Connect with us

Ideias de negócios

Pisos Cerâmicos – Saiba como fazer gastando pouco

Published

on

Saiba como fazer Pisos Cerâmicos gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com fabricação de pisos, pastilhas, lajotas e azulejos, aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Industrial
Tipo de Negócio: Fabricação de pisos cerâmicos
Produtos Ofertados/Produzidos: Pisos, pastilhas, lajotas, azulejos, etc.

Pisos Cerâmicos

São elementos rígidos da construção, que às vezes trabalham solidariamente com lajes ou contrapisos; em casos onde tensões importantes possam ser transferidas para o revestimento cerâmico (flechas, movimentações higrotérmicas, etc), requer-se a adoção de detalhes especiais, como juntas de movimentação, camada de separação, etc.
Também para compensar movimentações higrotérmicas e da própria retração do material de assentamento, é indispensável manter-se um afastamento (junta) entre as peças assentadas, prevenindo-se destacamentos dos ladrilhos por movimentações diferenciadas entre a base e o revestimento.

As juntas de assentamento não podem ser consideradas estanques, exigindo camadas
impermeabilizantes em áreas sujeitas a constante presença de água (box de chuveiro, etc.).

Os pisos cerâmicos devem ser concebidos em função de diversas exigências técnicas e funcionais, como coordenação dimensional, rugosidade superficial, resistência a impactos e à abrasão, aderência com a base, resistência a agentes químicos, etc.

Advertisement

Processo de fabricação

Os ladrilhos cerâmicos podem ser fabricados por extrusão ou prensagem, com ou sem esmaltação, com superfícies lisas ou rugosas. Podem ainda, a partir de matérias-primas especiais, apresentar boa resistência a ácidos (ladrilhos antiácidos).

Em função do grau de vitrificação da massa cerâmica, os ladrilhos apresentam diferentes níveis de absorção de água (AA) :

. Grupo I : A . A  3%
. Grupo IIa : 3% < A . A  6%
. Grupo IIb : 6% < A . A  10%
. Grupo III : A . A > 10%

A resistência à abrasão dos ladrilhos cerâmicos não esmaltados é avaliada pelo volume do material removido com o agente abrasivo. Já os esmaltados são avaliados em função do número de ciclos em que surgem as primeiras falhas no esmalte ( ensaio executado de acordo com o método PEI – Porcelain Enamel Institute – USA):

. Grupo 1 : Nº de ciclos PEI = 150
. Grupo 2 : Nº de ciclos PEI = 600
. Grupo 3 : Nº de ciclos PEI = 750 ou 1.500
. Grupo 4 : Nº de ciclos PEI = 2.100, 6.000, 12.000
. Grupo 5 : Nº de ciclos > 12.000

Advertisement

Resistência ao ataque químico- (amônia, água sanitária, ácidos cítrico e clorídrico, etc.) há que se considerar as diferentes concentrações dos produtos em ambientes domésticos ou industriais. Para as diferentes concentrações, previstas na normalização, os ladrilhos são classificados
em:

. Classe A : não sofrem ataque químico
. Classe B : sofrem ataque moderado
. Classe C : sofrem ataque acentuado

Resistência a manchas (impregnação com iodo, óleo de oliva, etc.): os ladrilhos são classificados de 5 ( mancha removida simplesmente com água quente) a 1 ( impossibilidade de remoção com agentes de limpeza fortes, solventes, etc.)

Processo fabricação de azulejos

A composição da massa dos azulejos normalmente é semelhante a de outros produtos de cerâmica branca, constituindo-se de uma mistura de matérias-primas plásticas, como argilas, caulins e filitos, e não-plásticas, como quartzo, calcita e dolomita. Essas matérias-primas, já na granulometria adequada, são moídas a úmido em moinho de bolas de grandes dimenões, de onde se obtém uma suspensão, que é então transferida para tanques de mistura, nos quais são adicionados reagentes químicos para que suas propriedades sejam ajustadas.

Dos tanques o material é levado para o atomizador, onde é eliminada quase toda a água utilizada para moagem e homogeneização, numa operação que ajusta a umidade e granula a massa concomitantemente.
A massa granulada é depositada em silos, até o momento de ser prensada na forma de placas quadradas ou hexagonais.
O corpo prensado e seco é queimado em temperaturas ao redor de 1150ºC, obtendo-se, assim, o chama do “biscoito”, que recebe, a seguir, sobre uma das faces, a decoração e a camada de vidrado, cuja fixação depende de nova queima, a temperaturas de cerca de 950ºC. Esse processo é chamado de biqueima.

Advertisement

Para obtenção de azulejos lisos, o vidrado é aplicado diretamente sobre o biscoito, conferindo-lhe a cor e o brilho desejados. Para obtenção de azulejos decorados, é prática mais comum, aplicar-se primeiro a decoração sobre o biscoito e depois o vidrado.(neste caso sempre transparente), procedendo-se em seguida, a segunda queima.

Processo de fabricação de pisos, pastilhas e lajotas

Os materiais cerâmicos para revestimento de pisos, são fabricados a partir de misturas de matérias-primas, tais como argilas, filito, calcita, dolomita, feldspato e talco. Alguns tipos de pisos sào feitos apenas a partir de argilas.
As principais etapas do processo de fabricação desses produtos, estão esquematizadas no fluxograma.
No sistema mais simples, as matérias-primas são moídas a seco e granuladas, seguindo-se a prensa gem, secagem e queima. Por esse processo obtêm-se os pisos cerâmicos não-vidrados. Quando esses pisos, já queimados, recebem as camadas de decoração e de vidrado, devem ser submetidos à nova queima. Por esse processo são fabricados os chamados pisos obtidos por biqueima.

Um outro sistema, mais sofisticado, consiste na moagem das matérias-primas a úmido, em moinho de bolas, o material então é transferido para tanques com agitação mecânica, onde adicionam-se defloculantes para correção da viscosidade da suspensão. Esta é bombeada para o atomizador, que seca e granula o material.
Após armazenagem em silos para homogeneização da umidade, a massa sêca e granulada é transferida para as prensas, que conferem as dimensões desejadas às peças.

Depois de sêcas, as peças podem seguir dois trajetos. No primeiro, recebem a camada de decoração e de vidrado, sendo submetidas à queima em fornos túneis. Esse sistema fornece os pisos vidrados por monoqueima.
No segundo trajeto, as peças são queimadas em fornos túneis, de onde obtém-se o “biscoito”, que recebe, então, a camada de decoração e de vidrado, seguindo-se uma segunda queima. Por esse processo obtêm-se os pisos vidrados por biqueima.

Processo de fabricação de pastilhas

A fabricação de pastilhas cerâmicas, baseia-se na mesma tecnologia utilizada para a fabricação de produtos de cerâmica branca, compreendendo as seguintes operações:

Advertisement

. moagem das matérias-primas (argilas, caulim, quartzo, feldspato, filito) a úmido, em moinho de bolas;
. transferência do material moído para tanques com agitação mecânica, onde são adicionados reagentes químicos para acerto das propriedades da suspensão;
. filtroprensagem;
. secagem das tortas obtidas com a filtroprensagem;
. desagregação e granulação do material seco em galgas;
. armazenamento em silos da composição granulada, para homogeneização da umidade;
. prensagem;
. aplicação do vidrado;
. carregamento dos suportes nas vagonetes;
. secagem em secador-túnel;
. queima em fôrno-túnel (1250ºC – 1300ºC);
. classificação e colagem em folhas de papel ou tela;
. embalagem em caixas de papelão;
. estocagem.

As lajotas, também conhecidas como lajotões coloniais, são fabricadas nas mesmas máquinas e com a mesma massa com que são feitos os tijolos furados, nas indústrias de cerâmica vermelha.

Às vezes, durante a queima das lajotas, pode haver projeção de sal grosso(salga) no interior do forno.

Em contato com a alta temperatura, o sal se decompõem em sódio e cloro. O sódio se deposita na superfície exposta das lajotas, reage com a argila e forma uma camada vítrea impermeável. O cloro, na forma de gás, é liberado para a atmosfera. Esses produtos são chamados lajotas glasuradas ou salgadas.

Sites afins

Advertisement

Pisos Cerâmicos: http://www.telhanorte.com.br
Revestimentos Cerâmicos Para Pisos‎: http://www.aliexpress.com
Divimart Divisórias:

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Artigos relacionados: modelos de pisos ceramicos, tipos de pisos ceramicos, mostruario de pisos ceramicos, modelo de pisos ceramicos, imagens de pisos ceramicos, fotos de pisos ceramicos, pisos ceramicos para area externa, pisos ceramicos que imitam madeira, fabricas de pisos ceramicos, pisos ceramicos para cozinha,  como colocar pisos ceramicos, marca de pisos ceramicos, catalogo de pisos ceramicos, fabricantes de pisos ceramicos, precos de pisos ceramicos.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *