Connect with us

Dicas valiosas

Ansiosa ou anciosa, como se escreve?

Published

on

ANSIOSA ou ANCIOSA, qual é a forma certa?

Ansiosa ou anciosa? Claro que você já sabia que entre ANSIOSA ou ANCIOSA, o correto é escrever “ANSIOSA”, certo? Eu sei como é. Às vezes acontece comigo também. Dá aquele branco, então na dúvida é melhor conferir pra não cometer uma gafe daquelas, não é mesmo?

Ansiosa ou anciosa? O que dizem os dicionários?

Segundo o dicionário Aurélio a grafia correta é “ANSIOSA” e “ANSIOSO”. Ansioso se escreve sem a letra “C”. Assim como acontece com outras palavras que tem o mesmo radical ou raiz de ansioso. Por exemplo,  ânsia, anseio, ansiedade. Percebeu que todas essas palavras se escrevem com “S”. Nenhuma dessas palavras se escreve com “C”. Portanto,  a forma correta é ansiosa e não “̶anciosa”. É claro que também a forma correta do adjetivo masculino é ansioso e não “ancioso”.

Qual é o significado de ansiosa?

Ansiosa é alguém que está aflita, agoniada, apreensiva, nervosa, angustiada ou que está com ansiedade.  Segundo o dicionário Aurélio, ansiosa significa: que tem ânsia ou anseio.

Como se escreve anciosa ou ansiosa?

Então é isso mesmo, você tinha toda a razão. Foi só para efeito de confirmação mesmo. Enfim, para tirar de vez aquela pulga atrás da sua orelha: a forma correta de escrever é “ANSIOSA”. Se a sua dúvida era se “ansiosa” tem a letra “C”? A resposta é não, a palavra tem dois “S” na segunda e na última sílabas.

Você é ansioso ou ancioso? Eu estou ancioso ou ansioso?

A forma correta é: “Eu estou ansioso”. Sendo assim, escreve-se COM ÂNSIA, COM ANSIEDADE, ANSIOSA. Mas, ATENÇÃO: NUNCA se deve escrever “ANSIOSA” assim: ANCIOSA. Percebeu como se escreve ansiedade? ANSIEDADE também se escreve com “S”. Portanto, não se escreve ANCIEDADE porque é uma grafia incorreta.

Advertisement

Assista ao vídeo “Ancioso ou ansioso?” de apenas 1 minutinho:

Veja 2 exemplos de frases emprestadas do dicionário com a grafia correta da palavra: ANSIOSA.

“a Delegada Maria estava ANSIOSA para saber das notícias.” – José Sarney (Norte das Águas).

“Anda ANSIOSA por uma viagem à Europa.”

E agora? Se convenceu de que se escreve ansiosa e nunca anciosa? Se por a caso você se esquecer disso algum dia, estaremos sempre aqui pra te ajudar a se lembrar.

Você tem mais alguma dúvida de português? Por favor, sinta-se à vontade para enviar a sua dúvida de português para nós. Teremos o maior prazer em pesquisar e lhe trazer a resposta correta.

Sempre teremos o cuidado de pesquisar os dicionários e consultar os melhores professores no assunto para então te passar as melhores e mais valiosas dicas de português para o seu dia a dia.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *