Connect with us

Empreendedorismo

Empreendedorismo e o Parque Tecnológico de Sergipe

Published

on

Empreendedorismo e o Parque Tecnológico de Sergipe

Há pouco tempo, manifestei interesse em investigar a aplicação de recursos tangíveis e intangíveis dos clusters e ecossistemas de startups portuguesas, como alternativa de benchmarking para o Parque Tecnológico de Sergipe.

Os objetivos partiam da obtenção da visão relacional, da gestão, de clusters, ecossistemas, incubadoras, aceleradoras e startups, para que pudéssemos estabelecer um paralelo de experiências Brasil – Portugal, de modo a identificar como ocorre as estratégias e ações em nível de recursos e de gestão, visando uma possibilidade de propor um framework de um ecossistema de startups.

O momento seria oportuno para relacionar as experiências e agregá-las às estratégias de gestão adotadas no Parque Tecnológico de Sergipe, como um campo privilegiado de startups. Não podemos esquecer que estamos presenciando novos modelos de negócios nas últimas décadas, a exemplo das startups que tiveram sua origem nos EUA, desde os anos 1950, e as inovações que surgiram no Vale do Silício, onde estão situadas várias empresas de tecnologia.

O crescimento de startups aumentou consideravelmente nos últimos anos, e isso interfere positivamente no desenvolvimento econômico de qualquer nação. Diante desse fato e conectado com esse cenário, Portugal nos últimos anos tem investido consideravelmente nesse segmento de inovação e tecnologia.

Advertisement

Não deve ser por acaso ou mera coincidência a saída da crise financeira que sufocou a economia portuguesa há bem pouco tempo atrás. Será que não seria interessante para o Brasil observar melhor o que está acontecendo além mar?

O sonho português, para os brasileiros, começou a crescer bastante nos últimos dois anos. Brasileiros planejando morar e trabalhar nas terras de Camões começaram a surgir de forma exagerada, impulsionados pela crise econômica pela qual atravessa o Brasil e pela recuperação da economia portuguesa.

O fato é que existe legislação que motiva empreendedores de várias nacionalidades a abrir negócios que sejam considerados inovadores, e tal ação pode resultar em visto de residência em Portugal. Diante disso, é possível criar ou transportar uma empresa já existente para aquele país via adesão à startup Visa, por exemplo.

Diante deste cenário altamente desafiador e promissor, torna-se necessária uma investigação para descobrir quais os recursos estratégicos que são usados nesses ambientes para atrair, por exemplo, investidores, empreendedores com visão inovadora, gestores e modelos de gestão, capital de risco, sistemas e tecnologia da informação, e/ou outros elementos que levam a alimentar o sistema e o nível de competição em determinado ambiente.

Apesar de saber que não se pode replicar literalmente modelos de um lugar para outro, a possibilidade de compreender as alternativas de benkmarking, ou seja, de boas práticas para o Parque Tecnológico de Sergipe (SERGIPETEC), inspira a obtenção de possíveis resultados, respeitando, é claro, os devidos contextos. O SERGIPETEC atua no fomento à criação de empresas de base tecnológica e à construção de redes de relacionamentos que envolvem agentes do processo produtivo da geração do conhecimento, do ensino, da pesquisa e da inovação. Trabalha em conjunto com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia – SEDETEC, fazendo parte do sistema de inovação do Estado de Sergipe.

Advertisement

O fato é que podemos refletir acerca dos impactos e das transformações que os clusters e ecossistemas já estão promovendo nas startups portuguesas e suas repercussões em modelos de negócios e de gestão. Portanto, vislumbrar para Sergipe as alternativas exitosas do modelo português pode permitir que nosso pequeno Estado tenha o destaque que as boas práticas sempre inspiram e posicione as startups sergipanas ao lugar de destaque que elas merecem e que nossos empresários tanto se esforçam para atingir.

JORGE CABRAL Administrador (CRA 2166-01), Palestrante, Educador, Empreendedor, Estrategista, Coach, Mestre pela UFPE, Especialista em Gestão Empresarial, Especialista em Docência Universitária, Master Practitioner em PNL AV*NLP/EUA. Possui mais de 30 anos de experiência em Gestão, Estratégia, Liderança e Educação. Conselheiro Efetivo e Diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração de Sergipe. Coordenador do curso de Administração da Estácio Sergipe. Gerente técnico da unidade do Senar em Sergipe
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *