Connect with us

Dinheiro-social

Concurso do IBGE

Published

on

Se tratando de um dos concursos públicos mais concorridos do Brasil, o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), geralmente, é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e proporciona vagas para quem deseja trabalhar como Técnico ou Analista do instituto.

As remunerações são que mais chamam a atenção dos candidatos, haja vista que a faixa salarial do concursado pelo IBGE oscila entre R$2.216,45 e pode chegar até R$8.734,88.

20% das vagas do concurso do IBGE são destinadas à cota para negros e 5% para deficientes. O concurso também prevê a isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos em situação de vulnerabilidade social, mediante renda mensal comprovada.

Para saber quando será o próximo concurso do IBGE é fundamental ficar atento aos editais divulgados pela instituição, já que o processo seletivo só ocorre com a autorização da justiça.

Concurso IBGE Edital

Para conferir quaisquer dos editais publicados pelo IBGE, basta acompanhar as atualizações do site (http://www.ibge.gov.br/) com frequência. Isto é, sempre que o instituto abre novas vagas para concurso, essas vagas são publicadas através do site. Para não perder as datas de inscrição, portanto, você deve acompanhar a plataforma digital do IBGE com periodicidade. No site estão todas as informações sobre concursos abertos, em andamento e concluídos.

Advertisement

Concurso IBGE Inscrição

Normalmente, o concurso do IBGE é organizado pela FGV, como dito anteriormente. No entanto, outras instituições também podem ser as responsáveis pela aplicação dos exames. Para saber tudo sobre as datas e valor da inscrição para o processo seletivo, fique atento às informações publicadas no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/)

A inscrição, por sua vez, é sempre realizada através da internet, na plataforma da instituição responsável pelo desenvolvimento e aplicação das provas. Portanto, se o concurso do IBGE for realizado, por exemplo, pela FGV, você deverá fazer a inscrição através do sistema online dessa instituição.

Apostila concurso IBGE grátis

O concurso do IBGE está entre os mais concorridos do país. Por isso mesmo, é fundamental dedicar certo tempo para estudar e se preparar para a prova. Caso você tenha interesse em fazer o concurso público, é possível contar com diversos cursos online a preço acessível, assim como é possível dispor de Apostila concurso IBGE grátis, disponível para download através de diversos sites voltados para o tema.

O que estudar para o concurso do IBGE?

A prova do concurso do IBGE para as vagas de Técnico possui conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Conhecimentos sobre o IBGE, enquanto o exame para Analista dispõe de conteúdo relacionado à área de formação em nível superior, como Análise de Projetos, Análise de Biodiversidade, Educação Corporativa, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Jornalismo (Redes Sociais) e Processos Administrativos Disciplinares.

Para os cargos de nível técnico, são 20 questões de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 15 de Geografia. Para os cargos de Analista e Tecnologista, o ideal é focar os estudos na área específica de atuação, já que essa corresponde a cerca de 50% do conteúdo cobrado no exame.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *