Connect with us

Dicas valiosas

Vacina da febre amarela, fracionada?

Published

on

O que é a febre amarela? Existe vacina da febre amarela? A febre amarela é uma doença causada por vírus, cujo vetor de transmissão são os mosquitos infectados pela doença. Felizmente, existe vacina contra a febre amarela e você deve tomar.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa mas NÃO É CONTAGIOSA que causa febre aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, a preocupação das autoridades em distribuir a vacina da febre amarela às pessoas das áreas urbanas. A febre amarela mata?

A febre amarela é uma doença grave, pode matar?

Com certeza. A febre amarela é uma doença muita grave, e em alguns casos pode ser fatal. Chega a 21 o número de mortos por febre amarela no RJ em 2018 segundo o Portal de Notícias G1. Em São Paulo, houve um caso de uma pessoa ter que fazer transplante de fígado pra poder sobreviver. Ainda conforme esse mesmo portal de notícias, veja a lista de mortes confirmadas:

Casos confirmados e mortes por febre amarela:

– 7 casos – Teresópolis, sendo 4 mortes

Advertisement

– 14 casos – Valença, sendo 5 mortes

– 6 casos – Nova Friburgo, sendo 3 mortes

– 1 caso – Petrópolis

– 1 caso – Miguel Pereira, sendo 1 morte

– 2 casos – Duas Barras

Advertisement

– 2 casos – Rio das Flores, sendo 2 mortes

– 1 caso – Vassouras

– 4 casos – Sumidouro, sendo 1 morte

– 3 casos – Cantagalo, sendo 2 mortes

– 1 caso – Paraíba do Sul, sendo 1 morte

Advertisement

– 2 casos – Carmo, sendo 1 morte

– 1 caso – Maricá

– 1 caso – Angra dos Reis, sendo 1 morte

– 1 caso – Paty do Alferes

Existe vacina para a febre amarela?

Felizmente no quesito vacinas o Brasil é uma potência mundial. Poucos países no mundo tem tamanha capacidade de produzir, armazenar e distribuir com tanta rapidez as vacinas. E este foi o caso da vacina da febre amarela.

Advertisement

O (SUS) Sistema Único de Saúde oferece vacinas contra a febre amarela gratuitamente para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

Porém, para atender a demanda pela vacina da febre amarela por causa do recente surto da doença, principalmente na região sudeste, as autoridades decidiram produzir a vacina da febre amarela fracionada. Mas, o que é vacina da febre amarela fracionada? A vacina da febre amarela fracionada é tão boa quanta a normal? A dose fracionada é eficaz? Se sim, por quanto tempo dura a vacina da febre amarela fracionada?

O que é a vacina da febre amarela fracionada?

A vacina da febre amarela fracionada como já diz o nome, tem apenas uma fração da dose da vacina da febre amarela normal. De quanto é essa fração? A fração da vacina da febre amarela fracionada é de um quinto (1/5). Ou seja, a vacina da febre amarela fracionada tem apenas 20% da dose da vacina da febre amarela comum.

Qual é a diferença entre a vacina normal e a fracionada?

A grande diferença entre vacina da febre amarela normal e vacina da febre amarela fracionada é quantidade da dose. A vacina da febre amarela fracionada tem apenas 20% ou um quinto (1/5) da dose da vacina da febre amarela tradicional.

Por isso, a vacina da febre amarela fracionada dura apenas (8) oito anos. Ao passo que a vacina da febre amarela comum dura a vida toda. Então, se você tomou a vacina fracionada da febre amarela em 2018, deve voltar a tomá-la em 2026. Agora se você tomou a vacina integral, não precisa voltar a tomar da vacina

Advertisement

O governo pretende imunizar mais de 7 milhões de pessoas só no estado de São Paulo. Sendo 2,5 milhões só na capital paulista. Será dada a vacina fracionada, que permite a imunização por oito anos. Já com a vacina completa, a pessoa fica imune por toda a vida. Lembrando que a vacina fracionada será aplicada em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Onde tomar a vacina da febre amarela?

Se você passar por um posto de saúde hoje é bem provável que irá encontrar filas bem grandes. Mas as autoridades querem tranquilizar a população esclarecendo que não há motivo para pânico. Aliás, as pessoas devem evitar aglomerações em postos de saúde como a que ocorreu em uma UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo. Ali o pânico fez as pessoas invadirem o local para receber as senhas e a polícia teve que intervir.

Eu tomei a vacina numa Escola a uma quadra da minha rua, num bairro de São Bernardo do Campo. A picada foi  indolor e só levei um documento com foto, RG ou CNH (Carteira de motorista). Não levou mais de 10 minutos por tinha poucas pessoas ali.

Faça a carteirinha de vacinação, é importante e útil. Inclusive nos postos de saúde e nas (UBS) Unidades Básicas de Saúde é possível ter mais informações não só sobre a vacina da febre amarela, mas também outras tipos de vacina como a vacina da gripe,  a vacina HPV, a vacina BCG, etc.

Quanto custa a dose da vacina da febre amarela?

Na rede privada a dose custa até R$ 100, dependendo da clínica. Se na rede pública o estoque acabou, vale a pena pagar pra não correr o risco.

Advertisement

Vou viajar para o exterior, devo tomar a vacina?

Sim. Você deve tomar a vacina da febre amarela se for viajar para o exterior. Aliás, muitos países não deixarão você entrar se não tiver tomado a vacina da febre amarela comum. Quando, você for tomar a vacina, diga que você irá viajar para fora do país. Leve comprovantes, como a passagem de avião, reserva de hotel, visto de embaixada ou qualquer coisa que comprove que você tem viagem marcada para o exterior. Assim, você poderá receber a dose integral da vacina da febre amarela e não a fracionada.

Veja também os seguintes artigos:

Matar macaco é crime

Como se prevenir da febre amarela?

Como se diz “vacina” em inglês?

Fontes:

Portal de notícias G1

Advertisement

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *