Connect with us

Empregos

Como montar o currículo ideal em tempos de crise?

Published

on

Como montar o currículo ideal em tempos de crise?

O currículo é a porta de entrada para a conquista da tão sonhada vaga de emprego e como ele é o seu cartão de visitas, precisa ser elaborado com muita atenção, pois diante de tanta escassez de vagas e de um número assustador de concorrentes, ter uma boa apresentação curricular pode fazer toda a diferença.

Se você quer criar um currículo campeão, fique atento para evitar os erros mais comuns, como uso inadequado do português, excesso de informações e excesso de recursos visuais como cores desnecessárias. Além disso, siga as recomendações para cada um dos campos especiais como:

Dados pessoais

Inclua apenas o primordial, como nome, endereço completo e dados para contato atualizados. Informações como idade e estado civil são opcionais e numeração de documentos são absolutamente dispensáveis neste momento.

Objetivo

Este espaço é fundamental para atrair a atenção do contratante, por isto, deixe bem claras suas pretensões e redija este campo de acordo com o cargo ao qual está se candidatando. Se for incluir currículos em áreas diferentes, crie também modelos distintos, específicos para cada oportunidade.

Advertisement

Formação

Neste campo devem ser apresentadas suas formações acadêmicas, organizando pelas mais recentes. Inclua a nomenclatura da formação, nome da instituição e datas de início e previsão de conclusão.

Se possuir muitos outros cursos de formação complementar, dê destaque apenas aos que contribuem diretamente para o cargo ao qual está concorrendo, para ajudar o responsável pela seleção com as informações mais objetivas e relevantes.

Experiência profissional

Este espaço é destinado para falar sobre sua carreira e precisa ser conciso para expor o que é mais importante, como principais tarefas desempenhadas, conquistas, resultados e contribuições. Não deixe de iniciar pelas experiências mais recentes.

Conhecimentos de idiomas

Neste campo não minta, nem exagere nas informações, pois na hora de ser testado, pode destruir todas as suas chances, pois não adianta dar desculpas como “meu inglêsespanhol está enferrujado, mas com um curso rápido recupero”. Se estiver cursando, pode indicar previsão de conclusão.

Advertisement

Informações complementares no currículo

As informações citadas acima são as mais importantes e não podem faltar em sua apresentação curricular, no entanto, há outros pontos, opcionais que podem ser incluídos, como experiência internacional, em casos onde tenha passado por intercâmbios ou outras experiências acadêmicas ou profissionais.

Informações salariais como último salário ou pretensão, só devem ser informados quando solicitado pelo recrutador, caso contrário, você poderá estar criando uma barreira inicial que bloqueie até mesmo a entrevista.

Cartas de apresentação podem ser úteis em alguns casos, mas o ideal é que as mesmas estejam resumidas, com um texto redigido em, no máximo, 5 linhas e que a função desempenhada anteriormente seja correspondente ao cargo ao qual concorre.

Nunca anexe fotos, redija em primeira pessoa, deixe passar erros de ortografia e concordância ou use fontes variadas ou muito pequenas. Isto pode dificultar a leitura e fazer o selecionador desistir antes de terminar de checar seu currículo.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *