Connect with us

Ideias de negócios

Montar uma fábrica de Chocolate lucrativa

Published

on

Saiba como montar uma fábrica de Chocolate Caseiro lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com fornecimento de Chocolates, bombons,trufas,pão de mel,etc. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fazer chocolates caseiro ou industrial

Apresentação

Esta não é uma atividade de fácil execução, o que atrai grande número de empreendedores e, portanto, concorrentes.

Mas mesmo com a grande concorrência, a fabricação de produtos de chocolate caseiro oferece muitas oportunidades para o pequeno empreendedor, que para ter sucesso e estar diferenciado no mercado deverá saber trabalhar – mais do que com recursos e equipamentos – criativamente na elaboração e na comercialização de seus produtos e serviços.
Lembre sempre que além do chocolate em si, os consumidores compram conceitos de novidade, satisfação e exclusividade; e ter disponibilidade de tempo, experiência e muita paciência são ingredientes que guardam tanto o segredo do sucesso quanto encontrar o ponto certo do chocolate.

Área mínima

Para este tipo de empreendimento requer um espaço específico, que inicialmente poderá ser de 30m2, sendo que, com o aumento da produção, esse área deverá aumentar gradativamente.

Investimento

O investimento inicial em equipamentos é relativamente baixo: com R$ 10 mil pode-se montar uma pequena estrutura de produção, com geladeira, utensílios de cozinha, uma pequena derreteira, estufa e formas. Nesse caso, o risco do negócio é baixo e o retorno costuma ser rápido – dependendo do nível de vendas e da estrutura empregada – já que a margem de lucro é alta. Com o tempo, depois de conhecer o mercado de atuação, o empresário poderá ampliar a produção investindo em outros equipamentos, como a temperadeira (máquina para misturar ingredientes ao chocolate) e a cobrideira (aplica banhos de chocolates em tijolinhos e biscoitos).

Advertisement

Máquinas e equipamentos básicos para se montar um fábrica de chocolates caseiros

. Derretedeira de chocolate
. Batedeiras
. Processador
. Máquina de ralar chocolate (importada)
. Garfos para banhar e caramelar
. Mesa grande aço inox
. Formas
. Espátulas
. Jogo de talheres de serviço
. Tábuas de Plásticos
. Facas de corte
. Freezer
. Bandejas de Plásticos
. Fogão de 06 bocas
. Travessas de porcelana
. Balança eletrônica

Localização

  • Comercialização por encomenda – Neste caso, o local de sua implantação assume papel secundário, podendo situar-se em outras localidades.
  • Comercialização por venda direta – É fundamental que o fabricante esteja instalado em local com intenso fluxo de pessoas, podendo estabelecer-se em centros comerciais ou em pontos de rua, através de quiosques ou pequenos pontos de venda.

Mercado

As pessoas compram chocolates principalmente para presentear, mas existe um grande público formado por restaurantes e lanchonetes, lojas de doces, bares, padarias e empresas. Pode-se, ainda, oferecer serviços adicionais, como decoração de mesas, entrega em domicílio, etc.

Diferencie o produto

Inove nos sabores, nas texturas e explore diversos formatos. É possível exercitar sua criatividade elaborando produtos dietéticos, recheados (com frutas, licor, nozes ou café), pintados à mão, ou para composição de cestas de chocolate, entre outras sugestões.

Concorrência

Para escapar do nível de concorrência pelo preço, o referido fabricante terá de competir com qualidade e com a diferenciação de seus produtos.

Divulgação

Na visita a clientes, leve cartões para melhorar a sua apresentação, faça folhetos e catálogos também. Ofereça sempre novidades para diversificar a sua clientela e não economize na apresentação dos produtos.

A embalagem é um excelente cartão de visitas. Leve amostras grátis na venda, faça degustações. Elas são essenciais pois mostrarão ao cliente em potencial que o dinheiro desembolsado será por um produto de qualidade.

Advertisement

Deste modo, ganha-se o cliente e a propaganda faz-se de boca em boca.
Entre também na Internet – uma mídia fantástica, barata e direcionada – para divulgar seus produtos.

Produção

Dimensione a produção. Antes de adquirir algum equipamento, faça uma rigorosa previsão de vendas e produção. O ideal é começar com equipamentos básicos, aumentando conforme a necessidade.

Receita de Bombom Crocante

Ingredientes para aproximadamente 50 bombons

1 Kg de chocolate (é recomendado, pela empresária Pamela, o Garoto meio amargo ou o Nestlé ao leite), e 60 g de flocos de arroz

Como Fazer:
. Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe a água ferver e desligue;
. Resfrie o pirex com o chocolate numa tigela de água gelada;
. Mexa o chocolate até a temperatura baixar (para saber se o chocolate está frio, teste com um palitinho nos lábios);
. Misture os flocos de arroz;
. Com uma colher, coloque nas fôrmas e leve à geladeira;
. Quando a fôrma estiver opaca (mais ou menos dez minutos), retire da geladeira e bata levemente para soltar os bombons;
. Deixe secar durante um dia para poder embalar em papel-chumbo.

Advertisement

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretaria da Receita Federal;
– Registro na Secretaria da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Solicitação do Alvará da Vigilância Sanitária junto a Secretaria Municipal de Saúde.

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua Fábrica de Chocolates Caseiro para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.

ENTIDADES

ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação
ITAL – Instituto Tecnológico de Alimentos: http://www.ital.org.br

Advertisement
Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

0 Comments

  1. Daia

    31/03/2015 at 23:55

    Meu nome é Daiane, sou estudante de Economia na universidade Unisinos no RS , estou cursando uma disciplina onde temos que “abrir” uma empresa de algum produto, eu e meu grupo escolhemos por uma empresa de chocolates.Gostaria de mais informações sobre maquinarios para a fabricação do chocolate.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *