Connect with us

Ideias de negócios

Confeitaria, Doceria – Saiba como montar gastando pouco

Published

on

Saiba como montar uma Confeitaria, Doceria gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio de Alimentos
Tipo de Negócio: Produção e Vendas de Doces e Salgados
Produtos: Doces, Sorvetes, Salgados, Refrigerantes e Sucos

Doçaria, doceria

Oportunidades açucaradas de empreendimento estão sempre surgindo no mercado. Por ser um dos últimos setores a ser abalado por crises econômicas – o que pode ser traduzido como dinheiro em caixa diariamente e adaptação a todo tipo de público e investimento – a área de alimentação é opção freqüente entre empreendedores que procuram começar um negócio. Aí é que entram em cena as doçarias, que além de ser empreendimentos da área de alimentação, e por esta característica beneficiada, são uma alternativa cada vez mais freqüente para realização de uma atividade agradável.

Empreendedor

Normalmente, opta por montar uma doçaria quem se identifica com o produto, quer dizer, gosta de comer, criar pratos, servir seus experimentos aos amigos e frequentar os templos gastronômicos em que se transformaram hoje os restaurantes, lanchonetes, bares e doçarias. Também é comum encontrar neste setor pessoas que dão continuidade à tradição familiar ou que encontram a oportunidade de se associar a alguém que conheça bem a atividade. De qualquer modo, lembramos que o empreendedor não necessariamente precisará possuir estas características, o importante é que haja alguém diretamente envolvido com o dia a dia do negócio (gerente, sócio, responsável, etc.) que apresente este perfil, como também é importante destacar que este tipo de negócio exige bastante do empreendedor, seja para as compras diárias como também com relação ao horário de funcionamento.

Mercado

É necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela.

Advertisement

Há no mercado desde estabelecimentos bastante simples até aqueles que desenvolvem uma linha de doces primeira linha, voltados para o chamado público “classe A”.

Enfim, tudo será determinado pelo público alvo, que por sua vez é resultado de uma reunião de fatores como: tipo de produtos, serviços ofertados, e localização do estabelecimento.

Público

Procure conversar com outros empreendedores do ramo e visitar estabelecimentos similares, definir o público alvo, o que determinará o estilo do negócio, e realizar pesquisa de mercado a fim de identificar o potencial da região, carências no mercado, tendências, etc.

Localização

A escolha do ponto comercial é, seguramente, um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento. Deve estar associada à linha de produtos e serviços oferecidos. É ela quem vai determinar a formação de um público específico. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados. Dependerá da localização do estabelecimento e do público que se pretende atingir, e estabelecimento do horário de funcionamento.

Custos de operação

As despesas gerais de administração de uma doçaria variam de acordo com as características do empreendimento. Por exemplo, o valor do aluguel do imóvel será diferente em cada região e proporcional às dimensões e tipo do imóvel, mas algumas despesas são praticamente padronizadas tais como energia elétrica, água, telefone, honorários do contador. A aquisição das mercadorias deve ser bem planejada e variará de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela.

Advertisement

Investimentos

É variável de acordo com o tamanho do empreendimento, mas é válido lembrar que o veículo próprio será de grande utilidade, especialmente em relação à aquisição das mercadorias.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para sua implantação são:

  • freezer horizontal com geladeira;
  • balcão frigorífico;
  • exaustor;
  • espremedor de frutas;
  • liquidificador;
  • vitrine quente;
  • estufa;
  • forno microondas;
  • fogão 6 bocas;
  • forno elétrico;
  • louças em geral – talheres, pratos, copos, etc.;
  • prateleiras para exposição de caixas de doces;
  • banquetas;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • prateleiras para estocagem;
  • caixa registradora.

Nota:  se a opção for por equipamentos usados, o custo caíra em até 50%

Instalações

A distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários. Desta forma o uso racional do espaço deve ser bem feito, um exemplo é do aproveitamento da parte inferior interna do balcão, que poderá ser utilizada para a instalação de balcão frigorífico, freezer horizontal, prateleiras para armazenagem de louças, garrafas, etc.

É interessante que a bancada de trabalho e pia sejam vistas pelo público, criando assim maior segurança e confiabilidade, a área destinada ao público terá 02 banheiros (masculino/feminino), sendo que o banheiro de funcionários deverá ser instalado distante da área de atendimento.

Para instalações em áreas mais reduzidas, com pequeno balcão e sem lugar para sentar, poderá haver apenas um lavabo. A área reservada para estoque deverá ser bem protegida, arejada e separada do público.

Advertisement

Aviso importante, deve-se dar especial atenção à instalação elétrica devido ao tipo e número de equipamentos utilizados, o objetivo é evitar sobrecarga.

Pessoal

Serão necessários, além de considerarmos o empreendedor gerenciando pessoalmente o estabelecimento, um balconista, responsável pelo atendimento, dois ajudantes de cozinha que poderão ajudar no atendimento ao público, preparo de sucos e coquetéis. Todos sob a imprescindível supervisão do proprietário.

Dependendo do horário de funcionamento do estabelecimento, será necessário adotar dois turnos de trabalho, o que implica no aumento do número de funcionários. A oferta deste tipo de mão de obra é grande, mas o empreendedor deverá ser criterioso na seleção dos funcionários, porque eles terão influência direta no sucesso do negócio, uma vez que serão responsáveis pela motivação dos clientes para comprarem os doces, e o que é mais importante: estarão em contato com a clientela.

Algumas características são particularmente importantes para estes profissionais, tais como: preocupação com o asseio pessoal e higiene, boa aparência e bom contato pessoal. Ser paciente e gentil contribui bastante para o bom atendimento aos clientes.

Fornecedores

Não constituem problema, já que existem inúmeras opções de fornecedores. Mas é importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor se adeqüem às suas necessidades.

Advertisement

A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas, doceiras e salgadeiras. Outra alternativa são as visitas a hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que o distribuidor.

Produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados dentro de prazos mais elásticos.

Estoques

A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Embora o sistema de trabalho varie de um estabelecimento para outro, algumas rotinas são comuns a todos eles.

Diariamente, o empreendedor deverá certificar-se de que todos os itens de maior procura estão disponíveis e de que a casa está em perfeitas condições de higiene. É recomendável que a verificação de estoque seja feita logo após o fechamento do estabelecimento, quando também será feita a limpeza.

No dia seguinte a rotina prosseguirá com a realização das compras necessárias, seguidas de armazenagem dos produtos.

Advertisement

Lembrete

Além de preservar a variedade, uma doçaria deverá saber associar esta característica à excelência no atendimento e à qualidade do produto. O resultado será a criação de uma clientela assídua que poderá transformar a doçaria num ponto de encontro, o que obviamente poderá estar traduzido para lucros maiores.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu Bufê para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).

Sites afins

Franquia Amor aos Pedaços: http://www.amoraospedacos.com.br
Doceria Mirabella‎: http://www.doceriamirabella.com.br
Nilsabor: http://www.nilsabor.com.br‎
Cupcake Bem Casado: http://www.disneybabble.com.br
Carla Prado_Cake Designer‎: http://www.carlaprado.com.br
Bolos e Doces Decorados: http://www.giubuffet.com.br
Receitas de Doces União:

 

Advertisement
Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *