetro;
  55. Espectofotômetro;
  56. Termostato;
  57. Vidrarias;
  58. Deionizador;
  59. Desumidificador;
  60. Máquina fotográfica;
  61. Filmadora;
  62. Gravador;
  63. Casa de vegetação;
  64. Estufa;
  65. Banho maria;
  66. Fotocalorímetro;
  67. Fotodocumentador;
  68. Luminômetro;
  69. Estereomicroscópio;
  70. Microscópio;
  71. Negatoscópio;
CARGOS RELACIONADOS
1 – Biólogo – Analista de micróbios, Biologista, Citologista, Hidrobiologista, Histologista, Insetologista, Microbiologista;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Andrea Monteiro Peixoto;
  • Angela Maria Ambrósio;
  • Carmen Silvia De L. M. Machado;
  • Cristina Camisão;
  • Célia De Miranda Nunes Pinez;
  • Evanilde Benedito Cecilio;
  • Glaucia Freitas Sampaio;
  • Jane Elisabeth Kraus;
  • Lázara Cordeiro;
  • Marcelo Ribeiro Duarte;
  • Maria Amélia Vaz Alexandre;
  • Maria Cristina Arias;
  • Márcia Maria Rebouças;
  • Nilson Branco;
  • Paulo Yukio Gomes Sumida;
  • Radenka Francisca Batistic;
  • Sérgio Ré De Paiva;
  • Walkyria Bueno De Camargo Moraes;

INSTITUIÇÕES

  • Fundação Estadual De Engenharia Do Meio Ambiente;
  • Hospital Universitário Da Usp;
  • Instituto Biológico;
  • Instituto Butantan;
  • Instituto De Pesquisas Jardim Botânico Do Rio De Janeiro;
  • Instituto Nacional De Câncer Do Mato Grosso Do Sul;
  • Instituto Oceanográfico Da Usp;
  • Moraes E Dalessandro Planejamento E Capacitação;
  • Universidade De São Paulo (Usp);
  • Universidade Estadual De Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual De Maringá (Uem);
  • Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp);

Instituição Conveniada Responsável

Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte

Fonte: Ministério do Trabalho

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