Categorias
Dicas valiosas

Com medo ou comedo, qual o certo?

COM MEDO ou COMEDO, qual é a forma correta?

Claro que você já sabia que entre COM MEDO ou COMEDO, o correto é escrever “COM MEDO”, certo? Eu sei como é. Às vezes acontece comigo também. Dá aquele branco, então na dúvida é melhor conferir pra não cometer uma gafe daquelas, não é mesmo?

Como se escreve comedo ou com medo?

Então é isso mesmo, você tinha toda a razão. Foi só para efeito de confirmação mesmo. Enfim, para tirar de vez aquela pulga atrás da sua orelha: a forma correta de escrever é “COM MEDO”. Se a sua dúvida era se “com medo” é junto ou separado? A resposta é: “COM MEDO” se escreve separado. São duas palavras separadas.

Com medo ou comedo? O que dizem os dicionários?

Segundo os dicionários “COM MEDO” se escreve separado. A preposição “COM” mais o substantivo “MEDO”. A preposição “COM”, segundo o dicionário Aurélio, entra na formação de adjuntos circunstanciais que indicam causa ou motivo.

Eu estou comedo ou com medo?

A forma correta é: “Estou com medo”. Sendo assim, escreve-se COM FOME, COM FRIO, COM MEDO. Mas, ATENÇÃO: NUNCA se deve escrever “COM MEDO” assim:  ̶C̶O̶M̶E̶D̶O̶.

Veja dois exemplos de frases citadas no dicionário com a escrita correta, COM MEDO, utilizando a formação de adjuntos circunstanciais que indicam causa ou motivo:

“Rua fora, caminhou depressa, COM MEDO de que ainda o chamassem.” – Machado de Assis (Várias histórias).

“Verão morrer COM FOME os filhos caros. Em tanto amor gerados e nascidos.” – Luís de Camões (Os Lusíadas).

Assista ao vídeo “Com medo ou comedo”:

E agora? Se convenceu de que se escreve com medo e nunca comedo? Se por a caso você se esquecer disso algum dia, estaremos sempre aqui pra te ajudar a se lembrar.

Você tem mais alguma dúvida de português? Por favor, sinta-se à vontade para enviar a sua dúvida de português para nós. Teremos o maior prazer em pesquisar e lhe trazer a resposta correta.

Sempre teremos o cuidado de pesquisar os dicionários e consultar os melhores professores no assunto para então te passar as melhores e mais valiosas dicas de português para o seu dia a dia.

Veja também os seguintes artigos:

Ansioso ou ancioso, qual é o certo?

Como se diz “com medo” em inglês?

O que significa “o coração sair pela boca”?

FRIO NA ESPINHA em inglês, como se diz?

SENTIR UM FRIO NA BARRIGA em inglês, como se diz?

TO HAVE ONE’S HEART IN ONE’S MOUTH (OR THROAT): Qual é o significado em inglês?

Fontes:

Dicionário Aurélio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *