Connect with us

Empreendedorismo

Empreender e investir em tempos de crise

Published

on

Em época de recessão os empresários querem se defender, se posicionam contra determinadas ameaças, porém em toda crise existem oportunidades de negócio.

Ele pode servir como algo motivador. Apesar de a crise causar temor entre os consumidores e empresários e de ter suas consequências reconhecidamente negativas, ela também gerar oportunidades para quem está devidamente preparado para aproveitá-la. É um ótimo momento para duas ações igualmente relevantes: ajustar e inovar.

Esteja preparado para o momento, pois é aqui que todos os problemas do seu empreendimento são trazidos à tona, todas feridas são expostas. Analise o que não está funcionando e, seja qual for a situação, não deixe nenhum problema sem solução, corrija as causas e não se atenha somente aos efeitos, se baseie em dados concretos, em análises e projeções para tomar suas decisões porque o momento exige tomada de decisão com a razão e esqueça o coração.

Estar atravessando um momento de crise não significa estagnar seu negócio, esperando simplesmente que os efeitos da instabilidade se acomodem. Esse é o tempo de investimentos e inovações realizados de modo assertivo para criar um diferencial competitivo.

Tenha em mãos um planejamento eficiente e estruturado de médio e longo prazo para que a empresa possa crescer na crise, evitando o risco de sucumbir na primeira dificuldade.

Advertisement

Aproveite as oportunidades da crise para crescer com eficiência, aproveitando com agilidade as brechas deixadas pelo concorrente. Não seja precipitado, porém não fique esperando longo tempo para tomar as decisões de lançar novos produtos, serviços ou ainda, melhorar seu portfólio. Ademais, novidades também são estimulantes de consumo e a oportunidade pode passar.

Para fazer a empresa alcançar outros patamares é necessário ter os recursos suficientes e exigidos para o investimento ser o mais correto possível e gerar o retorno esperado e aí, a grande maioria se depara com um antigo problema: o caixa da empresa.

Existem bancos ofertando recursos para financiamento com boas taxas e prazos, mas sem dúvida o mais indicado para tempos de crise é o FNE, ofertado pelo Banco do Nordeste do Brasil.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o plano regional de desenvolvimento, possibilitando, assim, a redução da pobreza e das desigualdades. É uma fonte estável de recursos para o financiamento das atividades produtivas da região Nordeste e do Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O Fundo é constituído por 1,8% da arrecadação do IR e IPI no Brasil, mas seu orçamento anual tem como principal participação os recursos reembolsados pelos beneficiários do crédito.

Advertisement

O FNE financia investimentos de longo prazo e capital de giro ou custeio associado. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

Empresas como a Ampla Projetos facilitam o acesso a esse tipo de capital, que podem definitivamente dar o gás necessário para o sucesso do empreendimento.

FRED BRAGA Consultor financeiro, especialista em captação de recursos financeiro para investimentos da Ampla Projetos Membro da CAMAJE – Câmara do Jovem Empresário da FECOMÉRCIO.
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *