Connect with us

Ideias de negócios

Tapete para Carros – Monte sua fábrica gastando pouco

Published

on

Saiba como montar uma fábrica de Tapetes para Carros gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro fabricando tapetes para carros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria de Transformação
Tipo de Negócio: Fabricação de Artefatos de Borracha
Produto: Tapete para automóvel

Fabricação de tapetes para carros

O tapete de borracha é uma excelente proteção para assoalhos e carpetes de veículos novos ou usados. Deve ser bonito, resistente, impermeável e forrar todo o assoalho do veículo. Ele facilita a limpeza do assoalho. Pode ser feito em diversos modelos sob-medida, nas cores preto, grafite, cinza, azul e vermelho. O mercado já está bem suprido, havendo bastante oferta. Não é um mercado de fácil acesso e permanência a iniciantes e pequenos empreendedores, sendo, assim, necessário destacar-se de alguma forma da concorrência.

Matéria prima

O mercado fornecedor de matérias primas tem características de oligopólio, devido ao grande porte das empresas e ao seu pequeno número. É de fundamental importância manter um bom relacionamento comercial com os fornecedores. Todavia, a massa de borracha, matéria prima fundamental, também pode ser encontrada com empresas recuperadoras de sobras de pneus.
A massa de borracha é feita pela mistura do SBR, agentes vulcanizantes, corantes ou pigmentos. O SBR, principal composto na fabricação da massa de borracha é marca registrada da Petroflex. SBR: Estes elastômeros são copolímeros de butadieno e estireno, obtidos por polimeração a frio (máximo 10ºC) em emulsão de sabões graxos e resinosos, coagulados em sistema sal-ácido. Os tipos disponíveis podem ser estendidos ou não em óleo plastificante (aromático ou naftênico), de coloração clara ou escura.

Produção

O sistema produtivo adotado para a fabricação tapetes para automóvel é o de termoformagem, utilizando a massa de borracha como matéria prima. O processo de fabricação de tapetes para automóvel é bastante simples. Consiste basicamente em preparar a massa de borracha. Cortar a massa em filetes e coloca-los no molde. Prensar sob uma pressão razoável, que não precisa ser grande. Vulcanizar no próprio molde durante leva 60 ou 90 segundos. Retirar do molde e cortar as rebarbas.
O molde para prensagem, é feito de aço ranhurado no formato de guarnição. Este molde é bastante simples e de baixo custo. Sugerimos procurar ferramentarias de sua região para a confecção dos mesmos.

Advertisement

Sites afins

Tapete para carro:
Tapetes Antifadiga STX: http://www.starmix.com.br/
Tapetes Tuning: http://www.tuningparts.com.br/‎

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *