Connect with us

Empregos

Plano de Carreira

Published

on

Para ser bem-sucedido na vida profissional, todos sabemos que o empenho, o estudo e a dedicação são elementos importantes. Mas é válido também levar em conta a importância de um plano de carreira bem estruturado e coeso.

 

O plano de carreira compreende um conjunto de estratégias e metas bem definidas que ao serem aplicadas, serão a base para o profissional se consolidar no mercado e ainda crescer dentro da sua área de atuação. A grande vantagem de estabelecer e possuir um plano de carreira é que, dessa maneira, há focos e objetivos a serem atingidos, estimulando que o profissional nunca fique acomodado em zonas de conforto.

 

Modelo de plano de carreira

 

Advertisement

Qualquer profissional, atuante nas mais diversas áreas, tem condições de fazer um elaborado plano de carreira. Nesse caso, pode ser um profissional que trabalha de forma autônoma, um artista, um engenheiro, um empresário, enfim. Um bom modelo deve priorizar as suas metas e os seus objetivos. Além disso, deve conter também quais serão as estratégias efetuadas para tais objetivos serem alcançados.

 

Além disso, o modelo adequado de plano funciona como um mapa que vai guiar o profissional em sua trajetória.

 

Como fazer um plano de carreira

 

Advertisement

Traçar um plano de carreira é a melhor maneira para atingir o tão almejado êxito profissional. Para fazer um plano eficiente é necessário ter um profundo das suas próprias habilidades, bem como ter uma noção dos seus pontos fracos. Dessa maneira é possível você ter uma base para saber quais são os seus dons que você deve aperfeiçoar, assim como quais são as suas deficiências que devem ser sanadas.

 

Tendo isso em mente, tendo um conhecimento profundo acerca do seu perfil e do seu próprio trabalho, é possível traçar métodos para você buscar quais são os conhecimentos que faltam, bem como quais são as áreas em que você se sente mais seguro para atuar na sua profissão.

 

É importante também traçar em detalhes quais são os seus objetivos como um profissional. Desse modo, se torna mais fácil analisar se você está evoluindo na sua profissão, se as suas metas estão sendo atingidas e o que falta para melhorar.

Advertisement

 

Plano de carreira nas empresas

 

Empresas que estipulam planos de carreira conseguem reter mais talentos, bem como incentivar os seus funcionários a evoluir dentro das suas áreas. Sendo assim, um plano de carreira nas empresas acarreta vantagens tanto para a referida empresa, quanto para os funcionários que nela atuam.

 

De um lado, o plano deve ser elaborado para atrair e também conservar. De outro, ele deve ser concebido para proporcionar ao profissional a possibilidade de crescer cada vez mais, se aperfeiçoando e trabalhando com mais eficiência e empenho.

Advertisement

 

Manter dessa maneira um plano de carreira, permite ao funcionário saber por quais fases e níveis passará em seu processo de trabalho. Além disso, o plano pode ser um estímulo para o funcionário buscar de forma mais ativa o seu desenvolvimento, buscando estudar e aprofundar mais os seus conhecimentos sobre a sua área de atuação e as outras áreas da empresa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *