Connect with us

Dicas valiosas

Matar macaco é crime

Published

on

Matar macaco é crime?

Sim, matar macaco é crime ambiental e dá cadeia. Se matamos um animal, o prejuízo será do próprio ser humano. Sem falar que matar macaco ou qualquer outro animal é crime ambiental segundo o Artigo 29 da Lei 9.605/98. A pena pelo crime de matar um macaco pode chegar de 6 meses a 1 ano de prisão. O que é pouco para o estrago que isso pode causar.

Há muitos boatos sobre a febre amarela nos últimos meses e nem sempre aquilo o que se ouve é verdade. Aliás, tem muito absurdo sendo dito. Já ouvi que a doença tem esse nome porque vem do macaco amarelo. Que é o macaco que passa a febre. É tudo boato e além disso, matar macaco é crime.

É preciso investigar a relação entre a febre amarela e as mortes dos macacos. Mas, se alguém mata um macaco isso atrapalha a investigação sobre as causas da morte dos animais. Quando se descobre que um grupo de macacos morreu por causa da febre amarela, como forma de prevenção à doença, a Vigilância em Saúde pode realizar a vacinação das pessoas que moram perto da ocorrência das mortes.

É é crime matar macaco.

É crime matar macaco? Sim, pode dá prisão de 6 meses a 1 ano.

Por que não se deve matar o macaco?

Se você mata um macaco você atrapalha a prevenção da doença na sua comunidade porque se a Vigilância Sanitária investigar a morte de um macaco e descobrir que foi por causa da febre amarela, ela até anteciparia a vacinação contra a doença na sua região, protegendo você e seus familiares.

Porém, se o macaco morreu por outro motivo, ela não vai antecipar a vacinação na sua região, ou pior, pode até descartar essa possibilidade. Então, o tiro sai pela culatra. Você em vez de ajudar, acabou prejudicando tanto você quanto a sua família. Agora você, seus familiares e a sua comunidade estão vulneráveis à febre amarela por causa do crime de matar macaco.

O pesquisador e Presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBP) Danilo Simonini Teixeira diz que esses animais estão sendo mortos por medo da população humana em relação a transmissão do vírus. Porém, a transmissão por macacos não ocorre. Os macacos inclusive estão ameaçados de extinção.

Advertisement

Os macacos estão ameaçados de extinção

Precisamos lembrar que alguns desses macacos estão ameaçados de extinção. É o caso do Bugio, o macaco-prego-de-crista e o Muriqui do Sul e do Norte. O diretor de conservação e manejo de espécies do Ministério do Meio Ambiente, Ugo Vercillo, esclarece: “É importante que a população tenha plena consciência de que os macacos não são responsáveis pela existência do vírus e nem por sua transmissão a humanos. Eles precisam ser protegidos. A morte desses animais traz enorme desequilíbrio ambiental!”.

Matar macaco é crime?

Matar macaco é crime? Sim! É crime matar macaco.

O macaco transmite a febre amarela?

A Febre amarela é uma doença viral aguda de curta duração (no máximo 12 dias) acusada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos e não por macacos.

Os macacos não transmitem a febre amarela, são os mosquitos. Não responsabilize os macacos, mas sim os mosquitos. A febre amarela silvestre (da mata) é uma doença viral transmitida por mosquitos contaminados por vírus dos gêneros Sabethes e Haemagogus, e ocorrem em áreas de mata.

Os macacos são úteis para os seres humanos

Na mata o mosquito morde o macaco e o macaco contrai a febre amarela. Por conta disso muita gente vem tentando eliminar os coitados. É preciso se informar antes de sair espalhando notícias falsas por aí. Na verdade, os macacos servem como guias para a elaboração de ações de prevenção. De acordo com o gerente da vigilância das doenças de transmissão vetorial do ministério da saúde, Renato Alves; “os macacos servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”.

Segundo ele, é importante que se mantenha esses animais sadios e dentro do seu ambiente natural. Pois, a detecção da morte de um macaco que está com a febre amarela pode dar tempo para adotar medidas de controle para evitar que a doença se espalhe entre os seres humanos.

Porque o crime de matar macaco é cometido?

O medo e a desinformação fazem alguns cometerem o crime de matar macacos. Em meio ao pânico causado pela possibilidade de relação entre a febre amarela e a morte de cinco macacos em Conceição do Imbé, na zona rural de Campos, o Grupamento Ambiental Municipal (GAM) alerta a população: é crime ferir ou matar animais silvestres. É crime matar macaco.

Advertisement

“Não se mata nenhum animal silvestre porque é um crime ambiental. Os macacos são tão vítimas da febre amarela quanto nós. Os macacos servem até como sentinela, porque se aparecerem mortos, e se a causa for realmente febre amarela, representa um sinal de que a população precisa ser vacinada. Ninguém precisa ficar em pânico”, afirma Sávio Tatagiba, comandante da GAM.

Matar macaco é crime.

Se informe e não tome nenhuma atitude por conta própria. Matar macaco é crime. Ajude a informar a população sobre a maneira correta de lidar com esse problema. A maneira correta de agir é contatar os órgãos responsáveis o quanto antes, pois eles saberão como lidar com a situação da melhor maneira possível, investigando e a providenciando a vacinação da população contra a febre amarela se for necessário. Só coisa ruim acontece se alguém matar macaco:

  • Matar macaco é crime;
  • Dá cadeia de 6 meses até 1 ano;
  • Prejudica a prevenção da febre amarela.

O que fazer ao encontrar um macaco morto ou doente na sua região?

Os macacos, assim como os humanos, são vítimas da febre amarela e não transmitem o vírus. Na verdade, os macacos são considerados sentinelas, servem de alerta no ciclo da febre amarela. Se os macacos morrem quando infectados pelo vírus, isso indica que a doença está circulando na região. Assim, os órgãos de saúde podem agir imediatamente na prevenção da transmissão da doença para os humanos.

O que fazer encontrar um macaco morto na sua região? É importante alguns esclarecimentos ao encontrar um macaco doente ou morto:

  • Não mexa e não transporte o animal, porque há risco de contaminação por outras doenças (não pelo vírus da febre amarela);
  • Entre em contato imediatamente com a Vigilância Epidemiológica Municipal (consulte o site da Prefeitura do seu município) ou o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).
Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *