Connect with us

Dicas valiosas

Gato, felino, bichano…

Published

on

Pense num animalzinho preguiçoso, que leva a vida na paz e muitas vezes até parece te ignorar? Acertou quem disse o gato. Sou suspeita pra falar porque AMO demais esses pequenos. (Meu marido me diz até que tenho uma doença por gatos: Elurofilia. (afinidade patológica por gatos; eluromania).

Aqui vou tentar falar um pouquinho deles aqui dando algumas dicas quanto a como lidar com eles da melhor forma. Lembrando que já tivemos um artigo aqui sobre “Que animal de estimação é melhor pra mim?” Vai lá dá uma olhada.

Gato – a origem

No dicionário, o significado de gato está: pequeno mamífero carnívoro, doméstico, da família dos felídeos, que descende do gato selvagem encontrado na África e Sudeste da Ásia.

A integração entre os felinos e o homem começou milhares de anos atrás onde houve interesse por parte dos camponeses que queriam ver seus celeiros longe de ratos e camundongos, só depois surgiu o costume de ter o gato como bicho de estimação.

O número estimado de gatos no Brasil, até 2015, era de 22 milhões. O estado que mais tem os bichinhos é o Piauí. E a capital que tem menos gatos é Brasília. Pelo mundo a Suíça e a Áustria estão entre os dois países com maior população doméstica de gatos, sendo 3 gatos para cada 1 cão. Os gatos também dominam uma boa parte da África e do Oriente Médio.

Advertisement

O que saber antes de ter um gato

Às vezes você está tão empolgado com a ideia de ter um amigo peludo que nem pensa em tudo o que envolve isso.

  1. Você pode escolher entre adotar ou comprar. A adoção fará você se sentir bem por saber que estará tirando um animalzinho da rua ou abrigo. A compra também é uma opção.
  2. Escolher entre um gato de raça ou um “vira-lata”. Depois falaremos sobre isso.
  3. Pense no gasto que envolverá ter mais um “membro” na família.
  4. Ao viajar ou ficar muitos dias fora, terá de providenciar que alguém cuide dele pra você.
  5. Você está adotando um gato saudável? Se for adotar em um abrigo, por exemplo, normalmente eles já vêm castrados e vermifugados o que já evita muitos problemas.
  6. Será necessário castrar seu animal para que não fique dando cria e você fique com vários filhotes depois. Isso tudo envolve custos, avalie bem!
  7. Minha casa tem espaço? Se tiver janelas, é telada?

Porque eu quero um gato?

Essa é uma questão importante. Pergunte-se: é apenas um desejo passageiro? Terei todos os recursos que envolve ter um gato?

Um gato doméstico, isto é, quando ele vive dentro de casa e não na rua, pode chegar a viver cerca de 15 anos. Pense que você dedicará esse tempo todo a um ser que dependerá de você. Ele ficará velhinho e talvez doente e você não poderá abandoná-lo.

Não falamos isso para te desanimar, pelo contrário, é pra que você tenha plena certeza da sua responsabilidade. Adotar ou comprar não é brincadeira. Os abrigos, aliás, têm uma política bem severa quanto a isso. Eles não aceitam que você devolva um animal que foi adotado.

O principal motivo pra você querer um gato é pra você dar amor a ele e que um seja companhia pro outro.

Tenho um gato, e agora?

Existem alguns acessórios que você irá precisar como:

Advertisement
  • Caixa de areia: deve estar em um local tranquilo, longe da comida e sempre com areia limpa.
  • Cama: cada gato tem sua preferência. Às vezes o dono gasta uma grana comprando uma cama e ele gosta mesmo é da caixa de papelão.
  • Arranhador: se não quiser ver seus móveis destruídos é ótimo providenciar um.
  • Brinquedos: muitas vezes os mais simples são os que chamam a atenção, tipo uma bolinha de papel alumínio amassada ou um ratinho desses com chacoalho.
  • Tigelas de água e comida: devem estar sempre limpas com água e comida frescas em um lugar tranquilo e longe de outros animais como cachorro por exemplo.
  • Caixa de transporte: deve ser resistente com grade de metal e confortável por dentro.

Raças de gato

Vamos mencionar aqui algumas poucas raças pois existem muitas.

  • Gato abissínio.

    Gato abissínio.

    Gato abissínio: levado da Abissínia para a Inglaterra no século XlX tem aparência magra quase sempre da cor canela, olhos grandes, extremamente ativo sempre pronto para brincar.

  • Gato de pelo curto americano.

    Gato de pelo curto americano.

    Gato de pelo curto americano: descende dos gatos camponeses que acompanharam os colonos europeus em sua viagem à América do Norte. Se apresenta, normalmente com desenhos de listras acinzentadas e possui corpo forte com músculos sólidos.

  • Gato balinês.

    Gato balinês.

    Gato balinês: essa é uma variação de pelagem longa dos gatos siameses surgida de mutações espontâneas apresentadas por filhotes durante os anos 1950. Padrões e cores iguais aos dos siameses tradicionais.

  • Gato bimanês. Raça burmês.

    Gato bimanês. Raça burmês.

    Gato birmanês (ou gato burmês): acredita-se que essa raça se desenvolveu, no século XlX, graças ao cruzamento de gatos importados do Sudeste Asiático. Tem olhos azuis, pelagem longa e sedosa, patas brancas. Seu miado é suave e melodioso.

São tantas raças incríveis de gatos com suas características distintas que daria para fazer um texto só disso, mas para não cansar você que está lendo vamos ficar nessas por enquanto.

A alimentação dos gatos

Os médicos veterinários orientam a dar ração, esse é o melhor alimento. Hoje existem várias opções no mercado, devemos escolher uma de boa qualidade. Nem sempre a mais cara é a melhor e o contrário também é verdade. Cada gato tem um paladar específico, mas uma boa ração garantirá uma boa pelagem e saúde melhores.

Além das rações, também existem os petiscos como biscoitos de baixas calorias para que eles não fiquem obesos. Podem ser oferecidos também legumes cozidos como cenouras e vagens.

Eles gostam de comer grama ou capim, então se você tiver um vasinho e puder plantar pra ele será bom.

Existem alguns alimentos que os gatos não devem comer nunca. Comida para cães, cebola, leite (muitos têm intolerância à lactose), chá, café e outras que contém cafeína.

A obesidade entre os gatos

Como eu sei que meu gato está obeso? Como pesar o gato? O gato não deixa, ele não fica na balança, como eu faço? Um dica simples é: Suba você mesmo, sozinho, na balança e marque o peso. Depois você pega o gato no colo e se pesa novamente e então subtraia o segundo peso do primeiro. Se você verificar que de fato há acúmulo de peso precisará elaborar um plano de ação com ajuda do veterinário.

Advertisement

Muita gente fala: mas meu gato é tão lindo gordinho! Qual o problema dele ser assim? O problema é que ele pode vir a ter problemas hepáticos, artrite e doenças cardíacas.

Velhice e morte dos gatos

Assim como o ser humano a velhice e a morte são coisas inevitáveis para os gatinhos também. Carros, televisores e computadores podem ser descartados quando ficam velhos, mas nossos companheiros felinos não.

Existem situações em que, devido a doenças que não terão cura, o dono deve avaliar se o melhor é acabar com o sofrimento dele ou esperar que isso ocorra naturalmente. Um bom médico poderá ajudar nisso. Independente da forma, perder nosso amigo felino é bem difícil.

Às vezes a dor da perda é semelhante a perda de alguém querido. Na internet existem até grupos de apoio e aconselhamento para ajudar pessoas que estão tristes pela perda do seu gato.

Pense que seu bichinho te fez muita companhia e concentre-se nos momentos bons que vocês passaram juntos.

Advertisement

Gatos – conclusão

Como gateira que sou, não poderia deixar de falar algumas das minhas experiências com gatos.

Desde pequena minha casa era cheia de gatos. Uma época que não se preocupava com castração e nem nada disso, então os animais iam dando cria e iam ficando, mas hoje sei que não está certo. A castração é um modo de prevenir o abandono.

Depois de adulta tive dois gatos, um infelizmente morreu, viveu por 13 anos e agora tenho outro. Nesse período aprendi algumas coisas como:
Gato tem que ficar dentro de casa porque a rua traz muitos perigos, ele pode ser atropelado, alguém pode pegar e fazer alguma maldade, cachorro pode pegar.

Adotar é tudo de bom! Os vira latas são incríveis.

Vi que ter um gato não é tão caro assim, pelo menos é o que eu acho. Gasto com ração e areia. Claro que quando há um problema maior, a visita ao veterinário traz um gasto extra.

Advertisement

Aprendi que eles gostam mesmo é da cama. E, no meu caso, o arranhador foi um desperdício de dinheiro. Uma boa dica é usar sofá de Suede, eles não conseguem arranhar. Se tiver uma árvore ou algo do tipo eles gostam mais. O meu gato gosta de afiar ou trocar as unhas no pneu do carro.

Aprendi que cada gato tem sua personalidade, é como gente. Dos dois que tive consigo ver seres totalmente diferentes em algumas coisas. Já gastei dinheiro com vários brinquedos, mas o que ele mais gosta mesmo é do ratinho mais baratinho da loja. Ainda bem.

Essas são apenas algumas observações que queria compartilhar com vocês. Se vocês tiveram alguma dica ou curiosidade pra falar com a gente só escrever aqui.

Citações célebres sobre gato

Abaixo vou escrever algumas frases interessantes que encontrei sobre gato:

“Sua amizade não se conquista facilmente, mas é algo que vale a pena possuir.” – Michael Joseph

“Aos olhos de um gato, todas as coisas pertencem aos gatos.” – Provérbio inglês

“Feliz aquele que sabe fazer amizade com gatos desconhecidos.” – Provérbio colonial norte-americano

“O menor de todos os felinos é uma obra-prima.” – Leonard da Vinci

“Já que somos abençoados com apenas uma vida, porque não vivê-la com um gato?” – Robert Stearns

“Os gatos inventaram a autoestima.” – Ema Bombeck

Veja também os seguintes artigos:

Que animal de estimação é melhor pra mim?

Advertisement

Matar macaco é crime

PET em inglês, o que significa?

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *